Entenda como plataformas de Self-Service BI expandem o acesso aos dados por toda a organização
Business Intelligence fácil e com autonomia é possível através de ferramentas de Self-Service BI. Saiba como tomar decisões estratégicas baseadas em fatos, e não em suposições.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Crie seus próprios dashboards e faça análises de dados sem complexidade e especialistas na área. É isso que plataformas de autoatendimento em BI podem proporcionar!
Quem precisa tomar decisões estratégicas dentro de um negócio sabe o quanto fatores como a agilidade e autonomia fazem a diferença. O Self-Service BI, também conhecido como BI de autoatendimento, trata-se de uma abordagem que garante essas vantagens até mesmo para usuários não-técnicos.
Com essas ferramentas, todos os seus colaboradores terão praticidade e facilidade na hora de transformar dados em análises visuais.
Dentro do contexto da transformação digital, mais importante do que a análise de dados em si, está a necessidade de descentralizar tarefas. Isso significa que todos precisam ser autossuficientes para cumprirem demandas, de forma a minimizar a dependência entre setores e aumentar a produtividade geral da empresa.
Romper as barreiras de TI é o primeiro passo para as empresas alcançarem a tão sonhada cultura data-driven, ou seja, orientada a dados. Isto é, sua força de trabalho, independente do setor ou nível hierárquico, precisa que os dados gerados pelo seu negócio estejam disponíveis a qualquer momento.
O self-service-BI, portanto, fornece liberdade entre diferentes níveis de colaboração de um negócio: do operacional à gestão. Assim, os dados podem ser compreendidos tanto por quem participa da execução de tarefas no dia a dia, como por aqueles que estão na linha de frente das tomadas de decisão.
O resultado disso são insights cada vez mais inteligentes, a partir ângulos diversos de visão que permitem “ler nas entrelinhas” dos negócios.
Quer saber mais? Continue acompanhando este artigo!
O que é Self-Service BI?
Self-Service BI é um conceito que reúne sistemas de coleta, armazenamento, análise e visualização de dados, com foco no autoatendimento e autonomia dos usuários finais. Isso significa que esses sistemas são desenvolvidos para priorizar pessoas com pouca ou nenhuma expertise tecnológica na criação de dashboards de dados e consultas analíticas.
Com o uso de uma solução de autoatendimento em BI, qualquer profissional, independentemente de seu setor, consegue escolher os dados e parâmetros que precisa analisar. Dessa forma, é possível criar relatórios personalizados, respeitando os privilégios de acesso e as políticas de privacidade da empresa.
Na prática, uma ferramenta de Self-Service BI permite acessar os dados presentes no repositório central da corporação, ou data warehouse. Ela irá transformar os dados escolhidos para se trabalhar em informações úteis, fáceis e rápidas de serem lidas e analisadas.
Vantagens de escolher um sistema de autoatendimento em BI
Quando uma empresa opta por utilizar um sistema de autoatendimento em BI, ela garante aos colaboradores o poder de tomar decisões mais ágeis e precisas. Portanto, uma das vantagens é a assertividade nas análises, evitando a perda de tempo com dados que não agregam valor em suas demandas.
No entanto, não é somente o operacional que ganha em produtividade. O setor de TI também passa a ter tempo para focar em tarefasmais complexas, como relacionadas à infraestrutura digital e segurança da informação.
Isso porque com a ferramenta implementada e as diretrizes de uso definidas, a equipe técnica não precisará prestar suporte regular para cada área do negócio. Além disso, os custos com especialistas e/ou terceirização de serviços de TI são reduzidos. Dessa forma, esses recursos podem ser realocados em outras áreas de mais valia para a organização.
Na prática, para poder extrair o máximo de um sistema de Self-Service BI, ele precisa ser colaborativo, intuitivo e flexível. A ideia é que as equipes possam utilizá-lo de maneira versátil, a qualquer hora e lugar, seja em dispositivos locais ou móveis, online ou offline.
Transforme dados em resultados!
Na Fábrica de Dashboards você acelera projetos de dados para obter visuais personalizados, que transformam a maneira como seu departamento faz análises, levando a decisões ágeis e eficientes.
Cuidados que se deve ter ao optar pelo Self-Service BI
Para trabalhar com uma ferramenta de autoatendimento em BI de maneira segura e eficiente, há alguns pontos de atenção e cuidados que você precisa adotar:
Planejar a implementação. Se você está optando pelo recurso de autoatendimento, faça um planejamento estratégico de implementação e manutenção com ajuda de especialistas nesse mercado. Entenda suas reais necessidades e pesquise antes pelas opções disponíveis.
Capacitar todos os usuários do sistema. Mesmo com uma ferramenta intuitiva, é preciso que todos saibam como tratar os dados para evitar a perda de credibilidade das análises.
Determinar políticas de governança. Isso é necessário porque uma grande quantidade de pessoas vai usar os dados coletados pela empresa, e não mais um único setor. Assim, definir os níveis de acesso aos dados é o que vai garantir a segurança da corporação.
O autoatendimento com o Power BI
Uma das ferramentas mais conhecidas e influentes do modelo Self-Service de Business Intelligence é o Power BI da Microsoft. Esse serviço baseado em nuvem é composto por software, aplicativos e conectores, que têm como função integrar dados de diversas fontes. Entre elas, estão warehouses, planilhas de Excel, redes sociais e outros softwares.
Diferentes portes e segmentos de empresas podem utilizar o Power BI. O sistema ajuda todas as pessoas que pretendem transformar a maneira de criar e visualizar relatórios e dashboards de dados. Além disso, você e suas equipes contam com atualizações das informações em tempo real. Também existe a opção de trabalhar em workspaces pessoais, assim como de forma colaborativa.
Apenas a integração com o Excel, por exemplo, permite que os usuários explorem o máximo potencial dos seus dados. Alguns dos recursos principais do Power BI no Excel abrangem:
Power Query: ferramenta que permite conectar uma ou mais fontes de dados públicas e corporativas, seja do seu banco de dados, da Web ou do próprio Excel.
Power Pivot: recurso de modelagem, relação e cálculos simples ou complexos de Big Data.
Power View: ferramenta para criar relatórios, gráficos, mapas e outros elementos interativos para a análise dos dados.
Power Map: permite analisar dados geoespaciais a partir de uma experiência de mapa em 3D.
As modalidades de utilização do Power BI
Você consegue usar o Power BI através de três modalidades principais: no desktop, dispositivos móveis ou pela plataforma SaaS. Suas funcionalidades também são expandidas se o serviço for integrado a outros produtos da Microsoft, como ao Azure e ao Microsoft 365.
Entenda mais nos próximos tópicos!
Power BI Desktop
O Power BI Desktop é um aplicativo para áreas de trabalho, que permite a criação de relatórios e dashboards, combinando dados de diversas fontes. Todos os trabalhos realizados no aplicativo desktop são sincronizados com a nuvem, garantindo que os relatórios possam ser acessados e editados de qualquer lugar.
Além disso, a ferramenta utiliza Inteligência Artificial para fornecer insights mais precisos e significativos para as suas análises e tomadas de decisão mais estratégicas.
Power BI Mobile
O Power BI Mobile é um aplicativo para dispositivos móveis, disponível para Windows, iOS e Android. Ele permite que os usuários tenham acesso aos relatórios e dashboards de dados em tempo real e de qualquer lugar. Além disso, conta com recursos de segurança para gerenciar permissões dos aparelhos.
No Power BI Mobile também é possível compartilhar os painéis e relatórios para colaborar em insights com outros usuários. Você pode, ainda, receber notificações de atividades nos relatórios e ainda filtrar os dados que forem mais relevantes para cada momento.
Power BI SaaS
O Software como Serviço do Power BI favorece o uso da ferramenta através de um browser. Isso elimina a necessidade de instalar aplicativos nos dispositivos individuais. Na plataforma SaaS, todos podem adicionar suas fontes de dados, criar e publicar seus painéis de análises conforme suas permissões de acesso. Seja em workspaces, ou espaços de trabalho, coletivos ou pessoais.
Power BI para Azure
O Azure é uma plataforma de nuvem da Microsoft que disponibiliza mais de duzentos produtos baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning. A integração do Power BI ao Azure, portanto, fornece escalabilidade e automação de coleta, análises e visualização de dados para toda a corporação. Entre as possibilidades, está a inclusão de trabalhos colaborativos com profissionais de TI, cientistas de dados ou mesmo clientes.
Power BI para Office 365
O Power BI também pode ser integrado às ferramentas já conhecidas do pacote Office, que hoje fazem parte da suíte Microsoft 365. Essa integração permite compartilhar insights e explorar ainda mais o uso de dados por meio de outras ferramentas. O Power BI funciona em sincronia com aplicativos como Microsoft Teams, Excel, Sharepoint, PowerPoint e Visio. Assim, não só é possível visualizar relatórios interativos a partir dessas ferramentas, mas também centralizar os principais recursos utilizados na corporação diariamente. Dessa forma, economiza-se o tempo alternando entre uma opção e outra.
Em resumo, as ferramentas de Self-Service BI abrangem funções indispensáveis no dia a dia das empresas. O foco está em aumentar a produtividade dos seus colaboradores e tomar decisões mais estratégicas e assertivas, sem dependência de TI e cientistas de dados.
Ao treinar suas equipes em Power BI, por exemplo, todos serão capazes de montar seus próprios painéis de dados de acordo com as suas demandas. As pessoas também poderão colaborar entre si para que consigam obter insights valiosos para as suas rotinas profissionais, somadas aos objetivos do negócio.
Mas, antes de tudo, é fundamental entender o self-service BI como um dos conceitos-base dentro da cultura de dados. Em paralelo ao aprendizado técnico das ferramentas, os profissionais devem ser desenvolvidos para aprimorar suas capacidades analíticas ao interpretar essas informações e projetar cenários.
O autoatendimento em BI, portanto, é uma das fórmulas para ter equipes altamente qualificadas e prontas para momentos desafiadores.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade