Saiba reutilizar fluxos de dados no Power BI para expandir o significado das suas análises
Como manter sua empresa competitiva? Como usar de forma mais produtiva a quantidade de dados na Era da Informação? O Power BI Dataflows pode ser a resposta para esses desafios.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Entenda por que utilizar o Dataflows do Power BI para ganhar eficiência nos processos que envolvem o reaproveitamento de vários fluxos de dados.
Você já se perguntou quantos arquivos com as mais diferentes informações você tem acumulado no seu negócio? E quantos tipos de relatórios sua empresa gera todos os dias? Entender como usar a seu favor a avalanche de dados que chegam continuamente de várias fontes, será um diferencial nos tempos atuais. É por isso que o Power BI implementou uma nova funcionalidade: o DataFlows, ou fluxos de dados.
Através de pontos de unificação de dados no DataFlows, você pode aproveitar as informações que já utilizou antes para explorá-las novamente em diferentes contextos. Essa estratégia é crucial para a “Era da Informação”, como vem sendo chamada a época na qual vivemos.
Um benefício determinante para o crescimento das empresas trazido por este momento é a rápida adaptação às flutuações do mercado. Com o armazenamento de grandes volumes de dados e cultura data-driven, os negócios se mantêm alinhados às novas expectativas de todo o ecossistema empresarial. Isso inclui colaboradores, fornecedores e clientes.
Para isso, escolher a tecnologia mais adequada é um passo importante. Ela precisa padronizar os processos de coleta, tratamento e armazenamento de dados, e garantir que você possa utilizá-los quantas vezes for necessário, quando e como quiser.
O que é o Power BI DataFlows?
DataFlows é uma ferramenta do Power BI na qual você pode combinar os dados que já tem para maximizar o aproveitamento deles. A partir dessa combinação, você terá novos relatórios e dashboards com os dados que foram usados em outras ocasiões, e que, por sua vez, concederão novos insights.
Além disso, partindo do fato de que estamos em um contexto Microsoft, há uma excelente integração do DataFlows com outras ferramentas da empresa. Podemos citar, por exemplo, sua conexão com o Azure Data Lake, Excel, serviços cognitivos do Azure e com o Power Automate.
Essas integrações viabilizam a você :
o uso de diferentes fontes de dados;
a criação de automações;
aplicar inteligência artificial e machine learning na preparação dos seus fluxos de dados.
Como funciona o Power BI DataFlows?
Os DataFlows do Power BI são conjuntos de tabelas que servem para armazenar e estruturar dados, assim como acontece nos bancos SQL convencionais.
Você pode conectar suas fontes de dados às tabelas, assim como editá-las e configurar a periodicidade das atualizações automáticas de dados que você escolheu trabalhar. Dessa forma, você sempre acessa suas versões mais recentes.
Você faz isso nos workspaces do serviço do Power BI, ou seja, em sua plataforma SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço). É possível acessá-la com login e senha em qualquer navegador Web.
Para criar seu fluxo de dados dentro do Power BI você utilizará o Power Query Online (com a linguagem M). Já o gerenciamento das tabelas é feito no próprio Power BI, o que é extremamente simples.
Uma mesma tabela pode ser reutilizada para vários fluxos de dados. Isso possibilita que os mesmos dados sejam utilizados para gerar relatórios de diversas métricas e indicadores. Além disso, você pode combinar as tabelas para cruzar e comparar dados de diversas fontes.
O antes e depois do Dataflows
Antes do DataFlows você só podia usar conjuntos de dados para gerar relatórios e dashboards.
A diferença é que ao criar um conjunto de dados, os dados ficavam vinculados a este conjunto. Neste caso, eles não podiam ser usados para gerar outros tipos de relatórios, se não para as métricas configuradas inicialmente.
Agora, há várias outras possibilidades para usar suas informações coletadas. Primeiro, a partir dos fluxos configurados no DataFlows, você ainda pode criar conjuntos de dados específicos para cada métrica que deseja analisar. No entanto, você consegue produzir mais tabelas com os mesmos fluxos de dados, expandindo seu uso para outros relatórios, dashboards e até para criar aplicativos.
Além disso, o DataFlows funciona como um repositório central de dados. Essa vantagem se dá, principalmente, para estabelecer políticas de governança, controle de acesso e segurança das informações.
Isso porque cada uma das tabelas pode ser atribuída aos workspaces dos profissionais que serão responsáveis por suas respectivas análises. Assim, você evita que as pessoas tenham acesso direto às suas fontes de dados, assim como a quaisquer informações sensíveis não competentes a elas.
Como usar o DataFlows?
Se a ideia da utilização do DataFlows é a praticidade, seu uso deve ser fácil e intuitivo. Com alguns cliques, você consegue escolher quais arquivos você quer combinar (aqui, a fonte de suas informações chama-se “entidade”) e gerar sua nova entidade. Dessa maneira, você unifica os seus dados e ainda os mapeia, sabendo exatamente de onde eles vêm.
Para que a entidade criada no DataFlows esteja atualizada de acordo com as entidades dentro dela, é preciso que você a atualize constantemente. Com o Power BI Premium, a quantidade de vezes que você pode atualizar é o sêxtuplo da quantidade de vezes do Power BI Pro (8 vezes ao dia). Além de que essa ação é realizada automaticamente no Premium.
Dê uma olhada na tabela abaixo que demonstra uma comparação de recursos entre os planos Power BI Pro e Power BI Premium.
Aliás, com o Power BI Premium, você tem maior capacidade de armazenamento do que no Pro e tem a possibilidade de criar entidades no DataFlows a partir das outras entidades criadas. Ou seja, você unifica tais dados ao criar uma entidade, depois unifica outros dados criando outra entidade. Com o Premium, você pode criar uma entidade usando essas duas entidades.
Aproveite o DataFlows para dar mais sentido aos seus dados!
Na Era da Informação, a geração e uso massivo de dados é o que dita as regras para o sucesso das empresas. É preciso que todos desenvolvam seu perfil analítico, e mais do que isso, saibam interpretar as informações trazidas pelos dados nos mais diferentes contextos.
Sendo assim, o Power BI implementou o DataFlows para que seja possível reutilizar seus fluxos de dados em vários tipos de relatórios, e também, entre diferentes setores. Ao final, a maior vantagem se dá na governança de dados, uma vez que a ferramenta permite que você tenha maior controle sobre o acesso aos seus dados.
Em paralelo, se você precisa centralizar dados em um único lugar, o DataFlows é a solução ideal. Isso porque você pode armazená-los em suas tabelas estruturadas e deixá-los prontos para utilizá-los quando e como quiser.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade