Power BI atualização: Microsoft Fabric, novas experiências com Copilot e mais destaques de maio de 2023!
A atualização do Power BI em maio de 2023 trouxe novos recursos de IA com o Copilot, uma nova plataforma unificada de dados, o Microsoft Fabric, e muito mais! Veja os principais destaques.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Centralize seus dados em uma única plataforma, construa dashboards e relatórios com auxílio da IA e aproveite os melhores insights a partir das novas atualizações do Power BI.
Quem acompanha mensalmente as atualizações do Power BI, se surpreenderá com os novos e poderosos recursos do mês de maio de 2023.
Para começar, agora o visual do Azure Maps está disponível para todos. A ferramenta serve para inserir mapas em dashboards e relatórios para você explorar ao máximo os dados geográficos.
O objetivo é que o Azure Maps se torne o único recurso para criação de mapas no Power BI. Assim, nos próximos meses ele continuará sendo atualizado para apoiar uma migração completa e segura de todos os dados neste modelo.
Já no serviço do Power BI você contará com ainda mais segurança para suas informações. Agora você pode definir palavras-chave e termos personalizados para dados confidenciais da sua empresa.
A premissa é que você possa buscar por essas palavras-chave ou usá-las como gatilho quando quiser identificar se os dados foram expostos fora da organização.
Outro recurso importante deste update do Power BI foi a implementação de drill through em relatórios paginados. Com ele, você poderá explorar cada nível de dados em detalhes destes tipos de relatórios.
Ademais, o Power BI atualizou e trouxe novos conectores, assim como visuais do AppSource. Mas, as novidades mais impactantes você conferirá a partir de agora. Acompanhe!
Já imaginou ter uma equipe preparada para usar cada recurso do Power BI?
Intensifique a experiência de aprendizado com nosso curso corporativo. Você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Mais destaques do Power BI na atualização de maio de 2023
A partir do update de maio do Power BI, você contará com novas experiências, além de ferramentas avançadas de inteligência artificial e integração de dados. Com estes recursos, você poderá:
Integrar os dados de toda a sua empresa em uma plataforma unificada.
Usar IA generativa no Power BI em todas as etapas de Data & Analytics.
Melhorar a colaboração em dashboards e relatórios salvos no OneDrive ou SharePoint.
Ter uma experiência do Power BI mais amigável no Microsoft Teams.
O novo Microsoft Fabric é uma plataforma SaaS de análises de dados de ponta a ponta. Isso significa que você poderá migrar até sete tipos de cargas de trabalho voltadas à Data & Analytics e Business Intelligence para esta ferramenta.
O Microsoft Fabric proporciona uma nova maneira de trabalhar com Big Data. Ele permite a você integrar os dados de toda a sua empresa em um único ambiente de armazenamento.
Sua interface reúne os principais componentes de engenharia e ciência de dados, além do Power BI.
Isso centraliza os processos de pipeline, segurança, modelagem e organização de dados, e de criação de dashboards e relatórios. Além disso, a plataforma garante a você o poder de treinar modelos de IA avançados com base nas informações exclusivas e específicas de toda a sua organização.
O Microsoft Fabric permite que desenvolvedores, engenheiros e cientistas de dados e usuários de negócio trabalhem a partir de uma única plataforma. Cada área com suas respectivas responsabilidades e permissões de acesso.
Como usar o Microsoft Fabric no Power BI
Para usar o Microsoft Fabric no Power BI, existem algumas etapas básicas que você precisa executar:
Crie um workspace, ou espaço de trabalho, no Microsoft Fabric para armazenar seus dados.
Escolha com qual componente você deseja trabalhar (engenharia de dados, ciência de dados, data warehouse ou real-time analytics).
Crie um Lakehouse para armazenar seus dados, que podem estar estruturados ou não estruturados.
Escolha o tipo de carga de trabalho que precisa realizar, seja um pipeline, fluxo de dados, entre outras alternativas de cada componente.
Conecte a fonte de dados desejada ao seu novo Lakehouse.
No Power BI, use o botão “OBTER DADOS” para importar os dados do Lakehouse criado.
Crie dashboards e relatórios necessários a partir dos dados de seu Lakehouse.
Você pode acompanhar o passo a passo completo deste processo, na prática, no vídeo do início deste artigo.
Novos conectores para Microsoft Fabric
Com o lançamento do novo Microsoft Fabric, novos conectores foram adicionados ao Power BI:
Nova categoria em “OBTER DADOS“: Fabric. Nesta categoria estão os conectores para obter fluxos de dados do Fabric, conjuntos de dados do Power BI e Datamarts, conforme demonstrado na imagem do tópico anterior.
Lakehouse do Microsoft Fabric(novo conector): permite conectar tabelas Delta criadas no Fabric Lakehouse. Também garante acesso a todos os arquivos do OneLake.
Warehouse do Microsoft Fabric(novo conector): garante a conexão dos dados que estão armazenados em um warehouse do Fabric. O conector permite usar o terminal SQL para obter dados, fazer consultas e identificar tendências de dados.
Banco de dados KQL no Microsoft Fabric (novo conector): permite se conectar e fazer consultas em bancos de dados KQL armazenados no Fabric.
Para revolucionar a maneira como você analisa dados, o Copilot no Power BI já começou a ser disponibilizado em visualização privada para alguns clientes.
Se você ainda não conhece o Copilot, trata-se de um novo assistente baseado em inteligência artificial generativa disponível em todas as ferramentas do Microsoft 365.
Com o Copilot no Power BI, basta descrever o que você precisa e seu novo assistente faz o resto. Por exemplo, peça para a inteligência artificial criar o visual mais adequado para o seu conjunto de dados.
Em seguida, refine o seu visual dando instruções para a IA personalizá-lo conforme as necessidades. Além disso, peça sugestões de medidas DAX ideais para obter valores desejados.
Por fim, solicite ajuda da IA para compreender melhor os seus dados. O Copilot no Power BI conseguirá gerar resumos fáceis de se interpretar sobre seus relatórios e dashboards, fornecerá insights relevantes, e otimizará o tempo dos seus processos de Data Analytics.
Tudo isso usando a linguagem natural humana para se comunicar com a ferramenta. Este novo recurso é o que faltava para democratizar o acesso aos dados da sua empresa, e estabelecer uma cultura data-driven de ponta a ponta.
Novas experiências com arquivos do Power BI no OneDrive e SharePoint
A atualização do Power BI em maio de 2023 também trouxe uma nova maneira de trabalhar com arquivos do Power BI no OneDrive e SharePoint.
Isso significa que agora você pode abrir, salvar e compartilhar relatórios e dashboards diretamente dessas ferramentas.
Isso traz maior flexibilidade e colaboração entre os autores e consumidores de relatórios, com controle de versão e backup automáticona nuvem. Assim, todos terão acesso às versões mais recentes desses arquivos e poderão encontrá-los nas ferramentas onde possuem maior afinidade.
Por se tratar de um recurso ainda em versão preliminar, você precisará habilitá-lo manualmente. Para isso, abra o Power BI e siga os passos:
Na guia “ARQUIVO”, clique em “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” e depois em “OPÇÕES”.
Clique na guia “RECURSOS DE VISUALIZAÇÃO”.
Marque a caixa de diálogo “SALVAR NO ONEDRIVE E NO MICROSOFT OFFICE SHAREPOINT ONLINE”.
Reinicie o Power BI para o novo recurso funcionar.
Após habilitar a nova funcionalidade, será possível salvar seus arquivos do Power BI Desktop em diferentes locais, como em pastas ou sites de equipe, abri-los nas bibliotecas do OneDrive e SharePoint, e compartilhá-los facilmente via links ou envio.
Caso você verifique bugs nesta nova funcionalidade, aguarde até o próximo mês para que o recurso seja aprimorado e o habilite novamente.
Novo layout nas guias do Power BI no Microsoft Teams
Por fim, esta última atualização se dá no Microsoft Teams. Agora, ficou mais fácil e preciso criar guias com relatórios do Power BI em canais, equipes ou chats.
Ao criar uma guia nestes locais, você verá um novo layout, mais amigável. Ele permitirá que você adicione seus relatórios através de um link, ou navegando através dos seus espaços de trabalho.
Dessa forma, você consegue inserir links para partes específicas dos seus relatórios, scorecards ou aplicativos, conforme o que cada equipe, canal ou pessoa precisa visualizar.
Isso é útil, por exemplo, quando um mesmo relatório é usado por diferentes setores, mas cada um deles precisa visualizar filtros ou dados específicos das suas rotinas.
Assim, é possível personalizar seu relatórioe obter um link exclusivo, para que cada pessoa veja apenas o necessário, evitando sobrecarga de informações e até o vazamento de dados confidenciais.
Aproveite as novidades do Power BI e expanda o potencial dos dados
As atualizações do Power BI em maio de 2023 trouxeram uma série de recursos poderosos para sua empresa usar o máximo potencial dos dados.
As novidades facilitarão a integração de dados, além de impulsionarem e democratizarem a inteligência artificial para análises de dados, e aprimorarem a colaboração entre setores e pessoas.
Em resumo, os novos recursos do Power BI abrangem:
Disponibilidade geral do Azure Maps, para criar visuais que envolvam análises de dados geográficos.
Definir palavras-chave e termos específicos para monitorar os dados confidenciais da empresa.
Recurso de drill through nos relatórios paginados do serviço do Power BI para explorar ao máximo os níveis dos seus dados.
Novos visuais e atualizações de conectores para expandir as possibilidades de criação de dashboards e relatórios.
Uma nova plataforma unificada de dados para centralizar todos os processos de Data & Analytics. Não só para as áreas de negócio, mas também para engenheiros e cientistas de dados.
Um novo assistente baseado em IA generativa, o Copilot, que garantirá acessibilidade aos dados da organização, e apoiará todas as suas equipes em qualquer trabalho que desejam realizar no Power BI.
Novo modo para salvar arquivos do Power BI no OneDrive e no SharePoint, permitindo que todos compartilhem e colaborem em relatórios e dashboards com mais eficiência.
Novo layout para guias com relatórios no Microsoft Teams, garantindo que cada pessoa tenha acesso apenas às informações primordiais para suas rotinas.
O Power BI não para de evoluir a cada mês. Junte-se à comunidade e envie seus feedbacks para deixá-lo ainda mais completo para suas análises de dados. E leia também: [Power BI atualização] Novidades em junho de 2023.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade