AtualizaçãoPower BI

A atualização do Power BI de julho trouxe novas experiências em diversas ferramentas! Confira!

Destaques Power-BI atualização 2022 julho

O Power BI sofreu atualização em julho de 2022. Houve melhorias nas barras de erro, nas métricas, na experiência do Excel e a implementação de realidade aumentada. Entenda o que muda.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Saiba como os novos updates do Power BI impactam diretamente no seu uso de planilhas, acompanhamento de métricas, estatísticas e conexão entre o mundo real e virtual.

Você lerá aqui:

O Power BI é uma ferramenta de inteligência de negócios diferenciada no mercado. Isso, principalmente, por suas constantes atualizações que acontecem com base nas solicitações e feedbacks dos seus usuários. Apenas em julho deste ano foram mais de 20 updates.

Uma dessas atualizações é a nova função DAX, a NETWORKDAYS. Ela é responsável por retornar o número de dias úteis entre duas datas distintas. Além dessa função, houve aprimoramentos de acessibilidade para os relatórios do Power BI incorporados em outros aplicativos.

Outro destaque vai para o recurso de copiar visuais do Power BI. Antes, somente era possível fazê-lo nos visuais que estivessem inseridos no portal da sua empresa no serviço do Power BI. Mas agora, você também pode copiar os visuais dos seus relatórios incorporados em soluções internas para compartilhar em outras ferramentas.

Mais um recurso implementado é a API de Drill Down disponível na API versão 4.7. Com essa API você poderá automatizar as operações de drill down em visuais. Ou seja, ela garante que você consiga explorar os níveis hierárquicos do seu gráfico sem que haja a necessidade de interagir manualmente.

Entre outras tantas facilidades implementadas e aprimoradas no Power BI no mês de julho, vamos realçar algumas das mais relevantes. Continue acompanhando para saber quais são elas!

Power BI atualização: os principais destaques de julho de 2022

Selecionamos algumas das principais atualizações do Power BI do mês de julho que com certeza farão a diferença no dia a dia de quem analisa os dados para empresas.

Com esses updates, você e suas equipes serão capazes de:

  • Pesquisar dados, conjuntos de dados e tabelas de forma mais assertiva, além de obter ainda mais insights do Power BI em planilhas do Excel.
  • Usar realidade aumentada no ambiente de trabalho para conectar dados relevantes ao seu espaço físico e visualizá-los no Power BI Mobile.
  • Criar, acompanhar e incluir métricas em qualquer um dos seus relatórios, além de ficar por dentro dos seus marcos e progresso em direção aos objetivos no aplicativo mobile.
  • Utilizar o recurso barras de erro para obter estatísticas com margens de erro e obter variações de valores diretamente nos seus gráficos.

Vamos te explicar de forma mais aprofundada nos próximos tópicos.

Experiência aprimorada do Power BI no Excel

O Power BI aprimorou sua interface no Excel para facilitar suas pesquisas. Com a atualização, fica mais fácil identificar quais dados você realmente precisa utilizar ou comparar em suas planilhas. Isso porque agora você obtém respostas de correspondência exata ao pesquisar utilizando os parâmetros:

  • nome do conjunto de dados;
  • proprietário do conjunto de dados;
  • nome do espaço de trabalho.

A pesquisa no Excel também foi melhorada para consultas em conjuntos de dados específicos. É possível visualizar os nomes das tabelas contidas no conjunto de dados pesquisado, para identificar quais estão relacionadas ao seu trabalho na planilha. Os resultados apresentados são acompanhados da data e hora da última atualização do conjunto selecionado, para que você possa sempre acessar as versões mais recentes.

Nova forma de pesquisar e visualizar conjuntos de dados do Power BI no Excel. Detalhamento das tabelas de dados.
Visualização dos conjuntos de dados e tabelas do Power BI no Excel

Acesso ao Datahub Power BI pelo Excel

Com o update de julho, você também consegue agora visitar o hub de dados (Datahub) do serviço Power BI (SaaS) diretamente do Excel. Você terá acesso pelo browser a todos os dados e conjuntos de dados ao qual você possui permissão. Dessa forma, é possível até mesmo optar pela seleção de dados recomendados pela própria ferramenta. Ela leva como base para dar as sugestões as atividades realizadas pelas pessoas com as quais você trabalha.

Para isso, basta clicar nas “RETICÊNCIAS” (três pontos), ao lado da pesquisa do painel relacionado ao conjunto de dados selecionado no Excel. Depois clique em “DATAHUB IN POWER BI”, para ser direcionado ao SaaS a partir de uma aba do seu navegador.

Botão de acesso ao Datahub Power BI SaaS a partir do Excel.
Botão para acessar o Datahub do Power BI na plataforma SaaS

Visualização de relatórios utilizando o mesmo conjunto de dados

Mais uma implementação de recurso do Power BI no Excel foi o botão “RELATÓRIOS USANDO ESTE CONJUNTO DE DADOS”. Com essa ferramenta você consegue acessar e visualizar os relatórios que já utilizaram o conjunto de dados que você escolheu, diretamente no SaaS do Power BI. O objetivo é descobrir insights que já foram mapeados antes ou trazer novas análises para sua planilha.

Leia também: Mantenha equipes focadas e produtivas com Microsoft 365.

Novo botão do Excel ao pesquisar conjuntos de dados para visualizar relatórios que já utilizaram o mesmo conjunto de dados.
Botão para acessar relatórios criados com o mesmo conjunto de dados selecionado

Realidade aumentada em preview no Power BI Mobile

O aplicativo Power BI Mobile para iOS recebeu um novo recurso em sua atualização de julho de 2022, chamado de “Data in Space”, ou “Dados no Espaço”. Em breve, a atualização também acontecerá em aparelhos Android.

Com esta funcionalidade você consegue criar âncoras espaciais dentro do seu ambiente físico. Assim, você ou outras pessoas da empresa elas podem visualizá-las através do mesmo dispositivo, ou por meio de aparelhos diferentes. 

Visualização de âncoras espaciais do recurso Data in Space do aplicativo Power BI Mobile.
Visualização de âncoras espaciais com o Power BI Mobile

E para que servem as âncoras espaciais? Bom, em uma indústria, por exemplo, é possível criar âncoras com dashboards de dados e fixá-las em locais estratégicos. Isso para que os operadores de máquina consigam visualizá-las em seus dispositivos e compreenderem quais serão os fluxos e necessidades de produção.

Já dentro de um escritório, essas âncoras podem servir, por exemplo, para que o pessoal de manutenção monitore a temperatura do ar-condicionado em diferentes instalações. Para isso, é preciso apenas apontar o celular para o local de interesse, podendo contar ainda com todos os dados coletados pelos termômetros em tempo real. 

Essa funcionalidade, portanto, permite que o seu aplicativo mobile entenda espaços físicos. Ele pode, então, fazer marcações e se lembrar de locais que sejam do seu interesse e das suas equipes. Assim, todos podem descobrir as âncoras que foram criadas e obter os insights necessários para suas áreas através de todas elas.

Novas formas de acompanhamento de métricas

Com o update de julho do Power BI, você pode agora integrar suas métricas individuais em qualquer um dos relatórios pela plataforma SaaS. Assim, você consegue utilizá-las e acompanhá-las em conjunto com diversos outros contextos oferecidos pelos seus dados. Além disso, é possível personalizar seu visual de métricas para que ele se pareça com o restante das páginas que já foram criadas nos relatórios. 

A previsão é de que nos updates de agosto de 2022 este recurso também já esteja disponível para o Power BI Desktop.

Novo visual de métricas no Power BI SaaS com integração de métricas a outras páginas de relatórios
Novo visual de métricas para integrar aos relatórios do Power BI

Outra ação que foi adicionada para as métricas é a de mover ou copiar scorecards. Esta funcionalidade garante que você possa testar métricas ou criar modelos para diferentes departamentos a partir do seu próprio workspace. Depois, você pode movê-los ou copiá-los com todos os metadados para os workspaces corretos.

Além disso, agora você também consegue seguir métricas que sejam do seu interesse. Assim, você não perde nenhuma atividade relacionada a elas. E mais, com a atualização de julho você pode começar a compartilhar diretamente os links de métricas com outras pessoas da sua organização, dispensando a necessidade de mencioná-las em um novo check-in.

Por fim, as últimas atualizações no aplicativo Power BI Mobile permitem acompanhar e atualizar suas métricas. Com isso, você pode compreender o seu progresso atual em relação ao objetivo final. Isso através da visualização dos seus marcos e com os insights em tempo real sobre o quanto falta para que você atinja sua meta.

Barras de erro

O recurso de barras de erro, que antes estava disponível apenas para alguns usuários, agora pode ser utilizado por todos. Elas são fundamentais para criar visuais estatísticos com margem de erro ou variações de valores mínimos, médios ou máximos. 

Com a atualização, agora também é possível habilitar rótulos de dados nas barras de erro. Isso para facilitar o entendimento dos limites inferiores e superiores dos seus valores. Além disso, você consegue personalizar a cor, estilo e fonte dos seus rótulos. E, especialmente agora, você também pode obter cálculos em porcentagem, percentil e desvio padrão, pois antes, era possível utilizar apenas números relativos.

Visual com barras de erros onde foram aplicados rótulos de dados para visualizar margens de erro.
Modelo de barras de erro com rótulos de dados

Veja o compilado de todas as atualizações do mês: Resumo de recursos do Power BI de julho de 2022.

E então, está pronto para os próximos updates do Power BI?

No mês de julho o Power BI contou com uma série de atualizações de conectividade, modelagem de dados e visuais. Houve mudanças pontuais tanto em sua plataforma SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço), quanto nos aplicativos mobile e desktop.

Entre os principais destaques que selecionamos está a disponibilidade das barras de erro para todos os usuários, além de melhorias consideráveis nessa ferramenta. Não podemos deixar de ressaltar também que agora você consegue fazer uso da realidade aumentada em dispositivos móveis iOS, para obter dados do ambiente físico no aplicativo mobile e vice-versa.

Mais atualizações chegaram aos visuais de métricas individuais. Isso permite que todos consigam acompanhar suas metas e progressos mais de perto e a qualquer momento, através dos seus próprios dispositivos móveis. E mais, agora você pode integrar suas métricas a qualquer tipo de relatório.

Além disso, foram aprimorados os recursos do Power BI no Excel, o que garante obter insights ainda mais precisos sobre os seus dados diretamente nas suas planilhas.

Tudo isso faz parte das melhorias contínuas da Microsoft, que disponibiliza sempre mais recursos para que você centralize todos os seus esforços de análises de dados em uma única ferramenta.

Aproveite para ver na prática os principais recursos implementados nos primeiros meses do ano no vídeo: Power BI Atualização – 1º Semestre de 2022.

Mais conteúdo sobre:
AtualizaçãoPower BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: