Power BI atualização: disponibilidade geral do Microsoft Fabric e outros destaques de novembro de 2023
Confira as atualizações do Power BI em novembro de 2023, com destaque para novidades no Microsoft Fabric e novos recursos que promoverão uma experiência ainda mais intuitiva e interativa.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
As atualizações do Power BI em novembro de 2023 trouxeram novas ferramentas para aumentar ainda mais sua produtividade e aprimorar a exploração do contexto dos dados.
Que o Power BI transforma informações complexas em insights claros e acionáveis você já sabe. Mas você viu os novos recursos que chegaram com a atualização de novembro de 2023? A gente te mostra os principais destaques a partir de agora.
A primeira novidade é a disponibilidade geral do Microsoft Fabric e a visualização pública do Copilot no Microsoft Fabric, incluindo a experiência do Power BI.
O Microsoft Fabric oferece uma plataforma de dados ponta a ponta, unificando sete cargas de trabalho analíticas:
Data Factory;
Data Engineering;
Data Warehouse;
Data Science;
Real-Time Analytics;
Data Activator; e
Power BI.
Dessa forma, engenheiros e cientistas de dados, assim como analistas e usuários de negócios podem trabalhar juntos em um único ambiente para obter e apresentar o melhor dos dados.
Essa atualização, portanto, se destaca especialmente pela disponibilidade de compra do Microsoft Fabric e pela inclusão de recursos de IA à plataforma, o Copilot.
O Copilot transforma como as equipes lidam com dados, pois capacita usuários de todos os níveis de habilidade a criar relatórios e obter sugestões relevantes.
Além disso, seus recursos incluem resumos narrativos – antiga “narrativa inteligente” renomeada para “Narrativa com Copilot” – consultas em linguagem natural e segurança avançada.
Você pode obter mais detalhes sobre todas as atualizações do Microsoft Fabric, incluindo os pré-requisitos para obtê-lo, neste link.
Entre tantos recursos importantes de novembro, você ainda conta com o novo conector “Gráfico de recursos do Azure”. Ele permite transformar suas consultas do Azure Resource Graph em visualizações de dados no Power BI.
Outros conectores também foram atualizados, como Profisee, Bloomberg Enterprise Data and Analytics, Dremio e Celonis.
Mais destaques do Power BI na atualização de novembro de 2023
A atualização do Power BI em novembro de 2023 traz uma série de avanços para explorar e interagir com os dados. Essas adições não apenas ampliam a personalização e a flexibilidade da ferramenta, mas também aprimoram a experiência de visualização, permitindo tomar decisões mais rápidas e precisas.
Veja como elas beneficiam seu trabalho:
Com os rótulos de referência você pode trazer mais contexto aos seus cards totalizadores e, assim, obter melhor compreensão do andamento de métricas e resultados.
O novo visual de segmentação de botão permite customizar seus botões de segmentação de dados de maneira avançada, garantindo mais interatividade com os dados dos seus dashboards e relatórios.
Já a nova janela de visualização da consulta DAX fornece uma área exclusiva para realizar consultas em modelos de dados com DAX, assim como para testar medidas previamente, sem precisar criar um visual inteiro para isso.
Com as sugestões de sinônimos do Copilot para os visuais de Perguntas e Respostas você não precisa mais perder tempo identificando e aplicando os sinônimos adequados às suas tabelas e colunas de dados.
E agora, há uma nova nomenclatura para os conjuntos de dados que representa sua evolução de recursos, além de eliminar a ambiguidade com outras nomenclaturas encontradas no Microsoft Fabric.
Os rótulos de referência são um novo recurso do Power BI para inserir informações adicionais aos cards totalizadores – cartões para visualizar dados de forma resumida.
Com a nova função você pode, por exemplo, ter em um mesmo card de forma organizada e personalizada:
o número de contratações de funcionários deste ano;
número de contratações do ano anterior;
meta de contratações estipulada para este ano.
Ou seja, nesse caso você consegue comparar o número de contratações do ano atual vs. do ano anterior e monitorar se conseguiu alcançar a meta ou quanto falta para atingi-la.
Mas não são só comparativos e metas que você pode incluir em seus rótulos de referência. Você pode também adicionaraos cards as métricas principais relacionadas aos dados do cartão, benchmarks e outros detalhes relevantes para o objetivo da sua análise.
As etiquetas de referência estão habilitadas por padrão para todos os usuários do Power BI. Vamos te mostrar a seguir como ativá-las e personalizá-las.
Como inserir as rótulos de referência
Para adicionar etiquetas de referência em um card totalizador, siga o passo a passo abaixo:
Na “GALERIA DE VISUAIS” adicione o visual de cartões ao seu painel.
Em “DADOS” selecione a medida principal do seu card para inseri-la.
Repare que o cartão já aparecerá com a medida principal. Em nosso exemplo, são as “contratações”.
Agora você precisa adicionar as demais medidas ao card. Para isso, siga as etapas:
Habilite o seu “PAINEL DE FORMATO” em “+” para facilitar o processo.
No painel de formato, desça até a nova área “RÓTULOS DE REFERÊNCIA”.
Abra o painel “DADOS” para encontrar as medidas que adicionará ao seu cartão. No nosso caso vamos inserir três medidas adicionais, marcadas na segunda imagem.
Arraste e solte as medidas desejadas para a área “ADICIONAR DADOS” em “RÓTULOS DE REFERÊNCIA”.
Seu cartão já aparecerá com as novas medidas e estará pronto para ser customizado.
Como personalizar os rótulos de referência
Ao inserir todas as medidas ao seu card, você pode customizá-lo como preferir. Para isso, o Power BI disponibiliza recursos para personalizar os títulos, valores, detalhes e o layout do cartão.
Então, siga o passo a passo:
Selecione o cartão que irá personalizar.
No “PAINEL DE FORMATO”, desça até a área “CARTÕES”.
Nesta área você ainda irá realizar alterações somente na parte onde contém a medida principal do seu cartão.
Você poderá optar por aplicar as mesmas configurações em todos os cartões selecionados (caso haja mais de um), além de adicionar ou remover preenchimento, bordas, sombreamento, mudar o brilho e exibir uma barra de destaque.
Ao finalizar essas alterações, feche a guia de cartões e abra a guia “TEXTO EXPLICATIVO” para alterar estilo, cor e tamanho das fontes de texto e de valores.
Agora, feche a guia de texto explicativo para expandir a guia “RÓTULOS DE REFERÊNCIA”.
Altere a área “APLICAR CONFIGURAÇÕES PARA” para “TODOS” se quiser customizar todos os rótulos do card de uma vez.
Agora você terá a possibilidade de personalizar os títulos, os valores e os detalhes dos rótulos de referência, conforme as necessidades.
Em “DETALHES” você ainda pode adicionar medidas para, por exemplo, exibir detalhes como a porcentagem que sua empresa está acima da meta – no nosso exemplo seria a meta de contratações – ou quanto ainda falta para você atingi-la.
A partir das customizações, seu card já estará pronto e completo para você acompanhar suas principais métricas.
Segmentação de botão (Slicer Button)
O Slicer Button, ou segmentador de botão, é um novo visual do Power BI que chegou com a atualização de novembro de 2023. Ele permite criar botões personalizáveis para segmentar ou filtrar dados em relatórios.
Você pode usar os novos botões de segmentação de dados para selecionar um valor ou uma lista de valores – pois agora eles permitem seleção múltipla de valores – em um visual e, assim, explorar dados específicos para gerar insights.
Antes, você tinha um segmentador de dados que não permitia customizações avançadas. Mas agora, você tem a possibilidade de personalizar a forma, aparência e estilo dos botões, inserir imagens e até usar o recurso “dica de ferramenta”.
Por exemplo, você pode criar um botão de segmentação para um campo de dados de produto.
Através dele você pode selecionar um produto específico ou uma lista de produtos. Dessa forma, o visual mostrará apenas os dados desse produto ou da lista e você conseguirá, por exemplo, comparar os dados desses diferentes produtos.
Como habilitar e personalizar a segmentação de botão
Por ser um recurso que ainda está em versão preliminar, você precisa habilitá-lo primeiro. Para isso:
Clique em “ARQUIVO”, depois em “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” e em “OPÇÕES”.
Em “RECURSOSDE VISUALIZAÇÃO” marque a opção “ELEMENTO VISUAL DE SEGMENTAÇÃO DE BOTÃO”.
Reinicie o Power BI e encontre em sua “GALERIA DE VISUAIS” os novos visuais denominados “FATIADOR” e “SEGMENTAÇÃO DE DADOS”.
Com o recurso habilitado você começará a trabalhar com seu novo visual. Siga as seguintes etapas:
Na “GALERIA DE VISUAIS” selecione o visual “FATIADOR” na sessão “SEGMENTAÇÃO DE DADOS”.
Posicione-o da maneira mais adequada e insira as medidas desejadas. Em nosso exemplo, adicionamos uma medida de “produtos”, na qual diferentes produtos da Microsoft estão listados.
Personalize seu visual conforme as necessidades, como alterar o layout, as formas dos botões, tamanho e estilo das fontes.
Agora vem uma parte importante desse processo. Se você quiser permitir que mais de um botão seja selecionado, em “CONFIGURAÇÕES DA SEGMENTAÇÃO” no “PAINEL DE FORMATO” desabilite a opção “SELEÇÃO ÚNICA”. Assim, é possível selecionar múltiplos botões a fim de realizar comparativos e analisar mais dados.
Você também tem a opção de personalizar os botões conforme cada estado: padrão, focalizar, pressionar, selecionado.
Por exemplo:
Deixá-los com um fundos e cores padronizados enquanto não há nenhuma seleção.
Colorir com cores diferentes enquanto estão selecionados ou com o passar do mouse.
Trocar a cor da fonte quando o botão estiver selecionado.
Inserir imagens nos botões, como logotipos de produtos ou marcas.
Os botões de segmentação são uma maneira versátil de interagir com visuais no Power BI. Com eles você melhora a compreensão dos dados ao tornar os relatórios mais interativos e facilitar a exploração das informações.
Visualização de consulta DAX
Essa atualização do Power BI lançada em novembro adiciona uma nova janela dentro do Power BI Desktop que permite escrever e rodar consultas DAX diretamente em seu modelo de dados.
É um jeito mais fácil de explorar e ver informações no seu modelo sem precisar criar um visual do zero ou usar outra ferramenta. Além disso, é uma maneira de pré-visualizar se suas medidas DAX irão funcionar.
Com a visualização de consulta DAX, é possível ver e testar as fórmulas que você usa no seu modelo, e até fazer mudanças por ali mesmo.
Veja como isso funciona nos próximos tópicos.
Como escrever e executar consultas DAX no modelo de dados
Assim como a atualização anterior, esta também é um recurso de pré-visualização e você precisa habilitá-lo para funcionar. Siga as etapas:
Clique em “ARQUIVO”, depois em “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” e em “OPÇÕES”.
Em “RECURSOSDE VISUALIZAÇÃO” marque a opção “VISUALIZAÇÃO DE CONSULTA DAX”.
Reinicie o Power BI e encontre a nova janela de visualização de consulta DAX no menu lateral esquerdo, abaixo do menu “exibição de modelo”.
Agora, inicie suas consultas DAX:
Clique na nova janela “VISUALIZAÇÃO DA CONSULTA DAX”.
Insira a função “EVALUATE” e, abaixo, a tabela que deseja consultar.
Selecione toda a função e clique em “EXECUTAR” para obter o resultado.
Assim, na área “RESULTADOS” você verá apenas a tabela mencionada na função.
Você também consegue aplicar outros filtros à sua tabela. Por exemplo:
Escreva a função “EVALUATE” para começar sua consulta DAX.
Insira abaixo a função “TOPN”. Em nosso exemplo, queremos filtrar os três primeiros departamentos da nossa tabela “departamentos”. Veja na imagem como a fórmula ficou para obtermos o resultado esperado:
Como testar medidas DAX na nova guia visualização de consultas
Outra vantagem da nova guia de visualização de consultas DAX é a possibilidade de testar medidas.
Em vez de criar uma medida DAX e inseri-la em um visual pronto para verificar se ela funcionará corretamente, você pode agora testá-la antes.
Para isso, siga as seguintes etapas:
Na guia “VISUALIZAÇÃO DA CONSULTA DAX” .
Abra a função “DEFINE” para definir uma expressão DAX como uma variável.
Comece a criar sua medida com “MEASURE”, defina a tabela onde ela será armazenada e nomeie a medida para identificá-la. Nossa medida, por exemplo, chama-se “NOVOSALARIO”
Agora estabeleça o objetivo da medida. No nosso caso, será uma medida para calcular valores em uma tabela. Por isso, usamos a função “CALCULATE” e a função “SUM”, pois queremos somar os valores.
Aponte em qual tabela a fórmula deverá funcionar. Em nosso exemplo, queremos calcular dados da tabela “salário”.
Também fizemos um filtro com “KEEPFILTERS”, pois queremos apenas a soma dos salários de funcionários maiores de 18 anos.
Mas somente isso não é o suficiente. É necessário criar um registro dessa medida. Para isso:
Chame a função “EVALUATE” e insira o “NOME DA MEDIDA” que você criou acima.
A medida só funcionará se você a transformar em um registro. Por isso, abra “CHAVES” – “{}” – antes dos colchetes – [].
Clique em “EXECUTAR” para testar a medida que criou.
Caso a medida tenha funcionado corretamente, você pode adicioná-la à sua sessão de medidas no Power BI. Basta clicar em “ADICIONAR NOVA MEDIDA”, que está entre as linhas 1 e 2 da sua fórmula.
Já imaginou ter uma equipe preparada para usar cada recurso do Power BI?
Intensifique a experiência de aprendizado com nosso curso corporativo. Você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Visual de Perguntas e Respostas com sinônimos sugeridos do Copilot
Junto das atualizações do Power BI em novembro de 2023 também há novos recursos do Copilot.
Esse update se dá no gráfico de “Perguntas e Respostas” – Q&A. O visual é uma excelente opção para os usuários pouco experientes em análise de dados. Isso porque permite fazer perguntas em linguagem natural sobre os dados e obter respostas por meio de recursos visuais.
Antes, você precisava inserir manualmente no visual cada sinônimo de suas tabelas e colunas para que ele compreendesse todo o contexto das perguntas, independentemente da forma como são feitas.
Mas agora, o próprio Copilot fornece as sugestões de sinônimos, bastando a você apenas revisar e, se preciso, refinar as sugestões.
Para usar esse novo recurso do Copilot, faça o seguinte processo:
Adicione um visual de “PERGUNTAS E RESPOSTAS” ao seu painel ou relatório.
No próprio visual, clique no “BOTÃO DE ENGRENAGEM”, para ir às configurações.
Clique em “SINÔNIMOS” e vá para a guia “SINÔNIMOS”.
Veja que você possui três colunas: “Tabelas e campos”, “Sinônimos aprovados” e é em “Sugestões” que o Copilot fornecerá as sugestões de sinônimos, como na terceira imagem abaixo.
Para acatar as sugestões do Copilot, basta clicar no botão “+”. E para recusar, clique no botão “x”.
A inclusão das sugestões do Copilot é uma melhoria significativa para o visual de Perguntas e Respostas. Essa mudança torna o visual mais poderoso e fácil de usar, além de otimizar o tempo dos criadores de relatórios e dashboards eliminando o processo manual de adição de sinônimos.
Conjuntos de dados renomeados para modelos semânticos
Por fim, também houve uma mudança significativa no serviço do Power BI – o Power BI SaaS.
Agora, não usamos mais a nomenclatura “conjunto de dados”, ou “dataset”, mas sim, “MODELO SEMÂNTICO”, ou “SEMANTIC MODEL”.
A nova nomenclatura reflete a evolução dos conjuntos de dados para uma tecnologia de modelagem semântica de nível empresarial. E combina com a disponibilidade geral do Microsoft Fabric, na qual os modelos de Machine Learning também foram renomeados.
Descubra novas maneiras de explorar os dados com Power BI
O mês de novembro de 2023 trouxe atualizações bastante relevantes para sua experiência no Power BI. São novos recursos que tornarão a exploração dos dados ainda mais dinâmica, envolvente e de fácil compreensão.
Em resumo você viu:
Disponibilidade geral do Microsoft Fabric, que agora está disponível para compra e traz novos recursos de inteligência artificial generativa integrados.
Novo conector e atualizações de conectores para expandir sua conectividade de dados.
Rótulos de Referência que trazem mais contexto aos seus visuais de cartões, aprimorando a compreensão de dados, metas e métricas.
Segmentação de Botãopersonalizada, garantindo mais flexibilidade e interatividade nos relatórios e dashboards.
Visualização da consulta DAXe teste de medidas, que permitem explorar modelos de dados de forma mais direta e ainda testar expressões antes de inseri-las nos visuais.
Experiência do Copilot em visuais de Perguntas e Respostas para economizar tempo com a adição de sinônimos e obter insights aprimorados.
Renomeação dos conjuntos de dados para modelos semânticos, refletindo a evolução dos conjuntos de dados para um nível mais abrangente.
Essas atualizações trazem novas maneiras de explorar as informações da sua empresa, proporcionando uma experiência mais rica e eficiente no universo do Power BI.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade