Power BI atualização: strings dinâmicos para medidas, novas fórmulas DAX e outros destaques de abril de 2023!
Fizemos a curadoria das atualizações do Power BI de abril de 2023 e trouxemos o resumo das principais mudanças na dica de ferramenta, nas medidas do relatório e para métricas e scorecards.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
As atualizações do Power BI em abril de 2023 garantem novos recursos de medidas, suporte às dicas de ferramenta e a hierarquias no aplicativo móvel, e mais. Saiba o que mudou.
Em abril de 2023, o Power BI trouxe atualizações incrementais, e novos recursos e visuais para melhorar seus trabalhos com dados. A partir de agora você confere os updates que trazem impactos mais significativos para sua produtividade. Acompanhe!
O primeiro update, e um dos mais relevantes para todos, se deu nas sugestões de medidas rápidas. Este recurso permite a você criar medidas DAX descrevendo em linguagem natural o que precisa que a fórmula retorne. Assim, você recebe sugestões de medidas que trarão os valores desejados. Antes desta atualização, você precisava habilitar o recurso manualmente para fazê-lo funcionar. Agora, ele está habilitado por padrão, e você pode acessá-lo diretamente pela guia “MODELAGEM”, na opção “MEDIDA RÁPIDA”.
Outra mudança impactou os modelos de dados compostos usando o Power BI e o Analysis Services. Agora, o recurso já está em disponibilidade geral. O nome “DirectQuery para conjuntos de dados e Analysis Services do Power BI” também foi substituído por “modelos compostos em conjuntos de dados do Power BI e Analysis Services“. Essa funcionalidade é útil em ambientes empresariais complexos, onde os dados são armazenados em várias fontes. Dessa forma, você pode usar os modelos do Analysis Services em um conjunto de dados do Power BI para integrá-los ao contexto e obter uma visão completa e unificada.
Mais destaques do Power BI na atualização de abril de 2023
Veja agora os novos recursos implementados no Power BI em abril de 2023. Com eles você poderá:
Criar strings de formato dinâmico para diferentes medidas.
Ajustar a dica de ferramenta para caber em sua tela.
Criar classificações de dados com as novas medidas RANK e ROWNUMBER.
Dica de ferramenta aprimorada nos visuais do Power BI Mobile.
Explorar a hierarquia dos seus dados no Power BI Mobile.
Já imaginou ter uma equipe preparada para usar cada recurso do Power BI?
Intensifique a experiência de aprendizado com nosso curso corporativo. Você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
A nova função de strings de formato dinâmico permite que você formate suas medidas de uma maneira mais flexível e personalizada. Antes da atualização do Power BI em abril de 2023, você só conseguia usar formatos de strings estáticos, como moeda, número inteiro ou decimal. Mas agora é possível criar expressões DAX para formatos dinâmicos que se ajustam a diferentes contextos em um relatório.
Para usar essa nova funcionalidade você precisa habilitá-la manualmente, pois ela ainda está em versão preliminar. Para isso, siga os seguintes passos:
Clique em “ARQUIVO”, depois em “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” e em “OPÇÕES”.
Na área “RECURSOS DE VISUALIZAÇÃO” marque a caixa de seleção “CADEIA DE CARACTERES DE FORMATO DINÂMICO PARA MEDIDAS”.
Reinicie o Power BI para a nova função ficar habilitada.
Como aplicar os strings de formato dinâmico
Agora, aplicaremos os strings de formato dinâmico em um relatório. Em nosso exemplo, usaremos a medida de soma de salários, e queremos que nosso valor total seja convertido dinamicamente para moedas de outros países. Então, se essa também for a sua necessidade, siga as seguintes etapas:
Selecione a medida que deseja ajustar dinamicamente em seu painel de medidas.
No campo “FORMATO“, selecione a opção “DINÂMICO“.
Na barra de fórmulas, selecione “FORMATO” para conseguir formatar os seus valores.
No nosso caso, concatenaremos nossa tabela de salário com outra tabela de todos os países e seus respectivos formatos de moedas. Então:
Na barra de fórmulas, usamos a função “SELECTVALUE” para trazer nossa tabela “TIPOMOEDAS”.
Usamos o símbolo “&” para concatenar a tabela de tipos de moedas com a medida de soma dos salários.
O “ENTER” valida a nova fórmula para fazê-la funcionar.
Por fim, podemos navegar entre os países do painel “MOEDA”, e o formato do nosso valor total é atualizado dinamicamente conforme o país selecionado.
Nova escala automática de dica de ferramenta
A dica de ferramenta no Power BI é uma função que exibe informações adicionais quando o cursor do mouse é colocado sobre um objeto do visual. Ela deve ser utilizada para fornecer mais contextos sobre os seus dados. Por exemplo, um nome de categoria, valores numéricos específicos, explicações sobre os valores, assim como qualquer outra informação que os criadores de relatórios queiram incluir.
A partir da atualização de abril do Power BI, sua dica de ferramenta pode ter escala automática para se ajustar à tela que você estiver usando. Para isso, você precisará habilitar a funcionalidade, uma vez que ela ainda está em modo de pré-visualização. Sendo assim, no Power BI Desktop, siga os passos:
Clique em “ARQUIVO”, depois em “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” e em “OPÇÕES”.
Na área “CONFIGURAÇÕES DO RELATÓRIO“, marque a caixa de seleção “TOOLTIPS AUTO-ESCALE”.
Clique em “OK” e reinicie o Power BI para a nova função ficar disponível.
Já no Power BI SaaS, você consegue ativar a dica de ferramenta com escala automática nas configurações do relatório. Basta habilitar o botão “TOOLTIPS AUTO-ESCALE” e salvar as alterações.
Novas funções DAX: RANK e ROWNUMBER
As novas funções RANK e ROWNUMBER são usadas para classificar dados em uma tabela do Power BI. A diferença entre elas é como lidam com empates, ou seja, situações em que duas ou mais linhas têm o mesmo valor para a coluna classificada. Essas fórmulas classificam dados em ordem crescente ou decrescente, e retornam um número que indica a posição de cada linha na classificação. Vale ressaltar que elas também dependem das funções ORDERBY e PARTITIONBY para funcionar.
Veja no exemplo abaixo como você pode usar as funções RANK e ROWNUMBER. Na tabela, observe que os clientes receberam uma classificação a partir da função RANK de acordo com sua data de aniversário. No entanto, os clientes “Donald Garcia” e “Kayla Garcia” fazem aniversário na mesma data. Sendo assim, com a função RANK eles recebem o mesmo número de classificação, o 41.
Mas, ao aplicar a função ROWNUMBER, cada um dos clientes, “Donald” e “Kayla”, receberá uma classificação distinta. Isso ajudará a identificá-los com um “IP” exclusivo e único, independentemente de suas características comuns.
Dica de ferramenta aprimorada no aplicativo Power BI Mobile
A dica de ferramenta mudou de aparência no Power BI Mobile. Ao tocar e segurar um ponto de dados nos seus visuais, você verá que a nova dica de ferramenta está mais intuitiva e amigável. Agora, ela possui um ponteiro para indicar o ponto de dados selecionado; os recursos de drill down e drill through para explorar a hierarquia dos seus dados; e a opção de você mesmo personalizar o estilo dela. Além disso, você poderá desabilitar esse recurso através do painel de formatação do layout móvel no Power BI Desktop, na área de “TOOLTIPS”.
Suporte a hierarquias no aplicativo Power BI Mobile
Tão importante quanto criar relatórios com seus dados, é conseguir visualizar o máximo de informações possíveis em um visual. E com a atualização de abril do Power BI você poderá explorar os vários níveis hierárquicos de suas métricas e scorecards também no celular. Você conseguirá consultar, por exemplo, os progressos das métricas por time ou por unidade de negócio. Para isso, basta tocar no botão “HIERARQUIAS”, localizado no rodapé do scorecard de interesse.
Qual é a versão mais recente do Power BI em abril de 2023
A versão mais recente do Power BI em abril de 2023 é a 2.116.622.0, lançada em 11/04/2023, e disponível para download no início deste artigo ou na Microsoft Store.
Como identificar qual versão do Power BI Desktop você possui
Para verificar a versão do Power BI Desktop instalada no seu computador, abra o aplicativo e clique em “AJUDA”, e depois em “SOBRE”. Então, você verá na janela aberta o número da versão do seu aplicativo.
Como atualizar a versão do Power BI automaticamente
Se você não quer fazer o download manual do Power BI Desktop a cada nova atualização de versão, baixe o aplicativo pela Microsoft Store. É só pesquisar por ele na área de busca da loja da Microsoft, e depois instalar a aplicação no seu desktop conforme as especificações do seu sistema operacional.
Dessa forma, sempre que houver mudanças no Power BI, a Microsoft Store busca e instala a versão mais recente da ferramenta de maneira automática em seu computador.
Garanta a todos o poder de analisar dados com o Power BI
O Power BI é atualizado mês a mês para garantir a você cada vez mais facilidades para interagir com os dados. Dessa vez, a ferramenta trouxe melhorias e novas funções para o Power BI Desktop, Power BI Mobile e alguns recursos incrementais no Power BI SaaS. Assim, você e suas equipes otimizam relatórios e análises em todos os aplicativos da ferramenta.
Em resumo, os principais updates do Power BI no mês de abril de 2023 foram:
Recurso de sugestões de medidas rápidas habilitado por padrão para todos os usuários.
Disponibilidade geral dos modelos de dados compostos usando o Power BI e o Analysis Services.
Strings de formato dinâmico para medidas.
Dica de ferramenta em escala automática.
Novas medidas DAX RANK e ROWNUMBER para classificar dados.
Aprimoramento do estilo da dica de ferramenta no Power BI Mobile.
Suporte a exploração de hierarquias dos dados no Power BI Mobile.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade