AtualizaçãoPower BI

Power BI atualização: mais proteção para dados sensíveis e outros destaques de setembro de 2022!

Fizemos a curadoria das atualizações do Power BI do mês de setembro de 2022, e trouxemos as que têm potencial para otimizar a criação, compartilhamento e análises de relatórios. Confira!

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

As novas atualizações do Power BI incluem aprimoramentos em recursos de formatação, exploração de níveis hierárquicos, segurança das informações e muito mais!

Você lerá aqui:

Para descobrir como otimizar suas rotinas com dados no Power BI, você precisa ficar por dentro de todas as novidades da aplicação. Isso porque a ferramenta atende aos feedbacks dos seus usuários, garantindo recursos incrementais e aprimorados todos os meses. O objetivo é que todos consigam tirar o melhor proveito das suas funcionalidades e aprofundar ainda mais os seus insights.

Para contar o que há de novo no Power BI, começaremos por uma das atualizações que beneficiam a visualização de relatórios em dispositivos móveis. Essa está relacionada à tipografia dos visuais.

Antes, o Power BI Mobile não suportava todas as fontes disponíveis no Power BI Desktop. Dessa forma, por vezes, a fonte que você visualizava nos relatórios móveis era padrão do seu próprio aparelho. Mas agora, o aplicativo mobile já é capaz de suportar todas as fontes do Power BI Desktop. Portanto, ao visualizar um relatório no seu celular, você o verá exatamente com a mesma tipografia utilizada durante sua criação.

Outro update importante é a tradução para modelos compostos em conjuntos de dados. Antes, ao criar modelos compostos, a ferramenta ignoraria qualquer tradução pré-definida no conjunto de dados de origem. Com essa atualização, você vai conseguir exibir tabelas e colunas de modelos compostos do Power BI e Analysis Services no idioma da sua preferência. Tudo conforme definido no conjunto de origem.

Ademais, há novos visuais para serem explorados no AppSource. Isso porque os conectares de dados também foram aprimorados, assim como outras atualizações que vamos abordar nos próximos tópicos. Acompanhe!

Destaques do Power BI na atualização de setembro de 2022

A partir de agora, você vai ver com mais detalhes algumas atualizações do Power BI que trazem mais impactos positivos para as áreas de negócio. A partir desses updates, você e suas equipes conseguirão:

  • Explorar os níveis hierárquicos dos seus gráficos de forma mais rápida e intuitiva.
  • Proteger a movimentação de conjuntos de dados entre o Power BI Desktop e sua plataforma SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço).
  • Ter acesso ao recurso completo de formatação condicional para rótulos de dados, que antes só estava disponível para relatórios sem campo de legenda.
  • Formatar o layout de relatórios para visualizá-los com perfeição em dispositivos móveis.
  • Compartilhar conjuntos de dados com usuários externos.
  • Contar com uma área exclusiva de artefatos externos que foram compartilhados com você ou outras pessoas da empresa.
  • Gerar relatórios automaticamente a partir do seu hub de dados.

Fique por dentro das atualizações anteriores: Power BI atualização 2022 Agosto: confira os principais destaques.

Eixo hierárquico por padrão

O primeiro destaque de atualização do Power BI vai para o eixo hierárquico por padrão. Antes, para explorar uma hierarquia no eixo X de um gráfico, como demonstrar subcategorias de produtos vendidos, eram necessárias várias etapas e processos. Isso porque ao expandir até o último nível hierárquico dos gráficos, a ferramenta concatenava categorias e subcategorias, ou as datas completas, como mês e ano. Essa característica não fornecia uma visão intuitiva das informações para o usuário.

Agora, o eixo X dos seus visuais podem explorar hierarquias sem concatenar os rótulos. Isto é, ao adicionar vários campos ao eixo X, o próprio Power BI os organiza e classifica em categorias e subcategorias, ou data e hora. Tudo conforme estiver detalhado e agrupado nas tabelas de dados.

Para isso, basta desabilitar o botão “CONCATENAR RÓTULOS” no seu painel de formatação, caso ele esteja habilitado. A partir do update de setembro do Power BI, essa opção já está desligada por padrão para a criação de novos relatórios.

Gráfico de barras com dados do eixo X agrupados por subcategorias, representando a nova forma de explorar níveis hierárquicos
Visual do Power BI com eixo X hierárquico por padrão

Vale ressaltar que nem todos os visuais suportam o eixo hierárquico por padrão. No entanto, os que fornecem essa facilidade se ajustam automaticamente aos níveis de hierarquia.

Atualização de proteção de informações

Essa atualização está relacionada à proteção e segurança de dados. No Power BI Desktop está disponível o recurso de rótulo de confidencialidade conectado ao serviço do Power BI.

Isso significa que agora, ao utilizar conjuntos de dados do serviço Power BI (SaaS) com rótulos de confidencialidade ativos, o aplicativo Desktop os aplicará automaticamente ao novo arquivo PBIX gerado.

Modelo de rótulo de confidencialidade aplicado automaticamente em um relatório do Power BI
Rótulo de confidencialidade de conjunto de dados no Power BI Desktop

Essa atualização se torna ainda mais importante quando pensamos no uso de dados em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso porque a movimentação de dados entre Power BI Desktop e SaaS fica cercada de todos os recursos de proteção configurados nos rótulos de confidencialidade. Assim, para manipular os conjunto de dados que saíram do SaaS, os usuários precisam ter autorização de acesso e cumprirem os requisitos dos respectivos rótulos.

Formatação condicional para rótulos de dados

No mês de agosto, citamos a formatação condicional de rótulos de dados entre as atualizações do Power BI . A partir daquele update tornou-se possível criar regras para customizar as cores dos rótulos individualmente ou em conjunto, conforme cada ponto de dados dos visuais.

No entanto, a formatação condicional de rótulos de dados estava restrita aos visuais que não tinham um campo de legenda. Além disso, o botão de formatação condicional para rótulos de dados em visuais com campos de legenda havia sido retirado do painel de formato. Isso para evitar que os usuários o utilizassem incorretamente.

Com o update do Power BI de setembro, agora você pode formatar rótulos de dados com regras específicas inclusive em visuais com campos de legenda. O botão de formatação condicional também retornou ao painel de formato, para que você possa criar suas regras de customização dos rótulos.

Gráfico de linha com diversos rótulos de dados coloridos da nova formatação condicional em visuais com campos de legenda
Formatação condicional de rótulos de dados em visuais com legenda

Se você já havia criado regras de formatação condicional para rótulos de dados, mas quer aproveitar essa atualização, é necessário reaplicar suas regras e publicar os relatórios novamente.

Opções de formatação móvel

Agora, no Power BI Desktop está disponível para todos o recurso de formatação móvel. Antes dessa atualização, não era possível formatar seus visuais de forma distinta para visualizá-los em desktops e em dispositivos móveis.

A partir do update de setembro, você conta com o botão “LAYOUT MÓVEL”. Portanto, ao criar seus visuais otimizados para telas desktops, você consegue editá-los em paralelo, para se ajustarem perfeitamente às telas de dispositivos móveis.

Além disso, há várias opções de formatação para os relatórios. Assim, você pode alterar fontes, tamanhos de rótulos, cores e preenchimento dos gráficos, e muito mais. Tudo para garantir a melhor visualização e interpretação dos dashboards quando forem acessados em dispositivos mobile.

Área de formatação de dashboards para layout mobile no aplicativo Desktop
Área de formatação de layouts mobile no Power BI Desktop

Compartilhamento de conjunto de dados entre locatários

Um novo recurso disponível no Power BI é o compartilhamento in-loco de conjuntos de dados. Ele é ideal para quem precisa compartilhar dados com clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio de fora da organização.

Com essa função, os usuários externos podem criar seus próprios dashboards e relatórios a partir dos conjuntos de dados que foram compartilhados. Além disso, eles conseguem combinar e conectar outras fontes de dados que já utilizam internamente para criar modelos compostos e expandir suas análises.

Para usar essa funcionalidade, é necessário que o administrador habilite na configuração do conjunto de dados que será compartilhado a opção “COMPARTILHAMENTO EXTERNO”. Dessa forma, além de poder compartilhar os conjuntos, é possível configurar recursos de governança para os dados.

Do outro lado, os usuários externos precisam ter uma conta de convidado registrada no Azure Active Directory (Azure AD), diretamente no locatário do provedor. Assim, eles podem acessar os conjuntos de dados compartilhados, conseguindo visualizá-los e manejá-los no seu próprio aplicativo Power BI Desktop.

Visualização de conjuntos de dados compartilhados externamente
Visualização de conjuntos de dados compartilhados externamente no Power BI Desktop

Recurso de descoberta para conteúdo B2B

Por falar em compartilhamento externo, mais um novo recurso foi adicionado para facilitar esses trabalhos. Agora, os usuários convidados em qualquer locatário possuem uma guia na página inicial do serviço Power BI chamada “DE ORGANIZAÇÕES EXTERNAS”.

Nesse espaço ficam listados todos os artefatos que foram compartilhados por outras organizações com o usuário convidado. Assim, é possível filtrar e classificar os conteúdos recebidos com mais facilidade, bem como criar relatórios ou executar outros trabalhos a partir deles.

Visualização de artefatos compartilhados com o convidado externo no serviço do Power BI
Guia de visualização de artefatos compartilhados com o convidado externo

Geração de relatórios automáticos sobre hub de dados existente

O Power BI SaaS também sofreu outra atualização. Agora, a partir dos seu hub de dados existente e publicado você consegue gerar novos visuais automaticamente. Isso permite que você explore novas maneiras de utilização dos seus dados de forma muito rápida, para descobrir ainda mais insights.

Para isso, acesse a área “HUB DE DADOS” na plataforma SaaS, selecione a base de dados que deseja explorar, e depois clique em “CRIAÇÃO AUTOMÁTICA”. Essa opção também pode aparecer na aba “+ CRIAR UM RELATÓRIO”.

O Power BI, então, vai gerar vários gráficos automáticos, reconhecendo os dados escolhidos. Depois, você pode explorá-los e até customizá-los da maneira que preferir.

Visuais com gráficos de barras, criados automaticamente a partir do hub de dados do Power BI em sua nova atualização
Gráficos gerados automaticamente pelo hub de dados no Power BI

Confira todas as atualizações do mês: Resumo de recursos do Power BI de setembro de 2022.

Fique de olho nos próximos updates do Power BI!

Todos os meses o Power BI é atualizado, levando em conta os feedbacks e necessidades da sua comunidade de usuários. Somente em setembro, foram mais de vinte updates, que tornaram a ferramenta ainda mais dinâmica e prática. Portanto, destacamos neste artigo, sete das atualizações mais significativas para áreas de negócio.

Os novos updates trouxeram facilidades em diversos aspectos, dê uma olhada no resumo deste artigo:

Resumo

  • Eixo hierárquico por padrão: explore os níveis hierárquicos dos seus gráficos de forma mais intuitiva, uma vez que é possível desabilitar a concatenação dos rótulos.
  • Proteção dos seus conjuntos de dados: com essa atualização, o Power BI Desktop está inserindo rótulos de confidencialidade automaticamente nos conjuntos de dados exportados do SaaS, quando já existem rótulos ativos.
  • Formatação condicional de rótulos de dados: agora, ela também abrange visuais que possuem campos de legenda.
  • Formatação móvel: dessa forma, você consegue formatar seus visuais para desktops, ao mesmo tempo que cria um layout amigável para dispositivos móveis.
  • Para compartilhamento de dados entre locatários, dois recursos foram implementados: o primeiro é o compartilhamento de conjuntos de dados in-locus, que permite aos usuários externos o acesso para criarem seus próprios relatórios através deles. O segundo é uma área exclusiva no serviço do Power BI para que os convidados possam controlar melhor os artefatos que recebem.
  • Geração de relatórios automáticos: função que chegou para agilizar tarefas. Ela permite criar relatórios automaticamente a partir de um hub de dados já existente, com apenas alguns cliques.

Veja também os updates que aconteceram em outubro: [Power BI atualização] Novidades de outubro de 2022.


Mais conteúdo sobre:
AtualizaçãoPower BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: