Power BI atualização: novo alternador de layout e outros destaques de agosto de 2023
As atualizações do Power BI disponíveis a partir de agosto de 2023 trazem mais flexibilidade para personalizar visuais, publicar projetos PBIP e definir o conteúdo prioritário no aplicativo mobile.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Novo alternador de layout, aprimoramentos na função On-object, mais configurações para gráficos de dispersão e mapas são algumas novidades de agosto do Power BI.
O Power BI traz todos os meses novos recursos e melhorias para ajudar você e sua equipe a analisar dados de forma mais eficaz. E nós, te ajudamos a identificar o que é mais relevante para sua rotina. Continue a leitura para ficar por dentro das últimas novidades da ferramenta!
Em agosto houve a atualização da função ORDERBY. Agora, é possível especificar como você deseja tratar os espaços em branco nos dados durante sua ordenação.
Ao utilizar a função ORDERBY, portanto, você conseguirá adicionar “BLANKS LAST” ou “BLANKS FIRST” para indicar a posição desses espaços em branco.
Já em conectividade de dados, você encontrará uma experiência moderna de conectividade e descoberta de dados em Dataflow, Dataflow Gen2 e Datamart. A atualização garante mais agilidade para quem pesquisa e deseja se conectar aos diferentes artefatos do MS Fabric por meio do hub de dados OneLake.
E além dos próximos destaques que traremos a seguir, houve atualizações em diversos visuais do AppSource. Isso possibilita que equipes de marketing, RH, contabilidade, finanças, manufatura e de outros setores possam desenvolver dashboards e relatórios ainda mais compreensíveis e interativos.
Mais destaques do Power BI na atualização de agosto de 2023
Além dos recursos citados antes, há mais novidades no Power BI que você não pode perder. Veja o que você pode fazer a partir das atualizações de agosto de 2023:
Alternar entre os layouts desktop e mobile com mais facilidade.
Personalizar os elementos dos visuais a partir de novos recursos na função On-object – interação no objeto.
Customizar e deixar mais informativo o intervalo de bolhas em gráficos de dispersão e mapas.
Escolher qual conteúdo você quer ver assim que iniciar o Power BI Mobile.
Publicar projetos do Power BI no Power BI Desktop sem precisar salvá-los antes como PBIX.
Já imaginou ter uma equipe preparada para usar cada recurso do Power BI?
Intensifique a experiência de aprendizado com nosso curso corporativo. Você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Ao gerar um relatório ou dashboard no Power BI ocorre uma otimização de seu layout para deixá-lo responsivo. Assim, é possível garantir boa experiência ao visualizá-los em diferentes telas. Seja no desktop e na web, seja em dispositivos móveis.
Enquanto você estiver desenvolvendo seus relatórios e dashboards, portanto, poderá alternar entre o layout desktop e o mobileparapré-visualizar como eles aparecem nesses formatos.
O problema é que antes da atualização do Power BI em agosto de 2023, você precisava fazer essa alternância de maneira pouco ágil.
Era necessário, primeiro, clicar em “EXIBIÇÃO” e depois no ícone que representa um dispositivo móvel.
Mas agora, existe um caminho muito mais prático e intuitivo. O novo alternador de layout está posicionado ao lado da paginação do seu relatório.
Com os novos botões, você consegue alternar entre os layouts dos seus relatórios com apenas um clique.
Atualizações no recurso interação no objeto (On-Object)
A atualização “On-object” lançada no Power BI em março de 2023 introduz uma maneira mais intuitiva de criar e formatar objetos diretamente na área do visual.
Desde então, O Power BI tem atualizado constantemente esse recurso para deixá-lo cada vez melhor. E em agosto, surgiram mais duas atualizações para aprimorá-lo. Veja quais são elas a seguir.
Redimensionamento e posicionamento dos menus do objeto
Anteriormente, quando você usava o recurso de interação no objeto para adicionar e personalizar elementos visuais, havia limitações quanto ao redimensionamento dos menus horizontais.
Mas com as atualizações de agosto de 2023, o Power BI fez melhorias para permitir que você redimensione esses menus horizontalmente.
Isso favorece quando você está trabalhando com nomes longos de campos ou elementos. E significa que você pode ajustar o tamanho dos menus conforme a quantidade de informações que eles contêm.
Além disso, houve aprimoramento do posicionamento dos menus do objeto para melhor aproveitar o espaço na tela.
Antes, quando um visual estava próximo à parte inferior da tela, você tinha de rolar o menu do objeto para ver e usar todas as opções.
Agora, o menu no objeto se move para cima e pode se estender pela tela, permitindo que você veja e use todas as opções sem precisar rolar para baixo.
Subseleções de formato no objeto nos modos Spotlight e Focus
No contexto de realçar ou expandir um visual no modo “Focus”, agora você pode aplicar formatação específica a partes selecionadas do seu visual. Assim, é possível chamar a atenção para as partes mais importantes dos seus visuais ao apresentar dashboards e relatórios.
Por exemplo, se você deseja enfatizar um elemento específico em um gráfico, pode usar estilos de formatação diretamente nessa parte destacada. Este é o caso do exemplo abaixo, onde determinadas barras do gráfico foram destacadas no modo “Spotlight”.
Além disso, no modo de foco, há melhorias na indicação de quando você está no modo de formatação.
Antes, a mudança para o modo de formatação era sutil e não tão evidente. Agora, você conta com um botão no cabeçalho do visual para deixar mais claro quando você está no modo de formatação.
Isso ajuda a evitar confusões e facilita a compreensão de quando você está editando seus objetos.
Essas melhorias ajudam você a criar painéis e relatórios mais concisos e aprimorados visualmente.
Nova configuração de escala de intervalo de bolhas
A escala de intervalo de bolhas – Bubble Size Scale – no Power BI refere-se ao controle e configuração da escala dos tamanhos das bolhas em um gráfico de bolhas – Bubble Chart.
Esse tipo de gráfico serve para exibir dados em três dimensões: os valores dos eixos X e Y representam duas variáveis numéricas, enquanto o tamanho das bolhas representa uma terceira variável numérica.
A escala de intervalo de bolhas permite ajustar como os tamanhos das bolhas serão representados no gráfico. Isso para enfatizar determinados aspectos dos seus dados ou para garantir mais clareza e compreensão sobre a visualização das bolhas.
Com as atualizações do Power BI em agosto de 2023, há uma nova configuração para os gráficos de dispersão e mapas. Os gráficos do Azure Maps também incluirão esta atualização.
Agora, portanto, é possível configurar como os tamanhos das bolhas respondem aos dados a partir de três opções:
Magnitude: as áreas das bolhas agora refletem mais de perto as proporções dos dados. Isso significa que, se uma bolha é duas vezes maior do que outra, ela representa aproximadamente o dobro do valor na terceira variável.
Intervalo de Dados: ajuste os limites dos intervalos das bolhas para corresponder aos valores mínimos e máximos dos dados. Isso ajuda a mostrar visualmente o alcance dos valores da terceira variável.
Automático: para novos relatórios, o Power BI escolhe automaticamente a opção mais adequada entre as duas mencionadas acima com base nos seus dados. Isso é útil se você não tiver certeza de qual opção escolher.
Ajuste essa configuração no painel de formatação, em: MARCADORES > FORMA > ESCALA DE INTERVALO PARA GRÁFICOS DE DISPERSÃO OU BOLHAS > TAMANHO > ESCALA DE INTERVALO PARA MAPAS.
Nova opção para escolher conteúdo de inicialização no Power BI Mobile
Você tem relatórios prioritários, que costuma visualizar com frequência em seu Power BI Mobile? Agora, você pode definir um determinado relatório ou dashboard como inicialização do aplicativo.
Ou seja, assim que você abrir seu aplicativo móvel do Power BI, ele já abrirá diretamente nesse visual.
Para habilitar este novo recurso é muito simples. No Power BI Mobile, escolha em seu workspace o relatório ou dashboard que deseja priorizar na inicialização do aplicativo. Então:
Toque nos “TRÊS PONTOS” (…) para abrir as opções.
Depois, toque em “DEFINIR COMO ITEM DE INICIALIZAÇÃO”.
E desabilitar a função também não é nada difícil:
Entre nas “CONFIGURAÇÕES” do Power BI Mobile através do ícone de engrenagem do seu perfil.
Toque em “ITEM DE INICIALIZAÇÃO”.
Desabilite o botão e seu Power BI Mobile não mais apresentará a funcionalidade.
Publicar um projeto do Power BI (PBIP) no Power BI Desktop
O Power BI Project (PBIP) é uma abordagem introduzida no Power BI Desktop para criar, colaborar e salvar projetos de maneira mais organizada e colaborativa.
Ele permite que você salve seu trabalho como um arquivo “Power BI Project” (PBIP), que consiste em definições de artefatos de relatório e conjunto de dados armazenados como arquivos de texto JSON, em uma estrutura de pasta simples e intuitiva.
Antes das atualizações de agosto, quando você queria publicar seus projetos do Power BI (PBIP) no serviço online do Power BI, precisava primeiro salvar seu trabalho como um arquivo .pbix e, em seguida, fazer a publicação.
Agora, você pode pular a etapa de salvar como .pbix e publicar diretamente seus arquivos PBIP do Power BI Desktop.
Essa mudança traz como benefícios a simplificação do processo de publicação dos seus projetos, além de garantir mais flexibilidade, permitindo que você escolha como deseja publicar seus projetos, seja como PBIX ou PBIP.
Personalize em detalhes ao aproveitar as atualizações do Power BI
O Power BI continua trazendo recursos e melhorias significativas para aprimorar sua capacidade de análise de dados. Com as atualizações em agosto de 2023, a ferramenta promete tornar sua experiência ainda mais dinâmica e personalizada.
Em resumo, você viu:
As atualizações na função ORDERBY oferece maior controle sobre os espaços em branco, adicionando a flexibilidade de classificá-los como “BLANKS LAST” ou “BLANKS FIRST”.
As melhorias na conectividade de dados tornam a pesquisa e conexão com artefatos do MS Fabric mais ágil e eficiente.
O AppSource também não ficou de fora, com atualizações em vários visuais, tornando possível criar dashboards e relatórios ainda mais interativos e compreensíveis.
O novo alternador de layout traz mais produtividade ao desenvolver dashboards e relatórios, com botões de alternância mais bem posicionados.
Você também poderá personalizar os elementos dos seus visuais com mais flexibilidade a partir das atualizações da função On-object, ou interação no objeto.
Os gráficos de dispersão e mapas agora oferecem maior controle sobre a escala de intervalo de bolhas, permitindo que você destaque informações críticas.
No Power BI Mobile, você pode escolher o conteúdo que deseja ver assim que abrir o aplicativo, tornando-o ainda mais adaptado às suas necessidades.
E, por fim, a capacidade de publicar projetos do Power BI (PBIP) diretamente do Power BI Desktop simplifica o processo de colaboração e compartilhamento de projetos.
Não deixe de explorar essas atualizações e personalizar sua experiência para alcançar insights mais valiosos em seus dados. Veja também os updates mais recentes: [Power BI atualização] Novidades em setembro de 2023.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade