AtualizaçãoPower BI

Power BI atualização 2022: confira os principais destaques do primeiro semestre

Alguns destaques de atualização do Power BI no primeiro semestre de 2022. Acompanhe a curadoria entre os avanços mais relevantes da ferramenta, feita por especialistas do mercado.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Esteja sempre um passo à frente com relação às atualizações do Power BI e otimize o seu trabalho com Análise de Dados.

Todas as versões do Power BI são atualizadas mensalmente. Ou seja, a cada mês novos recursos são adicionados às aplicações de Desktop e SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço), assim como aos aplicativos mobile. Para isso, a Microsoft leva em consideração, em especial, os comentários e pedidos da sua comunidade de usuários.

É importante ficar por dentro de tudo o que acontece no universo de Power BI. Afinal, a maior parte das melhorias são sugeridas por pessoas reais, com percepções relevantes de quem o utiliza na prática. Assim, o objetivo não é decorar funções e sim otimizar sua própria rotina e logo, seus resultados.

Caso você não consiga acompanhar todas as mudanças mês a mês, você poderá continuar utilizando a versão que já possui do Power BI. Isso porque, geralmente, cada atualização é incremental, ou seja, não modifica ou exclui funcionalidades que já existem, mas sim, adiciona novas formas de trabalhar com a aplicação.

Veja a partir de agora os principais destaques de atualização do Power BI no primeiro semestre de 2022!

5 atualizações do Power BI de janeiro a maio [2022]

As atualizações de janeiro a maio no Power BI incluem:

  • navegadores de página e marcador;
  • novo painel de formato;
  • atualizações do visual do Azure Maps;
  • aprimoramento de Drill Down e Drill Through;
  • integração Power BI e Power Point.

No vídeo abaixo, você poderá ver cada uma dessas mudanças em detalhes:

Principais Atualizações do Power BI – 1º semestre de 2022

Navegadores de página e de marcadores (ou indicadores)

Antes, cada navegador de página ou de marcadores precisava ser configurado um a um. Era necessário criar cada botão separadamente, para que fosse possível alternar entre as páginas ou indicadores dos seus dashboards e relatórios.

Com a nova atualização, foi inserida a opção de criar todos os navegadores de página ou de marcadores de uma só vez. Isso varia de acordo com a quantidade de páginas que existem no seu relatório.

Com essa nova ferramenta, você também consegue personalizar seus botões de navegação todos juntos. Agora você conta com várias opções de preenchimento e outras formatações, como seu posicionamento nas páginas e layout, o que otimiza o tempo de criação dos seus relatórios.

Dashboard do Power BI com novo modelo de navegadores de página
Dashboard do Power BI com navegadores de página atualizados.

Novo painel de formato

O painel de formato nesta atualização foi fixado após ser lançado como uma versão preliminar em 2021. A mudança ocorre na área de visuais do Power BI. Antes, o painel ficava na parte inferior. Agora, o painel de formato fica localizado na parte superior da área de visuais, e está com um novo layout de configuração.

Se a sua versão do Power BI ainda não estiver atualizada, o novo painel não será habilitado. Para atualizar essa funcionalidade, clique na aba ARQUIVOS do seu painel, depois em “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” e logo em seguida,  em “OPÇÕES”. Depois, clique em “RECURSOS DE VISUALIZAÇÃO” e habilite o novo painel selecionando a caixa de diálogo “NOVO PAINEL DE FORMATO”. Por último, clique em “OK”.

Depois disso, você precisará reiniciar o Power BI, e assim que abri-lo novamente, o novo painel estará disponível.

painel de formato antigo e novo painel de formato pós Power BI atualização 2022 semestre 1
Painel de formato antigo comparado ao novo modelo

Atualização do Azure Maps

Antes, somente era possível utilizar informações geográficas de latitude e longitude no visual dos mapas do Azure Maps. O modelo dificultava a vida dos profissionais que precisavam filtrar dados por localidades e regiões.

Com a nova atualização, você pode utilizar também parâmetros como cidade, estado, país e CEP.

Caso a sua versão do Power BI não seja a mais recente, será necessário habilitar a função nas “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” da sua ferramenta. Sendo assim, clique em “RECURSOS DE VISUALIZAÇÃO”, e selecione a caixa de diálogo “VISUAL DO MAPA DO AZURE”, clicando depois em “OK”Reinicie seu Power BI para que a nova função seja atualizada.

novos parâmetros de consulta nos visuais Azure Maps por país e cidade
Novo modelo de consulta nos visuais do Azure Maps

Dica de ferramenta com Drill Down e Drill Through

Você também pode usar a ferramenta “DATA TYPE” no Power BI, que fornece mais informações sobre uma área específica dos seus visuais. Para habilitá-la, posicione o cursor do mouse sobre determinada parte que deseja saber mais.

Antes dessa atualização, você só poderia navegar entre as hierarquias dos seus gráficos através das setas de “DRILL DOWN” e “DRILL UP”. Elas ficavam posicionadas acima dos visuais, ou então, clicando com o botão direito do mouse sobre a área que se desejava analisar e clicando em “Drill Down” ou “Drill Up”.

Agora, dentro da própria dica de ferramenta você já consegue navegar entre os níveis de hierarquia de cada um dos seus gráficos. Essa é uma maneira de descobrir  informações detalhadas sobre os seus dados. 

Para isso, basta posicionar o cursor do mouse sobre a área do gráfico que desejar navegar entre as hierarquias. Então, aguarde poucos segundos para aparecer a opção de “DRILL DOWN” ou “DRILL UP”

Também é possível aplicar o “DRILL THROUGH” à sua dica de ferramenta. Dessa forma, você consegue obter as informações detalhadas sobre cada área e nível de hierarquia do seu gráfico.

Esse recurso também precisa ser habilitado caso sua versão do Power BI não esteja atualizada. Vá até suas “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES”, depois em “RECURSOS DE VISUALIZAÇÃO”, e por fim, selecione a caixa de diálogo “DICAS DE FERRAMENTAS VISUAIS MODERNAS”. Clique em “OK” em seguida.

botões de Drill Down e Drill Through na dica de ferramenta
Drill Down e Drill Through na dica de ferramenta

Integração entre Power BI e Power Point

Essa foi uma das atualizações do Power BI mais aguardadas entre a sua comunidade de usuários. Antes, para criar apresentações de relatórios no Power Point, era preciso tirar um print da tela dos dashboards para inserir no arquivo PPT.

Agora, você pode adicionar o suplemento do Power BI direto no Power Point. Basta clicar em em “INSERIR”, depois em “SUPLEMENTO” e “ADICIONAR” ao localizar o Microsoft Power BI. Então, é só inserir o link do relatório que você deseja colocar em sua apresentação.

Leia também: Mantenha equipes focadas e produtivas com Microsoft 365.

área do power point para inserir URL do relatório de dados
Área do Power Point para inserir URL do relatório do Power BI

Repare que sua própria apresentação do Power Point mantém a interatividade fornecida pelo Power BI. Assim, você pode manipular e apresentar seu relatório de forma dinâmica, sem precisar sair do slide.

apresentação do Power Point com o relatório do Power BI interativo
Interatividade do relatório na própria apresentação PPT

Principais atualizações de junho [2022]

Em junho de 2022, as principais atualizações do Power BI abrangem:

  • nova forma de visualização do Power BI com Datamarts;
  • melhorias na navegação das tabelas;
  • zoom de tela no Microsoft Teams.

Visualização de Datamarts

Ainda no mês de maio de 2022 foi anunciada a conexão do Power BI com Datamarts, um tipo de data warehouse, ou repositório de dados, mais simples, que reúne dados que seguem uma linha ou assunto específico para facilitar e agilizar buscas e insights de bancos de dados relacionais.  

No mês de maio de 2022 foi anunciada a conexão do Power BI com Datamarts. Trata-se de um modelo simplificado de data warehouse, ou repositório de dados. Seu papel é reunir dados que seguem um assunto específico para facilitar e agilizar buscas e, assim, gerar insights de bancos de dados relacionais.  

No mês de junho, a função foi atualizada para que você consiga conectar Datamarts a partir do botão “Hub de dados”. Agora os usuários podem visualizar e reaproveitar os datamarts que já foram criados em outros relatórios.

botão "Data hub" para acessar os Datamarts
Botão de conexão do Power BI aos Datamarts

Navegação em tabelas

Em junho, o Power BI sofreu vários aprimoramentos de desempenho, usabilidade e acessibilidade para a navegação em tabelas de dados.

Entre os aperfeiçoamentos estão:

  • rolagem e renderização otimizadas;
  • mudança na aparência das linhas de grade e estilos de seleção;
  • novos atalhos de teclado;
  • atualização de ícones de formatação condicional;
  • associação de imagens com alt text (texto alternativo).
novo formato de navegação em tabelas
Novas formas de navegar nas tabelas do Power BI

Zoom de tela no Microsoft Teams

O Microsoft Teams é o aplicativo de chat, videoconferências e chamadas online, ideal para trabalhos em equipe. A novidade é que agora você pode usar o recurso de zoom nos relatórios do Power BI para apresentações em equipes no Microsoft Teams. O zoom facilita a visualização de partes dos relatórios, além de permitir ajustes de pixels, se necessário.

Entenda mais sobre a ferramenta: Microsoft Teams, como funciona? Otimize a rotina da sua equipe.

Você também pode conferir todas as atualizações do primeiro semestre por completo no blog do Power BI, para não ficar por fora de nenhuma novidade.

Relatório do Power BI conectado ao Microsoft Teams
Relatório do Power BI apresentado no Microsoft Teams

Qual é a versão mais recente do Power BI?

Hoje, a versão mais recente do Power BI é a 2.118.621.0, que você pode baixar neste link ou direto na Microsoft Store. Vale lembrar que no segundo caso, a loja pode ser acessada direto do seu sistema operacional Windows.

A vantagem de usar a Microsoft Store para instalar o Power BI Desktop é que as próximas versões serão atualizadas automaticamente.  Isso significa que você não vai precisar se preocupar em fazer isso de maneira manual, que é o caso do download feito pelo site.

É importante ressaltar que você não precisa desinstalar a versão do Power BI que já possui para instalar a mais recente. Você pode fazer o download e instalação da versão atual, que automaticamente substituirá a versão antiga.

No entanto, se você fez o download do Power BI pelo próprio site da Microsoft e quer que as versões passem a ser atualizadas automaticamente, neste caso específico será preciso desinstalar seu aplicativo desktop, para instalá-lo novamente pela Microsoft Store e contar com as atualizações automáticas.

Não pare de evoluir em suas análises de dados com o Power BI!

Uma das principais características de uma ferramenta tecnológica inovadora é sua capacidade de adaptação. É preciso se manter em constante evolução para conseguir atender às necessidades e expectativas do mercado. Essa é uma das maneiras de se destacar em meio a milhares de soluções que surgem constantemente, mas logo tornam-se obsoletas.

Sem dúvidas, a agilidade de atualizações do Power BI, faz desta ferramenta de inteligência de negócios, um exemplo de resiliência. Principalmente por sempre trazer as melhorias mais esperadas por seus usuários. Somente entre janeiro e maio de 2022, foram mais de trinta atualizações, com impactos de otimização para diversas funções de relatórios, visuais e conectividade. Se você quer adotar ou já aderiu a uma cultura de dados, continue acompanhando cada nova mudança do Power BI para ter acesso aos modelos mais avançados de Data & Analytics.

Conheça também outros aplicativos que fazem parte da mesma plataforma: Microsoft Power Platform, para trazer ainda mais inovação para sua empresa.

Mais conteúdo sobre:
AtualizaçãoPower BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: