Data & AnalyticsPower BI

Saiba como Power BI e linguagem R expandem o potencial dos dados com estatísticas complexas

Linguagem R com Power BI representada em um funil recebendo dados de várias fontes, que desembocam em um dashboard visual

A linguagem R pode ser executada no Power BI para manipular Big Data e realizar análises estatísticas avançadas, mesmo com pouco conhecimento em programação. Entenda mais!

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Usar o Power BI e a linguagem R de forma integrada otimiza a performance dos seus relatórios, além de garantir análises mais robustas sobre os seus dados.

A Ciência de Dados, ou Data Science, é uma área de estudo antiga, mas agora é o momento que está em maior evidência. Por isso, compreender o uso de ferramentas que auxiliam nos processos de Data & Analytics é indispensável atualmente. Para apoiar quem precisa realizar cálculos estatísticos e matemáticos a partir dos dados, portanto, o Power BI e a linguagem R são a combinação ideal.

R é a linguagem de programação mais usada na ciência de dados. Ela conta com uma comunidade engajada de mais de 2 milhões de usuários. Além disso, é considerada uma ferramenta essencial para finanças e empresas baseadas em análises, como Google, Meta (antes, Facebook) e LinkedIn. E mais ainda, quando integrada às plataformas de dados da Microsoft, representa uma nova onda de gestão empresarial.

A linguagem R está no top 20 de linguagens de programação mais populares do mundo, segundo o Índice Tiobe de julho de 2022. Um dos motivos é a sua facilidade de uso. As poucas linhas de código que precisam ser escritas são compreensíveis até mesmo por quem tem pouca familiaridade em programação. Por isso, não exige uma alta curva de aprendizado de quem não possui conhecimento ou familiaridade na área.

Entre outras vantagens da linguagem R, podemos citar sua capacidade de integração com mais ferramentas, como ao Python, potencializando seu uso. Ademais, ela permite aplicar inteligência artificial durante a preparação e análises dos dados, o que garante mais agilidade e assertividade nesses processos.

O que é R? Por que usá-la em Business Intelligence?

R é um ambiente de desenvolvimento integrado a uma linguagem de programação. Possui como principais características ser de código aberto, orientada a objetos, dinâmica e de tipagem fraca, voltada para a ciência de dados. Nesta área, ela atua na manipulação, análises e visualização de dados. Além disso, permite criar gráficos para interpretar resultados estatísticos, descritivos, preditivos, diagnósticos e prescritivos sobre grandes volumes de informações, ou Big Data.

Diferença entre BI tradicional e análises avançadas utilizando linguagem R, que permite prever resultados e prevenir riscos
Tipos de análises de dados possíveis utilizando a linguagem R

A linguagem R foi desenvolvida com base na linguagem S. Seus criadores foram Ross Ihaka e Robert Gentleman, do departamento de Estatística da Universidade de Auckland na Nova Zelândia.

Na época, início da década de 90, eles precisavam de um ambiente de desenvolvimento de software melhor para os laboratórios de estatística computacional. Após alguns anos aperfeiçoando a linguagem e seu interpretador, ela teve sua primeira versão lançada para o público geral no início do ano 2000.

Por ser de código aberto, o ambiente R pode ser instalado e executado em sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Além disso, pode ser usado em conjunto com outras ferramentas de análises de dados.

Ambiente de desenvolvimento da linguagem R, com modelos de scripts que formam um gráfico de dispersão
Ambiente de desenvolvimento da linguagem R

A robustez da linguagem R nas análises de dados

Os cientistas e analistas de dados utilizam a linguagem R para resolver seus desafios em áreas que vão desde a biologia computacional até marketing quantitativo. Para isso, contam com uma vasta biblioteca de códigos já pré-definidos e vários pacotes de ferramentas para funções e estudos específicos. Tudo isso é disponibilizado e atualizado constantemente por sua comunidade ativa.

Um dos destaques da linguagem R é a possibilidade de implementar algoritmos de machine learning em seus scripts. Assim, ela ajuda os profissionais que precisam preparar, analisar e comparar dados a encontrarem respostas e insights mais precisos em qualquer área dos negócios.

Por isso, ao optar por R, as estratégias de Business Intelligence, ou inteligência de negócios, passam a ser mais assertivas. Isso porque a linguagem garante:

  • A modelagem de dados conforme os objetivos de BI.
  • Análises de dados com cálculos e fórmulas complexas.
  • O uso de símbolos e funções matemáticas específicas.
  • Integração com outras ferramentas, como ao Power BI da Microsoft.

Negócios orientados a dados: Power BI: como adotar uma cultura de dados na prática.

Microsoft e a Revolução R

Em 2015, a Microsoft adquiriu a Revolution Analytics, fornecedora líder de software e serviços para ‘R’. Seu objetivo com a ação é ampliar a adoção da linguagem R no mercado corporativo.

Em paralelo, a grande missão dessa união é a integração de R com as tecnologias Azure, SQL Server, Cortana Analytics e Power BI. Assim, a Microsoft é capaz de proporcionar análises avançadas de grandes volumes de dados com extrema rapidez, escalabilidade e alta disponibilidade.

R para Power BI

O Power BI, plataforma da Microsoft referência mundial em BI Self-Service, adicionou suporte a R em sua versão Desktop. A integração permite executar script R para gerar os dados utilizados na construção avançada de análises preditivas e estatísticas.

Você pode integrar facilmente a plataforma Power BI à sua aplicação atual de Business Intelligence. Dessa forma, é possível ampliar a eficiência das análises do seu negócio, além de fazer isso com mais agilidade.

Com a linguagem R no Power BI, os analistas de dados podem, por exemplo, avaliar correlações entre diversas variáveis e cenários da sua empresa. Com a construção de índices estatísticos precisos, você consegue medir muitos indicadores, como:

  • a eficiência de máquinas de produção e/ou equipamentos IoT;
  • criar modelos de regressão;
  • avaliar oscilações do mercado;
  • identificar riscos de ações de marketing ou investimentos.

Entre os casos de uso da linguagem R está o Facebook. A rede social utiliza R para analisar o sentimento e comportamento dos seus usuários. Assim, é possível sugerir as melhores publicações com base no humor e histórico das pessoas.

No setor bancário, é possível modelar os dados das transações de modo a identificar e prevenir fraudes, avaliar riscos de créditos e qualificar clientes.

Entre outros projetos que podem ser realizados com R, ainda podemos citar:

  • aprimorar recomendações de produtos em páginas Web;
  • calcular e comparar o ROI de diversas ações;
  • melhorar o direcionamento de anúncios;
  • prever as demandas da área de manufatura, e muito mais.

Explore todas as estatísticas de dados com Power BI e R

Os dados estão entre os ativos mais valiosos das empresas. Através deles, todos os profissionais conseguem formular as melhores estratégias para as mais diversas áreas baseando-se em fatos.

Mas, sem o uso da ferramenta ideal, essas informações não têm sentido. Portanto, é preciso técnica e o desenvolvimento de um perfil analítico para coletar, transformar e visualizar os dados que chegam das mais diversas fontes. Além disso, ao buscar por uma ferramenta de Data & Analytics, é necessário observar se ela é flexível. Isso porque ela deve permitir a modelagem e extração de todo o valor que suas informações podem trazer.

O Power BI por si só já é uma das opções que está disponível no mercado. Quando utilizado em conjunto com a linguagem de programação R, é possível manipular seus dados com mais eficiência. Essa combinação é ideal para fazer cálculos estatísticos e comparativos, e criar visuais interativos para todos os tipos de análises. Sejam diagnósticas, preditivas, prescritivas e muito mais.

Tudo isso ainda pode ser aliado aos algoritmos de machine learning. Assim, a inteligência artificial consegue descobrir e fornecer ainda mais insights precisos. O objetivo final é poupar o tempo das análises para que os profissionais foquem, de fato, nas ações e objetivos da empresa.

O mais importante é que essas duas ferramentas, tanto o Power BI quanto R, não requerem conhecimento aprofundado em programação. Isso democratiza o acesso a essas tecnologias para toda a organização, e capacita todos os seus colaboradores ao desenvolver seu perfil analítico e hard skills.

Além do Power BI permitir a execução de scripts em R, é possível combinar a linguagem de programação mais popular do mundo nas suas análises, o Python. Saiba mais em: Por que aprender Python: o código fácil e popular do mercado.

Mais conteúdo sobre:
Data & AnalyticsPower BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: