Data & AnalyticsNegócios

Alcance a melhor performance na área comercial com dashboards de vendas

Monitore as tendências do mercado, o comportamento do seu público, a satisfação dos clientes, as oportunidades de negócio e o desempenho das equipes comerciais com os dashboards de vendas!

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Um dashboard de vendas amplia sua visão sobre a área comercial, fornecendo insights acionáveis para otimizar processos, melhorar a comunicação dos times e mais!

Sabemos que a equipe de vendas ocupa lugar de destaque numa organização. É por meio dela que se estabelece o contato direto com o cliente.

São esses profissionais que operam em todo processo comercial, sendo responsáveis pela prospecção de leads, apresentação de produtos ou serviços, pré-venda e fechamento de contratos.

Dessa forma, seu time de vendas deve se posicionar como o coração da empresa, pois ele representa não apenas seu produto, como também é o principal canal de contato com sua marca.

No entanto, dados da pesquisa Panorama de Vendas 2023, publicada pela empresa RD Station, apontam que:

  • 71% das empresas entrevistadas não alcançaram a meta de vendas estabelecida.
  • 66% dessas empresas afirmam não terem processos bem estruturados na área comercial.
  • 77% dos entrevistados reconhecem a importância de terem processos bem estruturados para garantir resultados satisfatórios.

Esses dados mostram que as empresas sabem a importância de investir em processos mais ágeis e estruturados, mas não conseguem implantar esses recursos em seus negócios.

Nesse sentido, os dashboards de vendas fornecem uma visão geral dos dados mais importantes para manter seu time de vendas motivado e alinhado com as ações necessárias para atingir metas e objetivos.

Com um dashboard de vendas é possível, por exemplo, acompanhar indicadores de desempenho (KPIs), o progresso das metas e monitorar o funil de vendas de maneira compreensível e intuitiva.

Além disso, é possível analisar a performance da equipe de forma ágil, permitindo reformular planos de ação em menos tempo.

Também é possível integrar dados de outras ferramentas e personalizar os dashboards conforme a necessidade da sua equipe.

Que tal entender mais sobre eles e estruturar seu time com mais precisão?

O que é um dashboard de vendas?

Um dashboard de vendas é um painel de dados resumido, interativo e dinâmico que apresenta métricas e indicadores relativos aos processos de vendas da sua empresa.

Sendo assim, é uma ferramenta que permite tanto aos gestores quanto aos SDRs e vendedores tomarem decisões mais precisas, pois todos se basearão em fatos, não em suposições.

Com visual amigável e de fácil entendimento, o dashboard de vendas apresenta elementos fundamentais, como metas, desempenho geral dos times comerciais e histórico de vendas.

Também é possível ir além dos dados quantitativos e acompanhar métricas relacionadas à qualidade como:

  • tendências do mercado;
  • comportamento dos clientes;
  • feedbacks dos clientes;
  • feedbacks da equipe de vendas;
  • análise de concorrência.

Assim, a possibilidade de unir elementos quantitativos com indicadores qualitativos proporciona uma análise completa e realista da sua área comercial.

Quer saber os principais elementos de um dashboard? Leia mais: Dashboards do zero: aprenda as melhores práticas para visualizar dados de negócios e manter um time analítico.

Para que servem os dashboards de vendas?

Pense em um cenário onde é possível acompanhar as métricas de vendas de sua equipe, as tendências de mercado, a experiência do cliente e ainda conseguir integrar os times de vendas e marketing. O dashboard de vendas serve para todas essas finalidades.

Com indicadores definidos segundo os objetivos da sua empresa, você obtém uma visão abrangente de aspectos como:

  • faturamento da empresa;
  • ciclo de vendas;
  • taxa de conversão;
  • taxa de churn;
  • funil e oportunidades de vendas;
  • eficiência e produtividade da equipe;
  • ROI de marketing.

Assim, é possível identificar áreas de melhorias e tomar decisões mais estratégicas.

A seguir, vamos conhecer os tipos de dashboards de vendas e como aproveitar suas funcionalidades da maneira mais eficiente.

Tipos de dashboards de vendas

 Existem basicamente três tipos de dashboards de vendas:

  • operacional;
  • tático;
  • estratégico.

Cada um atende aos objetivos e às necessidades de análise de cada setor ou nível hierárquico de uma organização.

Assim, dashboards operacionais, táticos e estratégicos fornecem informações específicas a depender do nível organizacional a que se propõem.

Entenda mais sobre cada um deles.

Dashboard operacional

Os dashboards operacionais de vendas monitoram as operações e as atividades diárias dos times comerciais em tempo real.

Sendo assim, é possível visualizar detalhadamente todas as ações de rotina relacionadas ao setor de vendas e identificar possíveis oportunidades.

Isso permite que as equipes e seus gestores tracem ações melhores, além de permitir corrigir possíveis erros em menos tempo, garantindo uma resposta ágil.

Com um dashboard operacional em vendas é possível mensurar:

  • Vendas realizadas: quantidade e valor das vendas fechadas em determinado período, por vendedor, por produto, por canal, por região, etc.
  • Vendas perdidas: quantidade e valor das vendas não concretizadas, por motivo, por vendedor, por produto, por canal, por região, etc.
  • Pipeline de vendas: quantidade e valor das oportunidades em cada etapa do processo de vendas, por vendedor, por produto, por canal, por região, etc.
  • Atividades de vendas: número de contatos, ligações, reuniões, propostas, negociações, etc., realizados pela equipe de vendas. Números que também podem ser monitorados por vendedor, por produto, por canal, por região, etc.

Além disso, os dashboards de vendas operacionais permitem acompanhar status de eventuais pedidos, taxas de cancelamento e demais dados que entregam uma visão ampla do desempenho operacional de vendas.

Dashboard tático

Esse tipo de dashboard, diferente do operacional, traz informações mais detalhadas e específicas para que gestores e líderes comerciais consigam fazer análises e estratégias mais pontuais.

O dashboard tático fornece uma perspectiva mais ampla para orientar decisões em médio prazo.

Alguns indicadores possíveis de monitorar em um dashboard de vendas tático são:

  • Taxa de conversão: percentual de oportunidades que se transformam em vendas, por vendedor, por produto, por canal, por região, etc.
  • Ciclo de vendas: tempo médio entre o primeiro contato e o fechamento da venda, por vendedor, por produto, por canal, por região, etc.
  • Ticket médio: valor médio das vendas realizadas, por vendedor, por produto, por canal, por região, etc.
  • Custo de aquisição de clientes (CAC): valor gasto para conquistar um novo cliente, considerando os custos com marketing, vendas, etc.
  • Lifetime value (LTV): valor estimado do lucro gerado por um cliente durante o tempo que ele permanece fiel à empresa.

Dashboard estratégico

O dashboard estratégico de vendas visa oferecer elementos que auxiliam os executivos nos planejamentos, alinhamentos e tomada de decisões a longo prazo.

Sendo assim, o dashboard estratégico de vendas pode sinalizar indicadores relativos a:

  • Participação de mercado: percentual de vendas da empresa em relação ao total de vendas do segmento em que atua, por produto, por canal, por região, etc.
  • Satisfação dos clientes: nível de contentamento dos clientes com os produtos, serviços, atendimento, etc., da empresa, medido por pesquisas qualitativas, avaliações, depoimentos, etc.
  • Fidelização dos clientes: percentual de clientes que repetem a compra ou que compram outros produtos da empresa, por produto, por canal, por região, etc.
  • Receita recorrente: valor das vendas geradas por contratos de longo prazo, assinaturas, planos, etc., por produto, por canal, por região, etc.
  • Retorno sobre o investimento em vendas (ROIV): relação entre o lucro gerado pelas vendas e o valor investido nas ações de vendas, considerando os custos com marketing, vendas, etc.

Esse modelo de dashboard é projetado para fornecer à cúpula administrativa informações valiosas para orientar o futuro do setor de vendas.

Leia também: Análise de dados qualitativa: uma abordagem para compreender informações subjetivas.

Por que usar dashboards é importante para o setor de vendas?

O crescimento é uma meta de toda empresa e o setor vendas é o motor principal para atingir esse objetivo.

Então, qual a melhor maneira de direcionar e engajar sua equipe para cumprir essa meta?

Segundo o Relatório Varejo 2023, da plataforma de meios de pagamento Adyen, a melhor estratégia é usar a tecnologia, sobretudo para traçar estratégias, planejar ações e oferecer produtos de forma acessível e mais relevante.

Os dashboards de vendas são ideais para esses objetivos, pois permitem:

  • Ter uma visão consolidada do desempenho de vendas.
  • Realizar análises em tempo real.
  • Monitorar metas e indicadores dos times comerciais.
  • Identificar tendências e o comportamento do público-alvo.
  • Criar ou refinar produtos para atender às expectativas do público-alvo.
  • Facilitar a comunicação entre equipe e gerência.
  • Identificar e sanar possíveis falhas em menor tempo.

Além de todas essas funcionalidades, os dashboards de vendas são altamente personalizáveis e, assim, permitem que a empresa adapte as análises conforme cada necessidade e objetivo.

A seguir, vamos te mostrar modelos de dashboards de vendas com indicadores que podem ser relevantes para sua empresa.

Exemplo de dashboard de vendas com indicadores de oportunidades

Exemplo de dashboard de vendas do Power BI com os indicadores de oportunidades, como quantidade de leads, qualificação, status e quantidade de propostas enviadas, quantidade de oportunidades finalizadas, com possibilidade de aplicar filtros.
Exemplo de dashboard de vendas com indicadores de oportunidades

Os indicadores de oportunidades em vendas são métricas que mostram o potencial de negócios que a equipe de vendas tem em cada etapa do funil de vendas.

Assim, eles ajudam a prever o volume de vendas futuras e a identificar os gargalos e as melhorias no processo comercial.

Como você pode ver no exemplo de dashboard de vendas acima, ao mapear esses indicadores você consegue:

  • visualizar o número de oportunidades e de leads qualificados, e filtrar as informações por região geográfica, cenário e estágio que se encontram as oportunidades;
  • origem da oportunidade;
  • porcentagem de oportunidades que avançam com sucesso de um estágio para o próximo no pipeline de vendas.

Ao explorar um nível maior de detalhes, você pode ainda descobrir:

  • o valor dessas oportunidades;
  • o tempo médio por etapa;
  • a taxa de conversão por etapa.

Isso mostra como esses painéis são versáteis, se adaptando perfeitamente aos objetivos das análises.

Como o Power BI te ajuda a criar dashboards de vendas?

O Power BI é uma importante ferramenta de Business Intelligence – Inteligência de Negócios – que permite coletar, transformar e apresentar dados de forma visual, através de relatórios e dashboards.

Ele permite centralizar e conectar dados de diversas fontes de vendas em um único local, como de sistemas CRM, PDVs e redes sociais.

Essa é uma maneira segura de armazenar os dados, além de facilitar a combinação dos mesmos para realizar análises mais completas.

Assim, é possível acompanhar desde informações sobre o cotidiano da sua empresa até fazer planejamentos em longo prazo.

Mais um destaque dos dashboards de vendas criados com o Power BI é que você e sua equipe podem acessá-los a qualquer hora, lugar e dispositivo, pois eles são armazenados na nuvem e garantem dados sempre atualizados.

Outras vantagens do Power BI para criar dashboards de vendas

As vantagens de criar seu dashboard de vendas com o Power BI vão além da intuitividade da ferramenta:

  • Além de extrair os dados necessários, o Power BI permite a você transformar e limpar os dados coletados a fim de que eles sejam apresentados da maneira mais relevante para a análise.
  • Com o uso de elementos visuais, como gráficos, tabelas dinâmicas e mapas, e por meio de recursos como filtros e fórmulas, você cria visualizações de dados interativas, garantindo que você encontre as respostas que precisa de maneira muito mais fácil.
  • Ao adquirir habilidades em DAX (Data Analysis Expressions), você e sua equipe podem criar fórmulas para realizar análises mais avançadas, aprofundando a compreensão de métricas e resultados de vendas.
  • A colaboração também é uma vantagem crucial, pois o Power BI permite compartilhar os dashboards de vendas entre as equipes da organização, facilitando a comunicação e o alinhamento de estratégias.
  • O Power BI possui recursos de inteligência artificial para auxiliar você e sua equipe desde a preparação dos dashboards até a criar medidas DAX e entender seus dados de forma facilitada, através de perguntas e respostas.
  • Ele foi desenvolvido como o propósito de atender aos usuários finais, ou seja, equipes de negócio. Por isso, com um bom curso de Power BI, os times comerciais desenvolvem seu perfil analítico, aprimoram a visão de negócio e, assim, eles mesmos podem criar e analisar seus próprios dashboards sem dependerem de equipes técnicas.

Todas essas funcionalidades fazem do Power BI uma ferramenta completa para criação de dashboards, oferecendo uma solução abrangente e flexível para análise e monitoramento de todo o setor de vendas.

Amplie sua visão sobre mercado, clientes e times comerciais

Os dashboards de vendas têm importância crucial nas operações comerciais.

Eles proporcionam uma visão consolidada, acessível, interativa e em tempo real do desempenho das vendas e das equipes.

Essas características permitem aos líderes e aos próprios colaboradores tomarem decisões ágeis e precisas para, assim, planejarem ações cada vez mais alinhadas às tendências do mercado e às expectativas de leads e clientes.

Além disso, os dashboards de vendas aprimoram a produtividade e a eficiência dos times comerciais.

Com informações claras e concisas, sua equipe pode descobrir o melhor momento para fechar contratos, monitorar o progresso de suas metas e oferecer as soluções mais relevantes para seu público.

Eles também ajudam as equipes a se concentrar naquilo que é mais importante.

Com dados visualmente compreensíveis e auxílio da inteligência artificial, os times comerciais podem focar nas atividades de maior valor, como planejar ações mais eficazes para aumentar a satisfação dos clientes, estreitar as relações, fidelizá-los e, assim, maximizar o desempenho dos resultados.

Todas essas vantagens podem ser ainda maiores quando os times adquirem as habilidades analíticas necessárias para explorar o máximo potencial dos dados e para participar ativamente da construção desses painéis.

Por isso, escolher uma ferramenta intuitiva e, ao mesmo tempo, completa para criar seus dashboards, como o Power BI, pode ser a alternativa ideal para alcançar o máximo desempenho das equipes comerciais.

Não tem tempo ou os recursos necessários para criar visuais do zero? Conheça a Fábrica de Dashboards, um conjunto de aceleradores para o desenvolvimento de dashboards personalizados para seus objetivos de negócio.

Mais conteúdo sobre:
Data & AnalyticsNegócios

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: