Data & AnalyticsPower BI

Adote uma cultura de dados na prática com uma única ferramenta: o Microsoft Power BI

O poder de tomar decisões com base em dados já está disponível para todos. O Power BI é a plataforma líder que permite criar relatórios avançados em todos os setores da empresa.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Na era do Big Data, vencem as empresas que aproveitam o máximo potencial dos seus dados. O Power BI te permite centralizar todos eles de forma visual e inteligente.

Nos próximos anos, a tendência é que cada vez mais empresas descubram o poder dos dados para tomar decisões ágeis e atingir os melhores resultados.

Para que isso seja possível, já existem tecnologias criadas especialmente para lidar com esse desafio nas áreas de negócio, uma vez que não são apenas os profissionais técnicos que precisam embasar suas estratégias.

Este é o caso do Power BI, ferramenta líder do segmento de inteligência de negócios desenvolvida pela Microsoft.

Neste artigo, você entenderá não apenas os conceitos primordiais em torno dos dados. Mas todo o potencial do Power BI para extrair insights valiosos quando se trata de estratégias de negócios. Acompanhe!

O que é Power BI?

Power BI é o software de Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, da Microsoft, que serve para armazenar, processar e modelar dados de diversas fontes. Através do Power BI é possível transformar os dados brutos em informações visuais valiosas com o objtivo de tomar as melhores decisões em qualquer contexto da empresa. Seja nas áreas de negócio ou de TI.

Em outras palavras, ele permite organizar os dados para apresentá-los de maneira intuitiva nos dashboards – painéis personalizados onde você pode destacar as informações que mais importam – e nos relatórios, que dão uma visão mais detalhada sobre o contexto da empresa.

A principal característica do Power BI é ser um aplicativo low-code, ou seja, de pouco código.

Isso significa que mesmo sem conhecimentos em programação é possível aprender a usá-lo com eficiência, extraindo todo o potencial dos dados coletados.  

O Power BI permite que cada profissional mantenha o foco ao desenvolver um perfil analítico, e compreender quais dados realmente são necessários para suas demandas. 

Além disso, todos os colaboradores conseguem desenvolver uma mentalidade mais estratégica. Afinal, as pessoas aprendem a combinar e relacionar dados a fim de obter insights de cenários diversos da empresa, com apoio da inteligência artificial.

Outro diferencial do Power BI é a colaboração. A ferramenta permite que todos os dados, assim como os dashboards, sejam compartilhados entre pessoas e departamentos.

Essa vantagem empodera todas as pessoas de um projeto a tomar decisões em conjunto e em tempo real. Isso fortalece e acelera os trabalhos em equipe, tornando o ambiente mais dinâmico e estabelecendo uma cultura orientada a dados.

O Power BI é líder em Data & Analytics

Pelo quarto ano seguido a Microsoft foi reconhecida pelo Gartner como líder do Quadrante Mágico em plataformas de análise e inteligência de negócios.

Isso significa que as soluções de Analytics e Business Intelligence da Microsoft se posicionam à frente das demais empresas globais de tecnologia, que também fazem parte destes segmentos. 

Quadrante Mágico do Gartner para plataformas de análise e inteligência de negócios
2022 Gartner® Magic Quadrant™ for Analytics and Business Intelligence Platforms

Sendo assim, além de empoderar usuários, o Power BI é considerado uma das ferramentas que melhor atende às necessidades do mercado de Big Data atual. Tanto por sua facilidade de uso quanto pelas funcionalidades de Data Analytics que disponibiliza aos usuários.

Entenda mais sobre as ferramentas de pouco código: Low-Code: agilize o trabalho sem depender de desenvolvedores

Como funciona o Power BI?

O Power BI funciona com base na computação em nuvem. Isto é, todos os dados que o sistema processa e armazena são criptografados, e salvos automaticamente nos data centers globais da Microsoft. Ou seja, ficam armazenados na nuvem.

Isso possibilita executar e acessar os dados a qualquer hora e lugar com segurança. Seja em desktops, dispositivos móveis ou na plataforma SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço).

Além disso, o Power BI é um tipo de solução conhecida como “self-service BI”, ou “BI de autoatendimento”. Isso significa fornecer um modelo de ferramenta onde é possível obter recursos sob medida, conforme as necessidades ou demandas da organização, ou ainda, conforme o nível de expertise de cada equipe.

Por isso, foi desenvolvido para empoderar diretamente seus usuários finais, que podem ser líderes e colaboradores não-técnicos de uma empresa, por exemplo.

Assim, não há dependência dos desenvolvedores ou necessidade de conhecimentos avançados para criar dashboards, analisar os dados ou interpretar os resultados.

Tudo isso é possível através de sua interface amigável e intuitiva, que reúne ícones explicativos somados ao recurso de arrastar e soltar objetos, ou “drag-and-drop”. A plataforma também já conta com funções pré-definidas. 

Em paralelo, o Power BI fornece alto poder de customização para as áreas técnicas. Ele suporta linguagens de programação e de expressão específicas, como R, M e DAX.

Dessa forma, possibilita ir além das funções básicas para explorar análises ainda mais profundas e complexas

Como licenciar o Power BI

Você pode usar o Power BI gratuitamente através do aplicativo para desktops, ou de sua plataforma SaaS. No entanto, estas opções fornecem recursos limitados.

Outra alternativa para garantir o modelo completo é contratá-lo por meio de planos Pró ou Premium. Eles se diferenciam em algumas funcionalidades e quantidade de armazenamento de dados.

O Power BI também faz parte da suíte de aplicações Microsoft 365, antigo Office 365. Neste caso, você deve contratar um dos planos para grandes empresas, que garantirá acesso a todos os aplicativos da Power Platform, que incluem:

    • Power BI;

    • Power Automate;

    • Power Apps;

    • Power Virtual Agents;

    • Power Pages.

    Saiba mais: Como funciona a licença do Power BI para Office 365?

    As conexões com fontes de dados

    O Power BI se conecta a centenas de fontes de dados. Entre elas estão redes sociais, diferentes bancos de dados, páginas web, softwares de marketing, vendas, help desk entre outras opções. Você pode conferir aqui a lista completa de fontes de dados para usar na ferramenta.

    Para tratar ainda mais dados e expandir as possibilidades dos seus relatórios, o Power BI também pode se integrar às outras ferramentas da Microsoft, por exemplo: 

      • ao Excel, para analisar dados de planilhas; 

      • ao PowerPoint, para criar apresentações a partir dos seus relatórios;

      • ao Azure Synapse Analytics, para analisar petabytes de dados de uma só vez;

      • e ao Azure Machine Learning, para obter insights ainda mais precisos com a tecnologia de aprendizado de máquina, ou machine learning. 

      A vantagem é que o Power BI não se limita a um único tipo de apresentação.

      Pelo contrário, você e seus times terão autonomia para escolher o modo de visualização dos dashboards e relatórios que forem mais convenientes para seus formatos de dados.

      A ferramenta já disponibiliza dezenas de visuais interativos como modelos, mas também permite sua construção do zero.

      Uso da linguagem DAX no Power BI

      DAX (Data Analysis Expressions), é uma linguagem de expressão de fórmula que você pode usar tanto no Power BI quanto no Excel, onde foi popularizada.

      As funções DAX ajudam a buscar dados mais detalhados nas informações brutas das organizações. Portanto, com seu auxílio, os analistas adquirem novas percepções e descobrem diversas maneiras de calcular, filtrar e combinar seus dados.

      Dessa forma, dominar o DAX é de suma importância para elaborar cálculos complexos, combinar fontes de dados e adequar as análises às necessidades da organização.

      No mais, como o DAX é amplamente usado em comunidades de análise de dados, dominá-lo facilita a comunicação e o compartilhamento de conhecimento com outros profissionais.

      As medidas DAX no Power BI rompem limites e permitem criar visualizações avançadas. Saiba como e quando usá-las e conheça 15 aplicações práticas: O que é DAX e 15 funções mais usadas no Power BI.

      Por que analisar dados no Power BI e não no Excel?

      Agora você deve estar se perguntando: “Por que eu deveria usar o Power BI para fazer análises de dados e não uma planilha comum de Excel que também gera gráficos?”.

      Bem, a primeira resposta é porque o Excel possui um limite de linhas e colunas

      Na prática, se você precisar analisar grandes volumes de dados, a quantidade máxima de células de uma planilha de Excel não comportaria todos eles.

      Essas informações podem estar conectadas a um levantamento de dados históricos da sua empresa, por exemplo. Ou mesmo a uma entrada de fluxo contínuo de informações que chegam através de vendas no e-commerce ou de equipamentos IoT.

      Ainda que a planilha pudesse suportar esse alto volume de dados, o tempo que você gastaria para gerar os gráficos se tornaria inviável. E principalmente, o Excel poderia travar várias vezes durante o processo.

      Já no Power BI, o processamento de dados ocorre em apenas alguns segundos e pode ser automatizado.

      Dashboards no Power BI vs. Gráficos no Excel

      Os dashboards do Power BI são mais atraentes e interativos do que os gráficos do Excel, permitindo filtrar e cruzar os dados de várias fontes em tempo real.

      Do outro lado, no Excel, os gráficos são estáticos por padrão e, geralmente, a cada nova inserção de informações você precisa atualizar os visuais manualmente.

      Também não há possibilidade de relacionar planilhas e conectar outras fontes de dados para compará-los entre si no Excel.

      Insights fornecidos por IA no Power BI

      Outro ponto positivo do Power BI para trabalhar com grandes ou pequenos volumes de dados, é poder fazer perguntas em linguagem natural sobre os dados. Ou seja, literalmente digitar o que você precisa saber.

      Você pode digitar as perguntas em um campo específico dos visuais, ou predefini-las com o recurso Q&A. A ferramenta fornece, então, respostas e insights mais inteligentes a partir de sua inteligência artificial integrada.

      Então, como escolher entre uma ou outra ferramenta?

      Embora sejam produtos com pontos em comum e assinados pelo mesmo fabricante, o Power BI surgiu justamente para eliminar os gargalos do Excel.

      O Power BI trouxe avanços significativos e mais facilidades para extrair, transformar, modelar e apresentar os dados.

      Também fica mais fácil compartilhar insights, colaborar em relatórios e manipular dados em dispositivos móveis, o que é muito mais difícil no Excel. 

      Em resumo, o Excel foi desenvolvido com foco em organizar os dados em tabelas e realizar cálculos e fórmulas matemáticas para gerar resultados numéricos.

      Já o Power BI nasceu a partir do Excel, enquanto uma ferramenta mais robusta e específica para os processos de inteligência de negócios como um todo. 

      Suas análises e estatísticas são muito mais complexas e podem ajudar a responder a perguntas como “Por que as vendas aumentaram em determinado período?”. Ou “O que fazer para aumentar a porcentagem de receita da empresa em seis meses?”.

      As respostas são confiáveis pois se apoiarão na combinação de dados e variáveis, para assim, reconhecer padrões e comportamentos de várias áreas do negócio.  

      No entanto, vale destacar que o Excel não é uma ferramenta que ficou obsoleta. Pelo contrário. Ele ainda pode ser usado para várias finalidades dentro das empresas, como para fazer cálculos financeiros rápidos e análises menos complexas, além de servir como fonte de alimentação para os dashboards do Power BI.

      Leia também: Data & Analytics: faça sua empresa prosperar analisando dados.

      Quais são as formas de usar o Power BI?

      Uma vez contratado, você poderá usar o Power BI de três formas: no desktop, pelos navegadores web ou então em dispositivos móveis.

      Todas elas funcionam em sincronia com a nuvem para todos acessarem as versões mais recentes dos seus dashboards e relatórios em qualquer lugar. Entenda nos próximos tópicos como funciona cada versão do Power BI.

      Power BI Desktop

      O Power BI Desktop é um aplicativo específico para desktops, que você precisa instalar em dispositivos com sistema operacional Windows

      É neste aplicativo que você conectará suas fontes de dados ao software, selecionando as opções disponíveis em uma lista já pré-definida.

      Também é neste ambiente que você irá modelar os dados coletados, criar seus relatórios e dashboards a partir de centenas de modelos e visuais.

      E por fim, poderá publicá-los na nuvem e/ou compartilhá-los com os colegas de trabalho para descobrir insights.

      SaaS Power BI

      A plataforma SaaS (software como serviço) do Power BI funciona diretamente nos navegadores web, com login e senha, assim como você acessa um site.

      Nesta plataforma é possível criar, editar e publicar relatórios, manual ou automaticamente, e se conectar a outras fontes de dados online.

      Também é possível acessar conjuntos de dados já publicados na nuvem por você ou outros membros da equipe. 

      Outra possibilidade da plataforma é criar workspaces, ou espaços de trabalho, para todos os seus colaboradores.

      Assim, eles mesmos podem criar e publicar relatórios úteis para suas rotinas, ou ainda, colaborar em outros relatórios e dashboards.

      Além disso, o Power BI SaaS permite criar e monitorar métricas de negócios em tempo real. Dessa forma, todos tomam decisões mais inteligentes e ágeis conforme os objetivos da organização.

      Aplicativo Mobile Power BI

      O aplicativo mobile do Power BI está disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Windows, iOS ou Android.

      Nele, não é possível criar relatórios e dashboards, apenas visualizar e compartilhar o que foi publicado na nuvem.  

      A ideia é que seja possível obter insights estratégicos independentemente de onde você e suas equipes estejam.

      O aplicativo também possibilita ativar alertas para monitorar quaisquer atividades nos relatórios e dashboards assim que elas acontecem.

      Com as três formas de usar o Power BI integradas, todos têm acesso aos seus dados atualizados a qualquer momento para tomar decisões.

      Isso favorece o desenvolvimento do perfil analítico das equipes, pois estimula a compreensão de diversos cnáos da organização ao interpretar visuais e colaborar com outras pessoas.

      Por que o Power BI é importante para os negócios?

      Nem todas as organizações conseguem contratar cientistas de dados e equipes técnicas para tratar seus dados. Sobretudo os negócios iniciantes.

      No entanto, todas, independente do porte ou segmento, precisam adotar uma cultura orientada a dados nos dias de hoje. 

      Caso contrário, será difícil se manter competitivo e avançar em um mercado cada vez mais agressivo.

      Mas mesmo com cientistas de dados, não há sucesso em todas as áreas quando o conhecimento está preso em apenas um departamento.

      O ideal é que todos os profissionais sejam protagonistas na participação dos resultados. Isso só é possível se puderem tomar suas próprias decisões embasadas em dados.

      Habilitar diferentes perfis de negócios para lidar com dados, não apenas agiliza os processos, como garante insights alinhados à realidade de cada setor. 

      Permitir que todos tomem decisões inteligentes, portanto, não garante apenas mais autonomia para as equipes. Mas também libera os profissionais com conhecimentos avançados para atuarem naquilo que somente eles conseguem fazer.

      É neste sentido que o Power BI se torna essencial para todos os times, sejam eles de marketing, finanças, logística, recursos humanos ou mesmo tecnologia.

      Além da visão estratégica a longo prazo, também é possível otimizar a rotina de diversas áreas com microdecisões que impactam os resultados da organização.

      Tire todas as suas dúvidas sobre o Power BI também em nosso FAQ: O que é o Power BI e como funciona? Aprenda com nosso FAQ!

      Os 7V’s do Big Data com o Power BI

      O termo Big Data se refere aos grandes volumes de dados gerados massivamente pela sociedade, em alta velocidade.

      O Big Data possui seus próprios desafios, que são distribuídos em sete categorias, denominadas 7V’s.

      São elas: Volume, Velocidade, Vínculo, Variedade, Variabilidade, Veracidade e Visualização. Entenda melhor cada um deles a seguir.

      • Volume: essa característica diz respeito à quantidade de dados coletados para analisar. Eles são medidos em Kilobyte (KB), Megabyte (MB), Gigabyte (GB), Terabyte (TB), Petabyte (PB), Exabyte (EB), Zettabyte (ZB) e Yottabyte (YB).
      • Velocidade: se refere à velocidade de coleta, tratamento, armazenamento, expansão e difusão dos dados no negócio.
      • Vínculo: esta é a capacidade dos dados se relacionarem entre si. Esta característica é importante para entender correlações e hierarquias.
      • Variedade: os dados das empresas possuem variedade. Isto é, podem ser:  estruturados, como nas tabelas, sendo as planilhas um dos modelos mais comuns; não-estruturados, ou seja, sem um modelo de formatação padrão, como documentos e imagens; e semiestruturados, quando não estão estruturados por completo, mas possuem marcadores, como tags, que facilitam sua identificação.
      • Variabilidade: esta característica se refere à capacidade de analisar os dados em intervalos de tempos e variações, como em períodos de vendas sazonais.
      • Veracidade: nem todos os dados coletados pelas empresas são realmente úteis ou mesmo verdadeiros. A veracidade dos dados é o que define quais realmente precisam de armazenamento e tratamento.
      • Visualização: para compreender e interpretar os dados, é preciso organizá-los em modelos visuais, como gráficos e mapas.

      Como o Power BI atua nos 7V’s do Big Data

      Para atuar em cada um dos 7V’s, o Power BI disponibiliza alguns suplementos em sua interface. Isso facilita a manipulação de todos os tipos de dados da sua organização.

      Os suplementos são:

      • Power Query: ferramenta ETL (extração, transformação e carregamento) para coletar dados de diversas fontes, transformá-los e combiná-los, atuando no volume, velocidade e variedade de dados.
      • Power Pivot: permite criar modelos de dados estruturados, além de possibilitar o relacionamento entre eles. Também possibilita criar funções para cálculos simples ou complexos, o que trata características de vínculo e variedade dos dados.
      • Power View: suplemento que serve para criar visuais dos dados através de gráficos, tabelas e matrizes, assim como para filtrá-los de várias formas. Ele atua diretamente sobre a característica de visualização dos dados.
      • Power Map: ferramenta para criar modelos visuais de dados geoespaciais em 3D, que também contribui para a visualização interativa dos dados.
      • Power Q&A: com este suplemento integrado ao Power BI é possível fazer perguntas em linguagem natural. Ou seja, no seu próprio idioma e da forma natural como você escreve e fala, para obter respostas sobre os relatórios criados.

      Estes são apenas alguns dos componentes do Power BI para otimizar seus dashboards e relatórios. Alguns deles – o Power Query, o Power Pivot e o Power View – já são familiares para quem utiliza o Excel, uma vez que surgiram a partir desta ferramenta.

          Power BI para nortear a Inteligência de Negócios

          O conceito de Inteligência de Negócios, mais conhecido como Business Intelligence (BI), é um conjunto de processos e ferramentas aliados a uma visão estratégica. Ele existe para impulsionar as tomadas de decisão orientadas a dados dentro das empresas.

          O principal objetivo das práticas de BI é transformar os dados brutos gerados nos negócios em informações relevantes.

          Assim, as organizações podem ser mais estratégicas, melhorando processos a fim de aumentar sua eficiência operacional.

          Para isso, é preciso que todas as pessoas, independente de nível hierárquico ou departamento, se envolvam mais intimamente nessas práticas.

          O resultado é a criação de uma mentalidade que busca encontrar oportunidades e respostas através dos dados.

          Ou seja, as pessoas precisam aprender a “ler nas entrelinhas” das informações para descobrir questões importantes que não estejam óbvias de imediato.

          O BI também possui uma vertente que ganhou destaque, o Business Analytics (BA). Enquanto o primeiro responde a perguntas a partir dos dados históricos somados aos dados atuais do negócio, o BA utiliza desses mesmos dados para prever cenários futuros.

          Em outras palavras, o Business Intelligence responde a perguntas como “por que aconteceu determinado evento?”, e “como evitar o que está acontecendo na empresa agora?”.

          Já o Business Analytics traz respostas para perguntas como “qual é a probabilidade de a empresa vender mais se ajustarmos determinado processo?”.

          Mas por que usar Business Intelligence e Analytics nas organizações?

          As vantagens do BI e do BA são muitas. Entre elas, é possível:

          • economizar dinheiro;
          • agilizar fluxos de trabalho;
          • manter as pessoas engajadas;
          • identificar padrões no comportamento dos clientes;
          • se destacar da concorrência;
          • e, principalmente, se adaptar às mudanças do mercado rapidamente.

          O Power BI ganha destaque neste contexto porque permite que os dados sejam acessados de maneira rápida e democrática em todas as áreas de negócio.

          Com o tempo, os profissionais envolvidos deixam de depender exclusivamente da TI e se tornam analistas de dados cidadãos

          Com o Power BI os gestores podem definir objetivos e metas, e ao mesmo tempo garantir autonomia para os colaboradores tomarem as melhores decisões para alcançá-los.

          Além disso, é possível acompanhar métricas a partir dos seus próprios dashboards e relatórios visuais, atualizados constantemente.

          Por fim, o Power BI estimula o aprendizado no ambiente corporativo por meio de processos de reskilling e upskilling.

          Enquanto o primeiro se trata do desenvolvimento de novas habilidades, o segundo está ligado ao upgrade de habilidades que os profissionais já possuem.

          Dessa forma, as organizações ganham vantagem competitiva ao contarem com um time capacitado para a era digital.

          Saiba mais em: Business Analytics: como usar dados para prever o futuro.

          Quais as principais vantagens do Power BI para tomar decisões?

          O Power BI é uma ferramenta de BI que simplifica os trabalhos de cientistas, analistas e consultores de dados. Além disso, possibilita democratizar o uso dos dados por toda a organização.

          Isso porque ele facilita os processos de coleta, transformação, mineração, armazenamento e modelagem de dados, além de trazer mais intuitividade para o momento de analisá-los. Vamos explicar melhor nos próximos tópicos.

          Integração e coleta de dados

          Um dos grandes benefícios do Power BI é sua capacidade de se conectar a dados de fontes diversas. Sejam bancos de dados, outros aplicativos da Microsoft ou softwares de terceiros.

          No final, todas as informações geradas pela empresa podem se integrar em uma única ferramenta, evitando que elas fiquem espalhadas e perdidas por diferentes lugares.

          Além disso, você consegue correlacionar seus dados para explorar ao máximo suas possibilidades de respostas.

          Agora, o Power BI também faz parte de uma plataforma completa de dados, o Microsoft Fabric.

          O MS Fabric oferece ferramentas de engenharia, ciência e apresentação de dados em um único lugar.

          Dessa forma, as equipes técnicas podem colaborar na preparação dos dados, e até treinar modelos exclusivos de inteligência artificial com as informações mais particulares da organização.

          Depois, basta compartilhar os dados preparados com as equipes de negócio, para que todos explorem insights mais inteligentes e estratégicos com IA.

          Saiba mais sobre a nova plataforma de dados de ponta a ponta: Microsoft Fabric: o que é, como funciona e por que usá-lo.

          Visualização de dados

          O Power BI permite que todos consigam contar histórias através dos dados. Informações aleatórias ganham vida por meio de visuais personalizados, como mapas de calor, geográficos e vários tipos de gráficos coloridos disponibilizados na própria ferramenta. 

          Análises avançadas

          Já ressaltamos aqui que o Power BI é um recurso amigável para os profissionais não técnicos utilizarem os dados à sua maneira.

          Mas além disso, o software ainda disponibiliza inteligência artificial em todas as etapas. Desde a preparação dos dados, até a customização de visuais e para gerar respostas para cada pergunta dos usuários.

          Tudo isso permite realizar análises de dados avançadas sobre todos os cenários da organização sem complicações.

          Leia também: Crie estratégias infalíveis unindo o Power BI com IA avançada.

          Produtividade

          Se você ainda não sabe, agora você também pode contar com um “copiloto” para seus trabalhos com dados. Isso porque chegou o Microsoft 365 Copilot (M365 Copilot), um assistente baseado em inteligência artificial e GPT-4, que aumenta a produtividade de todas as equipes.

          O Copilot no Power BI permite que os usuários interajam com a ferramenta usando linguagem natural.

          Assim, é possível solicitar sugestões de medidas DAX para as necessidades, visuais apropriados para diferentes modelos de dados e pedir para que o novo copiloto traga as informações mais relevantes sobre os dados. 

          O diferencial do Copilot é que ele funciona de maneira integrada com todo o ecossistema de produtos do Microsoft 365.

          Sendo assim, ao solicitar insights para a IA, ela será capaz de vasculhar informações que estejam em diferentes aplicativos e combiná-las para trazer respostas ainda mais precisas para o usuário.

          Saiba como funciona a ferramenta: Microsoft 365 Copilot: como funciona o novo assistente com IA.

          Conformidade e segurança de dados

          Para que seus dados não fiquem desprotegidos, o Power BI oferece recursos de segurança que permitem controlar e gerenciar o acesso de todos os colaboradores em diferentes níveis.

          Dessa forma, eles poderão ver e editar somente aquilo que for pertinente para suas demandas. O software também mantém conformidade com as leis nacionais e internacionais de privacidade de dados, com mais de cem padrões e certificações de segurança.

          Mas antes, as equipes precisam receber um treinamento corporativo para aprender a manter a ferramenta protegida da maneira correta, além de saber como identificar comportamentos que podem comprometer a integridade dos dados.

          Leia também: 9 motivos para aprender Power BI e adquirir um perfil analítico.

          Dashboards do Power BI para diferentes áreas

          Você pode usar o Power BI para executar desde trabalhos simples de BI até projetos mais robustos. Por exemplo, analisar dados que partem de planilhas de Excel, ou construir uma plataforma que disponibiliza dashboards na interface do usuário.

          As equipes também podem criar painéis complexos, que reúnem milhares de dados de fontes diversas, como um arquivo CSV importado de softwares ERP e CRM.

          O mais importante é garantir o acesso às informações atualizadas em tempo real e direcionar a inteligência de negócios para cada setor específico. Entenda melhor a seguir.

          Entenda o que é essencial para criar seus painéis de dados: O que é Dashboard? Conheça os 3 tipos e principais elementos.

          Customer Success e Customer Experience

          Nas áreas de sucesso e experiência do cliente, o Power BI ajuda a monitorar os anseios, sentimentos e interações dos clientes.

          Assim, é possível compreender os métodos mais eficazes para atender às necessidades em constante mudança, reter clientes e manter a satisfação com produtos ou serviços. 

          Isso, graças à sua capacidade de integração dos dados, como de chamados de suporte, de planilhas de follow up – acompanhamentos periódicos – e de pesquisas de satisfação.

          Além disso, ao compartilhar dashboards, relatórios e insights, é possível direcionar essas informações para áreas específicas, que também auxiliam no bom relacionamento com o cliente.

          Vendas e marketing

          É impossível negar que as áreas de vendas e marketing precisam trabalhar juntas. Por isso, o Power BI possibilita que a integração entre estes setores seja tão eficiente ao ponto de aumentar os lucros da empresa. Isso porque o software permite identificar padrões como:

            • tendências em comum entre os perfis de leads; 

            • a demanda por determinados produtos ou serviços;

            • os canais que mais engajam o seu público. 

            De maneira geral, é possível entender quais tipos de abordagem geram resultados efetivos.

            Dessa forma, as campanhas de marketing se tonam mais assertivas e bem direcionadas. E a área de vendas ganha a oportunidade de moldar seu atendimento conforme as descobertas.

            Leia mais: Dashboard de vendas: como extrair o melhor do setor comercial.

            Operações de negócio e administração geral

            As operações de negócio envolvem todas as áreas e processos de uma empresa. Toda a parte operacional pode ser aprimorada com os insights relevantes do Power BI, uma vez que o sistema ajuda a encontrar gargalos em processos e acompanhar a performance de todos os indicadores. 

            Assim, é possível entender como otimizar o tempo gasto em tarefas, quais áreas são prioritárias para direcionar esforços e, especialmente, como eliminar falhas operacionais através de automações específicas para cada setor.

            Já na área administrativa, o Power BI apoia o controle completo da organização, uma vez que ajuda a tomar decisões focadas em resultados que já foram mensurados e previstos. Alguns exemplos são:

              • a compreensão de quando é o momento ideal para fazer contratações; 

              • quanto investimento pode ser realizado em cada área para cumprir com seus objetivos; 

              • ter controle sobre os processos de compra da empresa para que ela não sofra com a escassez de produtos ou matérias-primas se ocorrer qualquer problema com seus distribuidores.

              Finanças

              Um dos maiores medos de uma empresa é não conseguir equilibrar seu fluxo de caixa. Com o Power BI, controlar as finanças da empresa acontece de forma mais prática por causa dos seus painéis personalizados e interativos. 

              Através deles é possível realizar análises preditivas e diagnósticas a partir de dados históricos internos e externos. Este recurso é ideal para:

                • calcular os riscos de um investimento; 

                • entender por quanto tempo a empresa consegue se sustentar com o mesmo padrão de fluxo de caixa;

                • fazer cálculos complexos de dados financeiros de vários pontos de vendas ou filiais; 

                • identificar oportunidades de redução de custos.

                Leia mais: Dashboard financeiro: como funciona, tipos e por que usar.

                Recursos Humanos, departamento pessoal e gestão de pessoas

                Nas áreas de recursos humanos e departamento pessoal os dados também têm alto valor. Isso porque os setores precisam lidar com as responsabilidades de cuidar do capital humano, seja com análises de performance dos colaboradores, folhas de pagamento sem falhas de cálculos, assim como planos de carreira e outras vertentes.

                Todos esses pilares precisam manter-se coerentes e consistentes para não afetar a boa relação entre empresa e funcionários, além de evitar processos trabalhistas.

                Nesse sentido, o Power BI é um aliado dos profissionais de RH e DP ao oferecer insights sobre seus colaboradores a partir de indicadores de Gestão de Pessoas.

                Leia mais: Dashboards de RH: gerenciando cada detalhe dos seus times para levá-los a outro patamar.

                Conformidade e segurança

                As tentativas de ataques cibernéticos são cada vez mais comuns em organizações e órgãos governamentais em todo o mundo.

                Isso porque os cibercriminosos sabem que os dados valem muito dinheiro, seja para vende-los ou pedir valores de resgate quando conseguem roubá-los. 

                Não há mágica que faça as empresas nunca passarem por esse tipo de situação. Até mesmo as gigantes do mercado, como a Netflix, já sofreram com o vazamento de dados mesmo possuindo boa infraestrutura de segurança.

                Então, como diminuir os riscos de que os dados sejam roubados ou vazados?

                Em primeiro lugar, os centralizando em um único ambiente, uma vez que dessa forma é possível concentrar os esforços de segurança em apenas uma ferramenta, e não em vários lugares ao mesmo tempo.

                Com todos os seus dados sendo processados no Power BI, fica mais fácil para todos identificarem potenciais riscos de segurança e entenderem como fazer para minimizar qualquer tipo de ameaça.

                Não sabe por onde começar? Conheça nossa Fábrica de Dashboards! Ajudamos sua organização desde a preparação dos dados até a construção de painéis personalizados para as necessidades de cada setor.

                Power BI e SharePoint: ainda mais produtividade para sua equipe

                Outro recurso interessante do Power BI é a possibilidade de integrar seus relatórios em portais e aplicativos hospedados localmente ou em nuvem, com facilidade e segurança.

                Incorporar relatórios e dashboards do Power BI nas páginas do SharePoint Online, por exemplo, oferece vantagens substanciais para as organizações, pois cria um ambiente colaborativo, seguro e eficiente.

                O acesso centralizado proporcionado pelo SharePoint economiza tempo e esforço ao fornecer acesso direto aos relatórios e dashboards do Power BI para sua equipe.

                Isso elimina o “bate e volta” entre ferramentas e fomenta a curiosidade dos colaboradores, que podem se sentir estimulados a analisar os dados ao se deparar com o relatório quando abrir uma página do SharePoint.

                E o melhor é que tudo isso pode ser feito sem comprometer a segurança dos dados. O SharePoint Online oferece recursos de governança tão robustos quanto o Power BI. Isso inclui, por exemplo, o Row-Level Security (RLS) – segurança em nível de linha – garantindo controle de acesso refinado aos relatórios do Power BI. 

                Portanto, veja o passo a passo do processo, na prática: Incorpore relatórios do Power BI no SharePoint Online.

                Comece a tomar decisões com base em fatos com Power BI!

                Por mais complexa que possa parecer a manipulação de dados, ignorá-los não é mais uma opção no dia a dia das empresas que precisam ganhar vantagem competitiva ou mesmo sobreviver no mercado daqui por diante.

                Independente da forma como você optar por trabalhar com eles, seja através de grandes volumes de uma só vez ou de maneira cadenciada, é essencial mantê-los acessíveis e transparentes em todos os departamentos.

                No entanto, só é possível obter sucesso e extrair o real valor das informações quando todos os profissionais compreendem os motivos de utilizá-los, e principalmente, saibam como fazer isso. 

                A cultura de dados se apoia nas boas práticas de Business Intelligence e Analytics, assim como essas áreas só podem funcionar de fato através de uma ferramenta apropriada.

                A Microsoft criou o Power BI com esse objetivo, a partir de um aplicativo bastante conhecido por grande parte dos profissionais, o Excel. 

                Nesse sentido, o Power BI garante a similaridade da interface entre as aplicações, mas também expande os recursos para transformar os dados em informações visuais realmente atraentes, interativas e de fácil compreensão. O interessante é que tudo isso não exige grande curva de aprendizado

                De forma paralela, o Power BI ajuda a sua empresa a ter os profissionais mais capacitados para o uso de tecnologias, o que abre uma larga vantagem a frente da concorrência.

                Isso significa que você não precisa depender apenas de equipes técnicas e desenvolvedores, que já estão escassos no mercado, para obter resultados impactantes.

                Basta que suas equipes recebam um bom curso de Power BI para terem a autonomia que precisam, e assim permitir que as pessoas desenvolvam seu perfil analítico.

                Trabalhe sua cultura de dados dentro de um ecossistema completo, que vai além do Power BI: Mantenha as equipes focadas e produtivas com Microsoft 365.

                Mais conteúdo sobre:
                Data & AnalyticsPower BI

                Adote uma cultura orientada a dados!

                Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

                Como anda a maturidade digital na sua empresa?

                Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

                77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

                Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

                Forrester Consulting

                Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

                Nos acompanhe nas mídias sociais!
                LinkedIn
                Instagram
                YouTube

                Assine nossa Newsletter!

                Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

                Conteúdo relacionado: