AtualizaçãoPower BI

Power BI atualização: integrações aprimoradas, mais flexibilidade em customizações e outros destaques de outubro de 2023

Confira os updates do Power BI em outubro de 2023, com melhorias em integrações, pipelines de até dez estágios, aprimoramentos no Model Explorer e maior interatividade com objetos.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

As atualizações do Power BI em outubro de 2023 incluem integração aprimorada com OneDrive e SharePoint, modelagem flexível e pipelines de implantação personalizados.

No mês de outubro, a Microsoft trouxe diversos recursos que tornarão a experiência do Power BI ainda mais produtiva e eficiente. E nós, selecionamos para você as atualizações mais relevantes, que impactam como você usa a ferramenta líder de Business Intelligence.

Uma das mudanças mais marcantes nesta atualização é a reformulação da página inicial do Power BI Desktop.

Agora, você pode acessar todas as suas atividades e relatórios recentes do Power BI assim que abrir a ferramenta.

A página inicial ficou como as experiências já oferecidas em aplicativos como Word e Excel. Ela traz recomendações de conteúdos, relatórios e dashboards abertos recentemente e o botão para criar um relatório.

Para aproveitar a nova página inicial, abra o Power BI, clique em “ARQUIVO”, depois em “OPÇÕES E CONFIGURAÇÕES” e em “OPÇÕES”. Na aba “RECURSOS DE VISUALIZAÇÃO”, habilite a caixa de seleção “PÁGINA INICIAL DO POWER BI NA ÁREA DE TRABALHO”. Reinicie o Power BI e você já poderá navegar pela nova interface.

Já no Serviço do Power BI, houve atualizações no hub de dados OneLake. Agora, o painel Explorer carrega na parte superior a opção “Acesso rápido”, com espaço de trabalho ativo, workspaces fixados e espaços de trabalho usados recentemente.

Além disso, há uma nova aba de favoritos no hub de dados OneLake, que permite a você filtrar e visualizar os itens marcados como favoritos no Power BI. Eles ficarão disponíveis em todas as áreas.

Ademais, houve atualizações de conectores e nos visuais do AppSource. E a partir daqui, você vai conferir as novidades mais impactantes para sua rotinas. Acompanhe!

Mais destaques do Power BI na atualização de outubro de 2023

Como principais atualizações do Power BI em outubro, destacamos melhorias e adições que vão desde integrações mais eficientes até recursos aprimorados de interatividade. Veja os benefícios por trás delas:

  • Simplificação das integrações com o OneDrive e o SharePoint, tornando o compartilhamento e edição de relatórios mais eficientes.
  • Mais intuitividade ao explorar sua estrutura de modelo de dados, incluindo a criação de grupos de cálculo e relacionamentos, tudo no painel de propriedades.
  • Possibilidade de criar pipelines de implantação personalizados com até 10 estágios, proporcionando maior flexibilidade.
  • Interatividade e usabilidade aprimoradas na função de interação no objeto para explorar e apresentar os dados de negócio.

Explore nossa categoria de updates, que traz novidades mês a mês, e descubra recursos que impulsionarão seu Data Analytics.

Aprimoramento das integrações Power BI Desktop com OneDrive e SharePoint

Em maio de 2023, a Microsoft lançou a possibilidade de abrir, salvar e compartilhar relatórios do Power BI no OneDrive e no SharePoint.

Agora, esses recursos foram aprimorados e estão ativados por padrão para todos os usuários.

Com essa atualização, você pode aproveitar mais simplicidade na integração do Power BI com o OneDrive e o SharePoint de três maneiras:

  • Abrindo relatórios armazenados no OneDrive e no SharePoint direto pelo menu “ARQUIVO” no Power BI Desktop. Isso economiza tempo ao eliminar etapas de download desses arquivos.
  • Salvando os arquivos do Power BI diretamente no OneDrive e/ou no SharePoint, sem necessidade de publicá-los antes no serviço do Power BI.
  • Compartilhando arquivos armazenados no OneDrive ou no SharePoint pelo Power BI Desktop.
Duas imagens, uma acima da outra, da interface de um relatório do Power BI que estava salvo no OneDrive ou no SharePoint, demonstrando como é possível compartilhá-lo com a equipe diretamente do Power BI Desktop.
Aprimoramento das integrações do Power BI com o OneDrive e o SharePoint

Essas melhorias são benéficas para equipes que usam o OneDrive e o SharePoint como ferramentas de colaboração padrão.

Agora, a criação de relatórios ad hoc é mais fácil e simplificada, permitindo que os usuários aproveitem a interface familiar do Office para compartilhar insights e colaborar de maneira mais eficaz.

Atualizações no Model Explorer

Com atualização do Power BI em outubro de 2023, o recurso Model Explorer, ou Explorador de Modelos, está disponível em visualização pública.

Ele permite a você visualizar e gerenciar os objetos de modelagem semântica, como tabelas, colunas e medidas, que compõem seus conjuntos de dados. O modelo semântico é a estrutura lógica que define como os dados são organizados, relacionados e calculados no Power BI.

Antes desta atualização, os usuários tinham que navegar por diferentes partes do aplicativo para acessar e editar esses objetos. E por vezes, precisavam até mesmo usar ferramentas externas, como Tabular Editor ou SQL Server.

Mas agora, todos esses objetos ficam centralizados em um único ambiente, facilitando sua navegação por meio de um novo painel de propriedades adicional e de novos ícones no painel de dados.

Duas mudanças significativas ocorreram com a atualização no Model Explorer:

  • Você pode visualizar, criar e editar grupos de cálculos no Power BI Desktop.
  • Criar relacionamentos no painel de propriedades.

Vamos te mostrar como funciona especificamente a criação de grupos de cálculos nos próximos tópicos.

Criação de grupo de cálculo no painel de propriedades

Um grupo de cálculo é um objeto que permite aplicar cálculos dinâmicos a outras medidas do seu modelo.

Por exemplo, você pode criar um grupo de cálculo que contém itens de cálculo para converter as medidas em diferentes moedas ou unidades de medida.

Assim, você não precisa criar medidas separadas para cada conversão, mas apenas aplicar o item de cálculo desejado à medida original.

Isso resolve também um grande problema em modelos complexos, que é a proliferação de medidas redundantes, diminuindo a quantidade de medidas em um relatório.

Agora vamos ao exemplo mostrado em nosso vídeo.

Você precisa fazer uma análise temporal dos dados dos colaboradores. Para isso, será necessário visualizar o salário atual, o do mês anterior e o do ano anterior. Com apenas esses três parâmetros não há tantas medidas a serem geradas.

Mas, e se, além da análise de salários, você precisar analisar os benefícios atuais, benefícios do mês anterior e os do ano anterior? E o mesmo vale para as horas extras, ou seja, do mês atual, do mês anterior e do anterior.

Ao precisar visualizar todos esses dados, você terá de gerar uma série de medidas. Assim, os grupos de cálculos entram como alternativa para não precisar de tantas fórmulas, o que antes era resolvido com o Tabular Editor. 

Como criar grupos de cálculos no Model Explorer

Para criar os grupos de cálculo no Model Explorer, o primeiro passo é criar um parâmetro de campo.

Se você não sabe como criar parâmetros de campo, te mostramos como fazer isso neste conteúdo com as atualizações do Power BI de novembro de 2022, a partir dos 4 minutos e 9 segundos do vídeo.

Em nosso exemplo, já temos nosso parâmetro de campo criado, com as medidas “salário“, “hora extra” e “benefícios“. Assim, atendemos ao primeiro requisito.

O próximo passo será criar o grupo de cálculo. Para isso, na guia “EXIBIÇÃO DE MODELO”, clique no botão “GRUPO DE CÁLCULO” para criar seu grupo, que nada mais é do que uma tabela.

Renomeie sua tabela selecionando o grupo de cálculo desejado e clicando em “RENOMEAR”. O nosso ficou como “Inteligência Temporal”.

Trabalhando com os itens de cálculo

Agora você precisará trabalhar com a coluna da sua tabela. Após renomear também sua coluna, clique em “ITENS DE CÁLCULO” para começar a criar suas funções.

Para cada fórmula que precisar, você criará um item de cálculo. Seja no painel de propriedade, que habilita o botão “NOVO ITEM DE CÁLCULO” ao clicar em itens de cálculo. Seja clicando com o botão direito do mouse em itens de cálculo e depois em “NOVO ITEM DE CÁLCULO”.

O primeiro item de cálculo é criado automaticamente. Na barra de fórmulas, renomeie sua função, que em nosso caso será “ATUAL”, representando nosso primeiro parâmetro de campo referente aos salários dos colaboradores.

Já a função “SELECTEDMEASURE ()” pegará a medida selecionada no parâmetro de campo, que é o salário atual.

Dois prints de tela um acima do outro, o primeiro representando como criar um grupo de cálculo pelo Model Explorer e o segundo como criar itens de cálculo em um grupo de cálculo.
Como criar grupo de cálculo e itens de cálculo

Vamos exemplificar também o segundo grupo de cálculo que criamos. Ele foi referente ao cálculo de salários do mês anterior. Para isso, precisamos trabalhar um pouco mais na fórmula, inserindo a medida DAX que considera e calcula os valores do mês anterior.

Print de como criar um item de cálculo que calcule os salários do mês anterior.
Como criar item de cálculo para os salários do mês anterior
Como fica o grupo de cálculo após criado

Após criar todos os seus itens de cálculo dentro do grupo de cálculo, você pode visualizá-los e ordená-los no painel de propriedades, arrastando e soltando os itens na ordem desejada.

A segunda maneira de visualizar e ordenar os itens de cálculo é pelo menu de dados. No painel à direita você consegue selecionar o grupo de cálculo que precisa ordenar.

Ao clicar em sua tabela, você pode usar a guia “CLASSIFICAR POR COLUNA” para classificar no modo “ORDINAL”, ou seja, ordenar os itens em ordem crescente.

Dois prints de tela, um acima do outro, sendo o primeiro mostrando como visualizar e ordenar os itens de cálculo no painel de propriedades e o segundo mostrando como visualizar o grupo e os itens de cálculo no menu de dados.
Como visualizar e ordenar os grupos e itens de cálculo
Como aplicar os grupos de cálculo

No modo “EXIBIÇÃO DO RELATÓRIO”, desabilite todas medidas e valores que estiverem selecionadas no relatório.

No painel de dados, com sua tabela selecionada, vá até o campo “COLUNAS”, clique em “ADICIONAR DADOS” e localize seu grupo de cálculo pelo nome – Inteligência Temporal no nosso caso. Clique em “ITENS” para aplicar seus parâmetros.

Você verá que ocorrerá um erro caso você não informe mais nenhum parâmetro. Então agora vamos complementar com os valores necessários.

Em “VALORES”, clique em “ADICIONAR DADOS” e selecione o parâmetro de campo que você criou para o salário. A partir daí é que o grupo de cálculos entra em ação.

Sua tabela já demonstrará os salários “atual”, “mês anterior” e “ano anterior” sem precisar fazer mais nada.

Dois prints de tela, um acima do outro, o primeiro representando como aplicar os itens de um grupo de cálculo e o segundo como aplicar os valores dos parâmetros de campo.
Como aplicar os grupos de cálculo

Perceba na segunda imagem acima que estamos usando o parâmetro “salário”. Mas se mudarmos para o parâmetro “benefícios” ou “horas extras”,  a tabela já apresentará também os dados atuais, os do mês anterior e os do ano anterior, conforme seus respectivos valores.

Print de como o grupo de cálculo é aplicado a partir da mudança de parâmetros de campo.
Grupo de cálculo em ação com a mudança no parâmetro

Ao realizarmos esse processo com o grupo de cálculo, eliminamos pelo menos nove medidas e assim retornamos os valores que precisamos de maneira mais rápida e dinâmica.

Pipeline de implantação personalizado de 2 a 10 estágios

Um pipeline de implantação no Power BI é como uma esteira que ajuda a mover seu trabalho do ambiente de desenvolvimento para o ambiente de produção. Por exemplo, é como uma fábrica que move produtos acabados para as prateleiras das lojas.

Imagine que você está criando um relatório ou painel no Power BI Desktop e quer que outras pessoas o vejam para realizar alguma ação. O pipeline de implantação é o caminho que permite que isso aconteça de forma organizada.

Essa atualização de outubro de 2023, portanto, ocorreu no Serviço do Power BI e para acessá-la você precisa ter um workspace Premium.

Ela permitirá então que você crie pipelines de implantação com até 10 etapas. Isso significa que você pode pensar em quantas etapas são necessárias para preparar seu trabalho e torná-lo público, como revisá-lo, testá-lo e, finalmente, compartilhá-lo.

Veja só o passo a passo para aproveitar essa novidade:

  • Entre no workspace, ou espaço de trabalho, onde você deseja criar seu pipeline de implantação.
  • Clique em “CREATE DEPLOYMENT PIPELINE”, ou “CRIAR PIPELINE DE IMPLANTAÇÃO”.
Print de como começar a criar um pipeline de implantação em um workspace com até 10 etapas, função parte das atualizações do Power BI em outubro de 2023.
Como começar seu pipeline de implantação
  • Dê um nome e forneça uma descrição para seu pipeline.
  • Clique em “NEXT”, ou “AVANÇAR”.
  • Agora você estabelecerá as etapas do seu pipeline. Antes, só era possível adicionar até três etapas, mas agora você pode clicar no botão “+ ADD”, ou “ADICIONAR”, para trazer até 10 etapas. Nomeie cada etapa e, ao finalizar, clique em “CREATE”, ou “CRIAR”.
  • Confirme de qual etapa do pipeline seu workspace faz parte.
  • Clique em “ASSIGN”, ou “ATRIBUIÇÃO”, para finalizar seu pipeline.
Três prints, um ao lado do outro, mostrando os três passos de criação de um pipeline com até dez etapas.
Etapas para criar o pipeline de implantação

Agora seu pipeline já está pronto e cada pessoa responsável por cada etapa poderá visualizá-lo em seus respectivos workspaces, ou através dos três pontos () no menu.

Print de como aparecem os pipelines de implantação em um workspace.
Como visualizar as etapas dos pipelines de implantação em um workspace

Atualizações de interação no objeto

A interação no objeto é uma funcionalidade que permite customizar os elementos dos seus visuais diretamente na área do visual que você estiver trabalhando. Isso otimiza o tempo de criação, pois na maioria dos casos, você não precisará abrir o painel de formato para encontrar a ferramenta que estiver procurando.

Desde que o recurso foi lançado no Power BI, houve várias atualizações para melhorar ainda mais sua interatividade. E em outubro de 2023 não foi diferente, trazendo três novos aprimoramentos para facilitar a formatação dos objetos dos seus visuais.

Veja como eles funcionam a seguir.

Hierarquia de data no submenu de dados

Essa atualização oferece a você uma maneira mais intuitiva de trabalhar com dados temporais em seus relatórios.

A hierarquia de data permite que os usuários do Power BI organizem e analisem informações cronológicas de maneira hierárquica, facilitando a visualização e o entendimento de tendências ao longo do tempo.

Antes, você poderia alterar de uma hierarquia para o campo de data bruto ao clicar com o botão direito diretamente no campo de data, como mostra a primeira imagem.

Mas agora também é possível criar e personalizar hierarquias de datas diretamente no submenu de dados, como na segunda imagem, proporcionando maior controle e flexibilidade.

Duas imagens, uma acima da outra, na qual a primeira representa a organização de hierarquia de datas clicando com o botão direito no campo de datas. A segunda imagem representa uma nova maneira de fazer isso pelo submenu de dados.
Nova maneira de trabalhar com hierarquia de datas

Texto de espaço reservado para edição direta de texto

Essa atualização do Power BI simplifica como você pode adicionar, editar e personalizar texto em seus relatórios.

Funciona como um espaço em branco reservado, onde você pode inserir informações diretamente no objeto, na área do visual, como títulos ou explicações. Isso quando não possuírem um valor automático. Antes, a edição dos textos tinha de ser feita através do painel de formato.

Espaço reservado para textos nos objetos de um visual.
Espaço para textos nos objetos do visual

Vale ressaltar que os espaços reservados para textos só aparecem quando os objetos estão selecionados. Ao desmarcá-los, portanto, todos os espaços reservados serão removidos para fornecer a visualização do que será publicado.

Suporte aos gráficos de faixa de opções e funil

Dois tipos de gráficos que agora suportam o recurso de interação no objeto: o gráfico de funil na primeira imagem e o gráfico de faixa de opções na segunda imagem.
Novos tipos de gráficos suportados na interação no objeto

Por fim, agora os gráficos de funil – primeira imagem – e os gráficos de faixa de opções – segunda imagem – suportam o recurso de interação no objeto.

Isso significa que você pode formatar os elementos desses gráficos diretamente na área do visual, acessando de maneira mais ágil os recursos de customização que precisar.

Confira todas as atualizações do mês: Resumo dos recursos do Power BI de outubro de 2023.

Otimize seu trabalho com as experiências aprimoradas do Power BI

As atualizações do Power BI em outubro de 2023 trazem uma série de novos recursos e aprimoramentos em funcionalidades existentes para você aproveitar o melhor dos seus dados.

Em resumo, neste artigo você viu:

  • Página inicial do Power BI reformulada: agora você descobre os conteúdos mais relevantes e as atividades mais recentes assim que abrir o Power BI Desktop.
  • Acesso rápido aos dados e aos espaços de trabalho: gerencie e acesse seus dados com mais facilidade, aproveitando as atualizações no hub de dados OneLake.
  • Maior sinergia: experimente uma colaboração simplificada e eficiente com atualizações que facilitam o compartilhamento e edição de relatórios, com a integração aprimorada entre o Power BI com OneDrive e SharePoint.
  • Modelagem simplificada com as atualizações no Model Explorer: navegue pela modelagem semântica de forma intuitiva e aproveite a criação de grupos de cálculo para eliminar redundâncias e o volume de fórmulas.
  • Melhore seus fluxos de trabalho: crie pipelines de implantação personalizados com até 10 etapas, que se adaptam às necessidades da sua equipe.
  • Interatividade ampliada: aproveite as novidades da “Interação no objeto” que trazem hierarquia de datas, edição direta de texto e suporte a gráficos de faixa de opções e de funil.

Com essas inovações, o Power BI capacita você a descobrir insights mais profundos e aprimorar a eficiência de sua análise de dados, levando sua experiência ao próximo nível.

Não fique por fora de nenhuma novidade do Power BI! Veja os updates mais recentes: [Power BI atualização] Novidades em novembro de 2023.

Mais conteúdo sobre:
AtualizaçãoPower BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: