Data & AnalyticsNegócios

Dashboard de marketing: a ferramenta que ajuda a personalizar experiências e fidelizar seu público

O que é um dashboard de marketing, como funciona e quais dados, indicadores e métricas ele ajuda a mensurar.

Os dashboards de marketing garantem uma visão ampla e em tempo real sobre métricas como engajamento do público com sua marca, para otimizar campanhas e elaborar estratégias baseadas em fatos.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Maximize o ROI de marketing com dashboards interativos, que ajudam sua equipe a tomar decisões mais eficientes.

O marketing desempenha um papel vital nas organizações. São as estratégias da área as responsáveis por aumentar a visibilidade de sua empresa, compreender os desejos dos consumidores, atrair clientes e, entre outras atividades, posicionar a marca no mercado.

Isso é crucial no atual cenário, em que a disputa pela atenção do público é acirrada. Na era da informação, se destacar da concorrência não é tarefa fácil.

Por isso, ações de marketing eficazes são orientadas por planejamentos sólidos, que devem se basear em dados confiáveis e relevantes.

Um recente relatório elaborado pela consultoria Kantar aponta que usar métricas preditivas de atenção baseadas em IA já está em ascensão e promete ganhar destaque em 2024.

Além disso, em 2023, 62% dos profissionais de marketing ainda preferiam trabalhar com métricas comportamentais, como tempo de visualização de páginas, para além das métricas de visibilidade.

Isso porque essa é uma maneira eficaz de compreender se o conteúdo gerado por sua empresa é relevante para os usuários e como determinadas campanhas funcionaram após seu lançamento.

Esses insights mostram uma necessidade crescente de aprimorar como sua equipe mede a eficácia de uma campanha.

Pensando nisso, o dashboard de marketing é a ferramenta perfeita para esse upgrade no seu time de marketing, por ajudar a mensurar tanto indicadores qualitativos quanto quantitativos.

O que é um dashboard de marketing?

Os dashboards de marketing são painéis visuais e interativos que permitem aos profissionais de marketing monitorar e avaliar o desempenho de suas campanhas em tempo real.

De fácil entendimento e visual amigável, o dashboard de marketing ajuda a mensurar indicadores quantitativos como:

  • taxa de conversão;
  • taxa de abertura de e-mails;
  • taxa de rejeição.

Bem como indicadores qualitativos:

  • indicadores de engajamento;
  • indicadores de fidelidade;
  • indicadores de sentimento.

A possibilidade de acessar diversos indicadores em um único painel visual permite ao gestor entender melhor as necessidades da sua empresa, tomar decisões mais assertivas, além de facilitar a comunicação entre seu time de marketing.

Leia também: O que é dashboard, os 3 tipos e principais elementos.

Para que serve o dashboard de marketing?

Os dashboards de marketing servem para reunir e apresentar de forma organizada os indicadores mais importantes para os objetivos de suas campanhas.

Segundo a “Pesquisa de Marketing Multicanal 2023”, realizada pelo grupo de consultoria Gartner, apenas 21% dos líderes acreditam que suas métricas são acionáveis.

Esse dado revela que apenas uma pequena parcela das companhias consegue unir elementos objetivos e subjetivos para mensurar o real desempenho de sua marca.

Com um dashboard de marketing, você pode superar esse desafio. É possível ter uma visão abrangente a respeito de suas métricas-chave como:

  • Custo por lead: custo médio de gerar um novo lead — potencial cliente.
  • Custo por aquisição (CAC): custo médio de adquirir um novo cliente.
  • Retorno sobre o investimento (ROI): lucro gerado em relação ao custo total da campanha de marketing.
  • Indicadores de satisfação do cliente: medem a satisfação geral do cliente com a marca, o produto ou o serviço, incluindo a probabilidade de recomendação e a pontuação de satisfação do cliente.
  • Indicadores de experiência do usuário: medem a experiência geral do usuário com o site da empresa, produto ou serviço, incluindo a facilidade de uso, a clareza das instruções e a satisfação geral.

Essas informações permitem uma tomada de decisão mais rápida e o planejamento estratégico de ações, além de identificar pontos de melhoria.

A seguir, conheça os principais tipos de dashboards de marketing e saiba como extrair o melhor de cada funcionalidade.

Tipos de dashboards de marketing

Os dashboards de marketing são divididos em três tipos: operacional, tático e estratégico. Essa divisão permite atender os objetivos e processos de cada nível organizacional.

Assim, cada área da empresa, do marketing à diretoria, acessa os dados que são realmente relevantes para suas análises e frentes de atuação.

Dashboard operacional

Um dashboard operacional de marketing permite visualizar, monitorar e analisar as métricas relacionadas às ações de rotina do setor.

Sendo assim, você pode usá-lo para acompanhar métricas e indicadores como:

  • Tráfego do site: número de visitas, número de impressões, taxa de cliques, taxa de rejeição, volume de tráfego, fontes de tráfego, páginas mais visitadas, tempo médio de engajamento, etc.
  • Engajamento nas redes sociais: números de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, novos seguidores, alcance das postagens, cliques em links, taxa de engajamento, etc.
  • Taxa de conversão: porcentagem de visitantes que realizam a ação desejada, como o preenchimento de formulários, download de materiais ou a conclusão de uma compra, por origem.

Esses indicadores auxiliam a equipe de marketing a entender melhor o impacto de suas ações e a otimizar suas tarefas cotidianas para alcançar melhores resultados.

Dashboard tático

O modelo de dashboard tático de marketing, diferente do operacional, ajuda a realizar planejamentos para atingir metas e objetivos a médio prazo.

Entre indicadores e métricas que você pode mensurar no dashboard tático de marketing, podemos destacar:

  • Qualificação de leads: número de leads gerados vs. leads que atendem aos critérios de qualificação, por origem.
  • Alcance orgânico e pago: avalia o número de pessoas que veem seu conteúdo com e sem impulsionamento pago, indicando a força e a autoridade da marca.
  • Posição de palavras-chave: ranking de palavras-chave relevantes para a marca nos motores de busca e o posicionamento médio do site.

Desta forma, um dashboard tático de marketing ajuda a medir o desempenho de estratégias para facilitar a tomada de decisões e identificar possíveis oportunidades.

Dashboard estratégico

Por fim, as funcionalidades do dashboard estratégico de marketing visam monitorar indicadores que auxiliam a definir e atingir metas a longo prazo.

Entre os indicadores presentes em um dashboard estratégico de marketing, podemos ressaltar:

  • Análise de concorrência: participação de mercado, comparação de preços, percepção da marca em relação à concorrência.
  • Reconhecimento da marca (Brand Awareness): grau de reconhecimento e de lembrança da marca pelos consumidores, medido, geralmente, com pesquisas de mercado, análise de mídias sociais e volume de buscas diretas à marca.
  • LTV (Lifetime Value): valor médio que cada cliente gera para a empresa durante todo o seu ciclo de vida. Ou seja, desde a primeira compra até o encerramento do relacionamento. Um dashboard de marketing pode apresentar o LTV de diferentes grupos de clientes, como os mais rentáveis, os mais fiéis, os mais propensos a cancelar, etc. Assim, é possível identificar quais estratégias de marketing e relacionamento são mais adequadas para cada grupo – por exemplo, a cadência de e-mails marketing – visando aumentar o valor e a satisfação dos clientes.

O dashboard estratégico de marketing permite, portanto, alocar recursos de maneira mais eficiente, com base na avaliação de determinados cenários e na visão geral do mercado.

Por que os dashboards são importantes para o marketing?

Entender o mercado, o comportamento dos consumidores, conhecer tendências, tudo isso é vital para ter sucesso em uma ação de marketing.

Essa previsibilidade que o dashboard de marketing proporciona te ajuda a visualizar, monitorar e analisar os dados e as métricas mais relevantes para seus objetivos.

Tudo isso de forma ágil e atualizada para embasar a tomada de decisão em qualquer nível organizacional e para qualquer ação necessária.

Agora você deve estar se perguntando: os dashboards de cada ferramenta que uso em marketing já não são suficientes para monitorar meus resultados?

Pois bem. Praticamente todas as ferramentas de marketing oferecem um dashboard de acompanhamento de resultados, como o Google Analytics, o Semrush, o Google Search Console, entre outras.

Mas quando você desenvolve seu próprio dashboard é possível coletar e centralizar os dados de diferentes fontes, como de redes sociais, sites e blogs, e de diversas ferramentas, como as de e-mail marketing e as de análise de tráfego.

Assim, você consegue organizá-los e combiná-los da forma que fizer mais sentido para as análises que você precisa fazer, o que facilita a comunicação entre a equipe e evita o bate e volta entre vários sistemas.

Todas essas funcionalidades ainda são personalizáveis e permitem que cada empresa adapte os dados conforme suas metas e seus desafios.

A seguir, veja um exemplo de dashboard de marketing com indicadores que podem ser interessantes para sua empresa.

Exemplo de dashboard de marketing para análise dos canais de vendas

Exemplo de dashboard de marketing para análise de vendas por canal, como total de vendas online, total vendas nas lojas e total de vendas por produto e canal.
Exemplo de dashboard de análise competitiva de marketing

O dashboard apresentado na imagem acima ajuda a mensurar, por exemplo, os canais que geraram mais vendas para a empresa.

Ao usar esse modelo você pode acompanhar:

  • valor total de vendas;
  • valor de vendas nas mídias sociais;
  • valor de vendas nas lojas físicas;
  • total de vendas por canal;
  • total de vendas por produto e canal;
  • total de vendas por canal e período.

Com essas informações organizadas, visualmente amigáveis e com possíveis aplicações de filtros, você pode direcionar mais esforços nos canais que geram melhores resultados e reduzir recursos daqueles menos efetivos.

Por que criar um dashboard de marketing no Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence – Inteligência de Negócios – e Business Analytics – Análise de Negócios – que permite criar dashboards dinâmicos e interativos.

Afinal, o uso de dados é positivo apenas quando é possível interpretá-los com clareza.

Isso acontece por meio de um conjunto de softwares, aplicativos e conectores trabalhando juntos.

Assim, o Power BI transforma diversas fontes de dados não relacionadas, incluindo bancos de dados, serviços na nuvem e planilhas, em informações conectadas e coesas.

Isso é crucial para os profissionais de marketing, pois muitas vezes é preciso consolidar dados de diferentes plataformas e canais.

Como resultado, é possível acompanhar desde métricas, como o tipo de engajamento em uma campanha em diversas mídias, até realizar análises mais profundas, como entender a percepção da sua marca no mercado.

Com auxílio da IA no Power BI, ainda é possível fazer análises preditivas sobre grandes conjuntos de dados.

Assim, você pode se antecipar a mudanças de tendências ou ao comportamento do público e criar campanhas mais direcionadas e efetivas.

Também com ajuda da IA é possível, por exemplo, fazer cálculos complexos, criar medidas DAX para análises avançadas e obter sugestões para uma análise mais eficaz. Como para avaliar o crescimento de vendas por canal, o alcance de uma campanha ou a experiência do usuário.

Tudo isso economiza tempo e esforços para os profissionais de marketing se concentrarem, de fato, nas estratégias do setor.

Mais vantagens do Power BI para dashboards de marketing

O Power BI se apresenta como uma solução bastante completa e abrangente na criação de dashboards de marketing. Ele possui uma variedade de elementos interativos, como gráficos, mapas e tabelas, permitindo encontrar o modelo de visualização ideal para seus dados.

Esse tipo de recurso auxilia na comunicação mais clara dos insights obtidos, tornando as apresentações de dados mais envolventes.

Além disso, com o Power BI é possível:

  • Ajustar configurações para receber atualizações de dados em tempo real, o que é essencial para os profissionais de marketing que precisam monitorar campanhas e métricas com agilidade.
  • Obter recursos ETL (Extrair, Transformar e Carregar) que permitem a preparação completa dos dados para análise. Especialmente quando os dados brutos precisam ser limpos, modelados e padronizados para facilitar a consulta e a visualização.
  • Obter recursos avançados de segurança e controle de acesso. Isso é crucial para garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso aos dados sensíveis do marketing. Também para evitar que os analistas consumam mais informações do que as necessárias para suas análises.
  • Ter mais autonomia na criação e na análise dos dashboards. Ao capacitar sua equipe com um bom curso de Power BI, os próprios colaboradores conseguem realizar essas operações sem depender de times técnicos.
  • Compartilhar seus dashboards de marketing com dados sempre atualizados para outras pessoas, dentro ou fora da sua organização, de forma segura e rápida.

Leia mais: Power BI: o que é, para que serve, como funciona e vantagens.

Crie campanhas eficazes e atraia seu público com dashboards de marketing

Os dashboards de marketing são ferramentas essenciais para campanhas de sucesso. Eles te ajudam a monitorar tendências de mercado e o comportamento dos consumidores para garantir estratégias mais eficientes e personalizadas.

Essas ferramentas oferecem uma visão ampla dos principais indicadores e métricas do setor, como o desempenho das ações de marketing e o nível de satisfação e de fidelização dos seus clientes.  

Ainda é possível avaliar como essas ações funcionam em diferentes canais e formatos e, assim, escolher o conteúdo mais adequado para seu público.

Além disso, os dashboards de marketing podem te ajudar em análises preditivas relacionadas ao comportamento, às preferências e às necessidades dos consumidores. Isso possibilita que as estratégias de marketing sejam mais criativas, exclusivas e eficazes.

O dashboard de marketing também contribui para integrar e facilitar a comunicação eficiente entre diferentes níveis da organização. Isso porque permite compartilhar os objetivos e os resultados com equipes de vendas, produto e financeiro.

Tudo isso capacita você e sua equipe a monitorar dados de maneira ágil, realizar eventuais correções em ações e planejamentos em tempo hábil, para, assim, economizar recursos e focar no mais importante: garantir experiências melhores e fortalecer sua marca no mercado.

Não tem tempo ou os recursos necessários para criar visuais do zero? Conheça a Fábrica de Dashboards, um conjunto de aceleradores para o desenvolvimento de dashboards personalizados para seus objetivos de negócio.

Mais conteúdo sobre:
Data & AnalyticsNegócios

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: