Saiba mais sobre o produto de Governança de Dados da Microsoft, empresa que investe mais de USD 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de segurança cibernética, anualmente.
À medida em que as empresas coletam, armazenam e analisam mais e mais dados, as ferramentas para ajudá-las a descobrir, catalogar, monitorar e gerenciar como esses dados são compartilhados estão se tornando cada vez mais importantes. De acordo com uma divulgação da Reuters, nos primeiros três meses de 2020 a demanda pela Azure, plataforma de dados da Microsoft, saltou 59%. No mesmo ano, foi lançado o Azure Purview.
O Azure Purview, agora chamado Microsoft Purview, tornou disponível um serviço de governança que funciona como um catálogo de dados para negócios. Seu objetivo é permitir a descoberta de informações e aplicá-las a regras de privacidade, o que é um essencial para a proteção corporativa.
Embora as organizações estejam animadas para explorar tecnologias intensivas no campo de big data, como por exemplo a análise preditiva, é preciso que, antes, elas se atentem para a privacidade e segurança da informação. Dessa forma, é possível garantir que os dados usados sejam compatíveis com a legislação vigente ou que a empresa receba as permissões corretas para usar informações sensíveis, sejam elas internas ou de seus clientes.
Por que usar o Microsoft Purview?
As instituições precisam saber a quem podem confiar seus dados, os seus níveis de acesso ou mesmo quem são os responsáveis por algum tipo de alteração em bases confidenciais.
Para esse fim, existe o Purview, enquanto plataforma de governança unificada que automatiza a descoberta de dados, além de catalogar, mapear e rastrear suas linhagens. A ferramenta permite fornecer aos clientes um excelente entendimento da amplitude desses ativos.
Hoje, existem regulamentos importantes de conformidade, tanto a nível nacional como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) quanto a nível internacional como a GDPR e CCPA. Através de sistemas como o Purview, você pode garantir que o uso de suas informações mais valiosas não viole quaisquer regras ou políticas de acesso.
Vale ressaltar que o Purview tem um catálogo capaz de extrair dados do Azure, mas também permite que a principal fonte seja serviços de armazenamento de dados de terceiros, incluindo o serviço de S3 (Simple Storage Service), da Amazon e de servidores SQL locais. Com o tempo, a empresa pretende adicionar suporte para mais fontes de dados.
Azure para analytics: Conheça o Azure Stream Analytics e simplifique fluxos de dados.
De acordo com Julia White, vice-presidente corporativa do Microsoft Azure, o Purview “ajuda a rastrear a linhagem de dados e criar um glossário de negócios, o que simplifica a organização dos dados. Ele ajuda organizações a entenderem suas exposições de dados com Inteligência Artificial, que procuram automaticamente informações pessoalmente identificáveis (PII), dados confidenciais e apontam dados fora de conformidade”, afirma White.
O termo PII – Informações de identificação pessoal (Personally Identifiable Information) em inglês), é popular em segurança da informação. Ele refere-se àquelas informações que podem ser usadas para identificar, contatar ou localizar uma única pessoa. Entre elas estão dados como nome completo, o cartão de crédito ou até mesmo as impressões digitais.
Em conjunto com o Purview, a equipe do Azure também lançou o Azure Synapse, o serviço de análise e armazenamento de dados de última geração da Microsoft. A ideia por trás do Synapse é fornecer às empresas – e a seus engenheiros e cientistas de dados – uma única plataforma que reúne integração de dados, armazenamento e análise de big data.
O Synapse oferece uma experiência totalmente livre de código para que os engenheiros de dados, por exemplo, possam criar pipelines e colaborar perfeitamente com cientistas de dados que estão desenvolvendo modelos de Machine Learning ou com analistas de negócios que estão apresentando informações com o Power BI.
Juntos, esses produtos revelam a potência da Azure quando o assunto é privacidade de dados, que podem, e devem, ser distribuídos de forma segura, fiel e rastreável. Par além da coleta, da visualização e da análise, nunca é tarde para lembrar que os dados também necessitam de manutenção constante.
Conheça mais uma ferramenta poderosa para armazenar seus dados: Tudo sobre o banco de dados Azure Cosmos DB, da Microsoft.