Educação CorporativaNegócios

Escolha a melhor metodologia de aprendizagem para sua equipe: 10 motivos para contratar o treinamento corporativo

Treinamento Corporativo

Entenda por que o treinamento corporativo se destaca em relação aos cursos gravados, quando o assunto é desenvolver as equipes na empresa.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Os treinamentos corporativos possuem objetivos definidos e ajudam a sintonizar as motivações dos colaboradores com as necessidades da empresa.

A educação corporativa é um tema que ganha cada vez mais destaque pois representa a oportunidade de o mercado superar a escassez de talentos qualificados.

Além de ser o caminho para aumentar a produtividade nas equipes, a modalidade abre portas para a inovação em tempos de transformação digital acelerada.

No entanto, são tantas as possibilidades e estratégias ligadas ao tema educacional que nem sempre é fácil saber por onde começar.

De início, pense em um cenário concreto. Mais do que nunca, os trabalhadores anseiam por crescimento profissional. Conforme o “Relatório de aprendizado no local de trabalho 2022” produzido pelo LinkedIn, as empresas que promovem mobilidade interna são capazes de reter os talentos por duas vezes mais tempo do que as demais.

Então, por que não unir o fator motivacional aos negócios e incentivar os funcionários a desenvolverem habilidades específicas, como as hard skills, para alavancarem suas carreiras?

Hoje, essas são as habilidades mais disputadas entre as organizações, e um diferencial para quem quer se destacar.

E qual a metodologia de aprendizagem ideal? Continue a leitura, pois fizemos um comparativo entre os dois modelos mais populares: o treinamento corporativo e o curso gravado. Ao final, você identificará o método mais adequado para sua empresa.

Treinamento corporativo vs. Curso gravado

Se você está na dúvida entre contratar um treinamento corporativo ou um curso gravado, foque no seu objetivo. As duas metodologias não têm a mesma função no universo empresarial. Portanto, tudo depende das suas necessidades em curto e longo prazo.

O treinamento corporativo desenvolve habilidades (skills) específicas através de um método ágil. As empresas preenchem lacunas de habilidades rapidamente, ao mesmo tempo que podem escalonar o conhecimento implementando novos módulos.

Enquanto isso, os cursos gravados detalham uma temática de forma padronizada por meio de conteúdos amplos. Mas, nem sempre o aprofundamento estará ligado às necessidades da empresa. Como resultado, os colaboradores podem demorar para aprender o que realmente agrega valor na prática.

Veja na tabela abaixo, outras diferenças significativas entre treinamento corporativo e curso gravado.

Treinamento
Corporativo
Curso
Gravado
Aprendizagem em grupo⛔️
Conteúdo personalizado⛔️
Aulas ao vivo e interativas⛔️
Metodologia prática⛔️
Conteúdos atualizados
Certificação
Aulas gravadas
Suporte gratuito pós-curso⛔️
Flexibilidade na carga horária
Qualificação comprovada⛔️

As vantagens competitivas do treinamento corporativo

Um estudo divulgado pela plataforma Hotmart revelou que a taxa média de conclusão de cursos online tradicionais é de aproximadamente 13%.

Ou seja, apenas 1 em cada 8 alunos chegam ao final das etapas de aprendizagem.

Ainda conforme a plataforma, distrações como redes sociais e até as rotinas da casa podem dispersar a atenção dos alunos.

E não há nada pior para uma empresa do que investir em uma iniciativa que, além de não trazer o retorno esperado, nem sequer chega a ser finalizada.

O treinamento corporativo, por sua vez, tem características bastante vantajosas. Esses benefícios ajudam a aumentar as taxas de conclusão por parte dos alunos. Um dos motivos é que eles aprendem o que realmente faz sentido para suas rotinas.

Em muitos casos, as empresas contam com empresas parceiras especializadas para ministrar treinamentos in company ou online. A vantagem é que as aulas acontecem em tempo real, aumentando o engajamento dos colaboradores.

Entenda mais sobre as características que tornam o treinamento corporativo tão interessante nos próximos tópicos.

1.      Aprendizagem em grupo

A aprendizagem colaborativa estimula a cooperação entre as equipes de trabalho. Além de atingir mais funcionários, as pessoas compreendem como os seus trabalhos estão diretamente conectados. Seja entre si ou com a própria temática do treinamento.

A partir desse entendimento, os colaboradores compartilham e debatem insights estratégicos de maneira coletiva. Eles se ajudam na identificação de como o aprendizado pode ser útil no contexto do negócio. As discussões trazem novas ideias, expandem os conhecimentos, trazem uma convivência mais harmônica e fortalecem a cultura da empresa. O objetivo é que todos aprendam e evoluam juntos.

2.      Flexibilidade na carga horária

Flexibilidade é tudo o que você precisa na hora de contratar um treinamento corporativo. Suas equipes têm prioridades que não podem esperar. Sendo assim, tirar as pessoas dos seus postos de trabalho requer um planejamento prévio.

E se você não puder escolher a melhor distribuição da carga horária, conforme a disponibilidade das suas equipes, caminhará no sentido contrário ao objetivo da ação.

Opte por contratar quem preza pela programação da sua empresa. Que respeite os dias e horários que você separou para liberar suas equipes para o treinamento. E que se ajuste à modalidade de aulas de sua preferência: presencial (in company) ou remota (online). Essa iniciativa de aprendizado serve para você tornar seus colaboradores mais produtivos e eficientes, e não para ser um transtorno para os resultados do seu negócio.  

3.      Conteúdo personalizado e exclusivo

O ensino personalizado é ideal ao ter funcionários com diferentes experiências. Uma das maiores vantagens dos treinamentos corporativos, portanto, é a possibilidade de aplicar conteúdos personalizados para atender aos objetivos da organização.

Se você precisa desenvolver skills específicas, o conteúdo programático, o material de apoio e os cases práticos do treinamento devem se voltar para elas. Ao mesmo tempo, devem deixar todos os alunos na mesma página. Assim, eles tiram o máximo aproveitamento do aprendizado e podem avançar para o próximo nível de forma mais rápida.

Leia também: O que são hard skills? Saiba tudo sobre o assunto do momento!

4.      Aulas ao vivo e interativas

Os melhores treinamentos corporativos geralmente são ministrados ao vivo. Seja in company, isto é, no espaço físico da empresa, seja online. Isso porque pelo tempo reduzido, além da abordagem de temáticas específicas, é muito importante que suas equipes tirem dúvidas ou façam considerações na hora.

Seus colaboradores precisam interagir em tempo real tanto com os instrutores, quanto com a própria equipe. A troca de conhecimentos proporcionada pelas aulas ao vivo garante mais sucesso ao aprendizado dos alunos. Eles também se sentem mais motivados em concluir o treinamento quando veem a participação ativa de todos os colegas.

5.      Metodologia com desenvolvimento de estudo de caso

Como fixar o aprendizado dos alunos sem usar cases práticos? Não importa se você quer desenvolver hard ou soft skills. A absorção do conhecimento só é eficaz se os alunos praticarem o que estão aprendendo.

A fase de treinamento é ideal para expor seus colaboradores à tentativa e erro. Afinal, é errando que se aprende. Opte por conteúdos programáticos que ofereçam metodologia prática. Aproveite esses momentos e os ambientes de testes para deixar suas equipes preparadas para os desafios de rotina.

6.      Conteúdos que acompanham as atualizações do mercado

Você já percebeu que com os avanços tecnológicos, tudo tem mudado muito rápido, não é mesmo? É por isso que os melhores treinamentos sempre oferecem os conteúdos mais atualizados sobre a temática envolvida.

Para uma rápida comparação, imagine que suas equipes precisem aprender sobre o Power BI. Todos os meses, a Microsoft lança em média vinte, ou mais, atualizações na ferramenta. Neste caso, seria inviável regravar conteúdos a cada atualização do software no modelo de curso tradicional.

Por outro lado, em um treinamento corporativo existe mais flexibilidade para adaptar o material. Isso porque os instrutores têm mais controle sobre o que ensinarão. Portanto, se há mudanças significativas em métodos ou procedimentos, eles podem inseri-las no contexto e trazer as novidades mais recentes e relevantes.

7.      Certificação

Não são só os cursos que devem oferecer certificados de conclusão. Os alunos que concluíram um treinamento corporativo também merecem seu devido reconhecimento. Afinal, suas especializações têm muito valor para o momento de uma mudança de cargo ou de função.

Os certificados são a prova de que o colaborador se dedicou ao aprendizado, e adquiriu as habilidades e competências das quais o empregador precisa. Não deixe de cobrar pela certificação de cada funcionário ao final dos treinamentos corporativos.

8.      Aulas gravadas

Além das aulas ao vivo, é muito importante que os alunos tenham os conteúdos gravados. Com isso, eles podem consultar e revisar todo o seu material a qualquer momento. Quando o treinamento corporativo envolve o uso de ferramentas, as gravações são ainda mais indispensáveis.

Escolha uma empresa de treinamento que se encarregue das gravações, e as disponibilize para você. Além dos materiais didáticos básicos, suas equipes terão todos os subsídios para não se esquecerem tão cedo do que aprenderam.

9.      Suporte gratuito pós-curso

Você sabe que mesmo com o melhor curso, é na prática do dia a dia que as dúvidas vão surgindo. Por isso, suas equipes precisarão de alguém para apoiá-las enquanto dão os primeiros passos pós-treinamento.

Procure saber se a empresa que você está contratando para ministrar as aulas oferece suporte pós-curso. E principalmente, se o serviço é disponibilizado gratuitamente. Este fator faz toda a diferença nas rotinas das suas equipes após treinadas. Seus colaboradores poderão contar um time especializado para tirar dúvidas mesmo após o término do treinamento.

10.  Qualificação comprovada

Quando você opta por treinar suas equipes com parceiros de fora da organização, precisa escolher uma instituição confiável. Isso porque qualquer pessoa pode se propor a ensinar. Mas, somente profissionais que dominam suas áreas de atuação podem proporcionar a melhor qualidade de ensino.

É por isso que você deve escolher uma escola de treinamentos que tenha qualificação comprovada. Tenha a certeza de que a instituição possui o nível de competência necessária e está comprometida com a excelência da aprendizagem.

No caso dos treinamentos relacionados aos produtos da Microsoft por exemplo, o ideal é contratar empresas que já fazem parte de seu programa de parceiros que, hoje, é dividido em seis áreas (ou designações) de parceiros de soluções, alinhadas com a nuvem da Microsoft: Dados e Inteligência Artificial; Infraestrutura (Azure); Inovação Digital e de Aplicativos (Azure); Aplicativos de Negócios; Trabalho Moderno e Segurança.

Para conquistar uma ou mais designações de parceiro de solução, é preciso adquirir o selo correspondente a cada uma delas, conforme a especialidade da empresa e a partir de critérios de exigência definidos pela própria Microsoft.

A Niteo, por exemplo, possui os selos de Dados e Inteligência Artificial, Inovação Digital e de Aplicativos, e de Infraestrutura (Azure). Dessa forma, a Niteo Learning, unidade de treinamento corporativo da Niteo, garante o nível de excelência para os cursos oferecidos nessas áreas.

Leia também: Por que investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Invista no melhor treinamento corporativo e aproveite os resultados mais rápido

Se você sente que a sua empresa pode estar alguns passos mais à frente, é hora de investir nas suas equipes. Há diferentes iniciativas que você pode implementar para torná-las mais competitivas, e o treinamento corporativo certamente é uma delas.

Os treinamentos para empresas trazem grandes diferenciais em relação aos cursos gravados. Primeiro, você consegue preencher as lacunas de habilidades mais rápido.

Segundo, eles permitem escalonar o conhecimento à medida que seus times ganham experiência.

Terceiro, você tem mais flexibilidade, tanto na distribuição da carga horária, quanto na personalização do conteúdo.

No entanto, o maior benefício da ação é o aprendizado em grupo, colaborativo. Lembre-se de que a maioria dos organismos vivos só foram bem-sucedidos no processo evolutivo graças à sua capacidade de organização. Aprendendo juntas, suas equipes entram em sintonia e ficam preparadas para as mudanças do mercado.

O treinamento corporativo faz parte de uma estratégia de ensino onde as empresas assumem a responsabilidade pelo aprendizado dos seus funcionários e colhem os resultados no dia a dia. Leia mais em: Impactos da educação corporativa no ecossistema empresarial

Mais conteúdo sobre:
Educação CorporativaNegócios

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: