CopilotProdutividade

Introdução ao Copilot no Power Automate: como usar a IA da Microsoft

A IA generativa chegou ao ecossistema de produtos Microsoft 365 para auxiliar na automatização de tarefas e processos, usando linguagem natural. Confira como usar o Copilot no Power Automate.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Não fique para trás e saiba como aproveitar o Microsoft 365 Copilot para automatizar tarefas e aumentar a eficácia do trabalho em sua organização.

O cenário da automação nunca mais será o mesmo. A ascensão da inteligência artificial generativa (IAG), ou “Generative AI” (GAI), está transformando a maneira como os negócios encaram a produtividade.

Isso porque ela assumiu o papel de um parceiro que não só alivia as tarefas rotineiras, mas também acrescenta criatividade e agilidade às ações diárias de qualquer profissional.

Essa não é apenas uma tendência momentânea. Segundo previsões do grupo Gartner, líder global em consultoria tecnológica, até 2026, mais de 100 milhões de humanos envolverão colegas robóticos para contribuir com seu trabalho.

Mas não é só. Ainda conforme o estudo, até 2024, 40% dos aplicativos corporativos terão IA de conversação incorporada. E, até 2026, a IA de design generativo automatizará 60% dos esforços de design para novos sites e aplicativos.

Enquanto o mundo empresarial testemunha a transformação, a Microsoft se destaca ao trazer essa revolução para dentro de seus produtos e serviços. Com um investimento multibilionário, a IA generativa, agora, permeia desde os aplicativos da Power Platform até o Microsoft 365.

E neste epicentro está o Copilot, uma das novas ferramentas de IA da Microsoft, alimentada com a tecnologia GPT-4.

O Copilot é um assistente pessoal, apto a executar tarefas, oferecer insights e aprimorar fluxos de trabalho. É como ter um copiloto que assume as tarefas de menor valor, permitindo que você se concentre em demandas criativas ou mais complexas.

Ao unir essa tecnologia ao Power Automate, a Microsoft está garantindo ainda mais acessibilidade à automatização de processos.

Assim, é possível aumentar a produtividade e eficiência nas organizações, empoderando todos os usuários a fazerem mais com menos.

As vantagens de usar o Copilot no Power Automate

O Power Automate, aplicativo integrante da Power Platform, é destinado à automação de tarefas e processos. Em sua essência, a ferramenta eleva a eficiência dos profissionais ao minimizar os erros inerentes a atividades manuais e repetitivas, enquanto impulsiona a produtividade.

Ele se destaca por ser uma ferramenta low-code, ou de baixo código. Por isso, é possível criar a maioria dos fluxos automatizados de maneira simplificada, apenas arrastando e soltando objetos.

Porém, ainda pode haver dificuldade para usuários iniciantes durante seu uso, bem como oportunidades de acelerar a criação dos fluxos para usuários profissionais.

São nesses momentos que o Copilot no Power Automate faz total diferença.

Com ele, todos os colaboradores, independentemente de sua área de atuação, precisarão apenas descrever o fluxo de que precisam ou fazer as perguntas certas.

Dessa forma, a própria inteligência artificial fornecerá as respostas e sugestões de códigos, variáveis, gatilhos e ações mais adequados para a automatização desejada. Depois, basta testá-los para confirmar sua usabilidade.

Essa representa uma verdadeira revolução na maneira de trabalhar. Ao diminuir a dependência de equipes técnicas para desenvolver as automações, cada colaborador terá autonomia para eliminar suas tarefas repetitivas. Em paralelo, os profissionais técnicos podem focar nas atividades específicas e mais complexas do seu setor.

Leia também: Power Automate, o que é? Prepare-se para a hiperautomação.

Quais são os pré-requisitos para ativar o Copilot?

Para usar o Power Automate você precisa de uma conta do Microsoft 365 para grandes empresas, ou contratar uma licença à parte.

A primeira opção é mais benéfica porque garante acesso a todos os aplicativos da Power Platform e do antigo Office 365, como Word, Excel e Outlook. Dessa forma, é possível criar workflows integrados entre todas essas ferramentas.

Já para ativar o Copilot no Power Automate você precisa de um ambiente da Power Platform nos Estados Unidos ou na região da versão preliminar (Estados Unidos).

Se seu ambiente estiver nos Estados Unidos ou na região da versão preliminar e você ainda não visualizar o Copilot, entre em contato com seu administrador.

Leia mais: Microsoft 365 Copilot: como funciona a inteligência artificial.

Como usar o Copilot para criar um fluxo no Power Automate?

Se você já possui o Copilot habilitado, verá que a interface do Power Automate mudou.

Apresenta agora o campo “COMECE A CRIAR SEU FLUXO COM O COPILOT” ou “START BUILDING YOUR FLOW WITH COPILOT”.

Descreva em detalhes como você deseja que a automação funcione. Comece a usar o Copilot no Power Automate fornecendo um prompt inicial.
Comece a criar seu fluxo com o Copilot

Assim, comece descrevendo seu cenário de automatização e você verá que, enquanto digita, o Copilot mostra uma lista de descrições de fluxo sugeridas, geradas por IA.

Avalie se a sugestão está correta, ou selecione a mais adequada, e prossiga com as configurações do fluxo.

Aqui, sempre que possível, escolha descrever em inglês o fluxo que você deseja criar. Ou seja, o que você pretende fazer com essa automação. Isso porque a ferramenta ainda está otimizada para a língua inglesa.

Para aceitar o fluxo que o Copilot criou para você, selecione “AVANÇAR”. Porém, se quiser ver sugestões diferentes, escolha “NÃO É ISSO QUE ESTOU PROCURANDO”.

Selecione o fluxo que o Copilot sugeriu para você e clique em avançar ou peça mais sugestões.
Confirme se a sugestão de fluxo está correta

Revise seus aplicativos e serviços conectados e selecione “AVANÇAR”.

Para finalizar seu fluxo, defina as configurações necessárias, como as conexões com dados e outras ferramentas, as variáveis e condicionais do fluxo, e selecione “CRIAR FLUXO”.

Como usar o Copilot para refinar seu fluxo automático

Ao clicar em “CRIAR FLUXO”, o Power Automate mostrará as etapas do seu fluxo e então, será o momento de refiná-lo.

Visualize as etapas do fluxo, adicione ação ou condição, ou peça explicações.
Use o Copilot para refinar seu fluxo

No painel à direita, siga as sugestões do Copilot para concluir a configuração do fluxo, faça as alterações necessárias ou peça para a IA explicar as ações.

Observe que, ao lado direito, você terá um chat onde o Copilot estará sempre disponível para fazer sugestões ou responder perguntas.

Quando o fluxo estiver concluído, selecione “SALVAR ESTE FLUXO”.

Depois que o fluxo estiver salvo, é recomendável testá-lo. Faça isso selecionando “TESTAR” no canto superior direito, ou pelo link que o próprio Copilot sugeriu a você no chat.

A importância de usar os prompts corretos

Os modelos de IA generativa, como o Copilot, podem produzir qualquer coisa, desde poesias até códigos. Mas, para obter o resultado desejado e o mais preciso possível, você deve fornecer o comando certo, também conhecido como “prompt”.

Escrever bons prompts é a chave para liberar todo o poder e potencial da IA ​​generativa. Assim, é importante ser claro, objetivo e específico ao dar os comandos para a IA.

E para te ajudar a usar os prompts corretos no Copilot, observe as seguintes dicas:

  • Você pode experimentar diferentes variações de prompts, e assim, usar aquele que funciona melhor.
  • Se os resultados iniciais não forem o que você está procurando, tente ajustar seu prompt e executá-lo novamente.
  • Para obter resultados melhores e mais precisos, forneça prompts no formato “Quando X acontecer, faça Y”.
  • Se possível, mencione o conector em seu prompt. Por exemplo, inclua Outlook, Teams, Forms ou outros.
  • Não tenha receio de dizer ao Copilot que ele está equivocado ou correto. Dessa forma, ele pode se ajustar melhor às suas intenções, linguagem, e aprender o que é certo ou errado.

Aprimorando fluxos antigos com o Copilot no Power Automate

Não pense que o Copilot funciona somente para criar novos fluxos automatizados, ou seja, do zero. Também é possível aprimorar fluxos antigos, que ainda não haviam sido propostos e refinados pela IA.

Dessa forma, você pode aproveitar as vantagens do Copilot no Power Automate: descobrir novas oportunidades de otimização, fazer melhorias e adicionar novas ações, conectores, etc.

Para isso, você deve seguir os passos abaixo:

  • Entrar no Power Automate.
  • No painel esquerdo, selecione “MEUS FLUXOS”.
  • Localize o fluxo e clique nos três pontinhos “”.
  • Selecione “EDITAR” e em seguida “EXPERIMENTAR A EDIÇÃO DA PLATAFORMA IA”.

Seu fluxo é aberto e você poderá editá-lo usando o Copilot.

Selecione o fluxo antigo que deseja aprimorar com a IA.
Aprimore fluxos antigos com o Copilot no Power Automate

O que mudou no Power Automate com a chegada do Copilot?

Entre as principais mudanças que ocorreram no Power Automate após a entrada do Copilot, podemos citar:

  • É possível descrever o fluxo a ser criado, bem como melhorar os fluxos antigos com conversas orientadas por meio da IA.
  • Não é necessário qualquer conhecimento avançado sobre como o Power Automate funciona. Basta usar a linguagem natural para criar e aprimorar desde um fluxo simples até um processo complexo e robusto da organização.
  • A navegação no fluxo ficou mais didática e agora é possível usar o zoom, ver em tela cheia, usar o mini mapa, etc. Esses recursos melhoraram a visualização dos fluxos e, em especial, daqueles maiores.
  • E por falar em visualização, as etapas do fluxo em forma de diagrama trouxe uma melhora significativa. É possível explorar cada etapa, visualizar os menus e adicionar condições e ações, bem como pedir explicações sobre as ações.
  • O Copilot permite, por meio de um chat, a conversação durante a criação de seus fluxos. Assim, durante o processo, você pode fazer perguntas e obter assistência para fazer melhorias e alterações.

Automatize de forma inteligente com o Copilot no Power Automate

Automatizar fluxos de trabalho é vital para organizações abraçarem a excelência operacional. E, neste cenário, o Copilot no Power Automate é um recurso poderoso.

Com ele é possível criar fluxos de trabalho automáticos de forma mais simples e rápida, com ajuda da inteligência artificial generativa (IAG).

No mais, o modelo de aprendizado de máquina permite ao Copilot aprender as rotinas dos profissionais e sugerir ações e recursos para aumentar a produtividade das equipes.

Mas uma das vantagens mais impactantes é que, agora, as pessoas podem acessar a inteligência artificial usando apenas a linguagem natural humana.

Como resultado, suas equipes automatizam os próprios fluxos de trabalho de maneira mais acessível, sem barreiras técnicas, graças à democratização desses recursos para pessoas de todos os níveis de habilidades.

Com tudo isso, o Copilot no Power Automate torna seu trabalho mais inteligente, e te empodera a fazer mais, gastando menos esforços.

O Power Automate faz parte de uma plataforma completa de aplicações para realizar qualquer trabalho, de análise de dados ao desenvolvimento de aplicativos. Leia mais: O que é Power Platform? Conheça os aplicativos e benefícios.

Mais conteúdo sobre:
CopilotProdutividade

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: