Tire suas dúvidas sobre o Power BI e conheça a ferramenta de ponta a ponta!
O Power BI é uma aplicação que simplifica as análises de dados. Sua característica Low-Code permite que até usuários não-técnicos se envolvam nesses processos. Saiba tudo neste FAQ!
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Aprenda o que é o Power BI e saiba como a solução ajuda a democratizar o uso de Big Data dentro do seu negócio para que todos tomem decisões orientadas a dados.
As dúvidas sobre Power BI são comuns e surgem a todo momento quando você opta por utilizar a ferramenta. Isso porque suas incontáveis funções e atualizações constantes exigem de você e suas equipes um aprendizado aprofundado e contínuo. Para te ajudar com algumas dessas questões, fizemos este guia prático que você pode salvar no seu navegador para ver a qualquer momento. Acompanhe tudo o que você precisa saber com as perguntas mais frequentes sobre Power BI!
1. O que é o Power BI?
Power BI é uma aplicação de inteligência de negócios da Microsoft baseada em nuvem. Ele se conecta às várias fontes de dados de uma empresa para transformá-los em informações visuais, interativas e fáceis de interpretar por todas as pessoas do negócio.
Com o Power BI você consegue:
Entender a partir dos seus dados quais serão as melhores estratégias para qualquer área da sua organização.
Reduzir a dependência de áreas técnicas para analisar dados, e assim, aumentar a produtividade de todas as equipes.
Desbloquear fluxos de trabalho a partir da democratização do acesso aos dados da empresa.
Desenvolver hard skills, ou habilidades técnicas, de todos os seus colaboradores.
Desenvolver o perfil analítico da sua força de trabalho para formar analistas cidadãos.
Estabelecer uma cultura data-driven no seu negócio, isto é, orientada a dados.
Reduzir custos a partir da análise aprofundada de todos os processos.
Responder rapidamente às mudanças e oscilações do mercado.
O Power BI serve para gerar relatórios e dashboards interativos para analisar Big Data, ou grandes volumes de dados. Você pode criar seus painéis visuais com diferentes tipos de gráficos e mapas para tomar decisões estratégicas em qualquer área do seu negócio.
Tudo isso com a autonomia e praticidade de uma ferramenta de self-service BI, ou BI de autoatendimento. Essa característica permite que até mesmo quem não possui conhecimento em ciência de dados ou programação o utilize. Assim, todas as pessoas da sua empresa serão capazes de construir seus próprios dashboards, e podem se basear em fatos para tomar decisões.
Seja para entender o passado ou fazer análises preditivas, o Power BI tem como função ajudar suas equipes a monitorar dados com clareza e eficiência. Para isso, ele fornece painéis coloridos, filtros avançados e muito mais.
4. Por que usar o Power BI? Quais são as vantagens?
Há muitos recursos vantajosos do Power BI que o tornam referência em soluções de Business Intelligence:
É fácil de usar, mesmo para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico.
Possui um poderoso kit de ferramentas para realizar ETL (extração, transformação e carregamento de dados).
Ele ajuda a compartilhar os insights dos dados com todos os membros da empresa.
Está equipado com painéis de modelos e relatórios de soluções SaaS.
Ele permite atualizações de painéis e relatórios em tempo real.
Exibe resultados em diversos dispositivos (computadores, tablets e celulares).
Garante uma conexão rápida e segura com as fontes de dados na nuvem ou localmente.
Ele permite a consulta de dados usando processamento de linguagem natural.
Fornece configuração híbrida e implantação inteligente.
Além disso, o Power BI é uma plataforma líder no mercado em análise e inteligência de negócios, conforme o Quadrante Mágico de 2022 do grupo de consultoria Gartner.
5. Quais são os principais casos de uso do Power BI?
Diferentes áreas de um negócio podem usar o Power BI para obter insights relevantes para cada uma delas. Como exemplo podemos citar:
Acompanhar KPI’s de diferentes departamentos ou projetos.
Identificar o que está trazendo resultados positivos ou negativos para a empresa.
Monitorar status de vendas, finanças, campanhas de marketing e até de projetos inteiros em tempo real.
Exibir estatísticas de desempenho de qualquer área ou colaborador.
Acompanhar dados brutos por um grupo seleto de pessoas ou por todos da companhia.
Realizar análises preditivas para criar estratégias de Business Analytics.
O Power BI Embedded é uma solução para ISV (Fabricante de Software Independente). Ou seja, ele permite que criadores de aplicativos, softwares e plataformas SaaS que tenham uma assinatura Azure incorporem dashboards de dados em suas aplicações. Dessa forma, é possível permitir que os clientes ou até usuários internos interajam com relatórios e analisem dados a partir das fontes conectadas.
Transforme dados em resultados!
Na Fábrica de Dashboards você acelera projetos de dados para obter visuais personalizados, que transformam a maneira como seu departamento faz análises, levando a decisões ágeis e eficientes.
O Power BI é uma ferramenta low-code, ou de pouco código. Isso significa que ele não depende da escrita de extensas linhas de códigos para se conectar aos dados e produzir os dashboards e relatórios. Pelo contrário, ele possui uma interface no modelo drag-and-drop, ou seja, de arrastar e soltar objetos, que facilita a interação com os elementos dos seus painéis.
O Power BI é composto por um conjunto de ferramentas, além de mais de 500 conectores de dados, e pode ser usado de diferentes formas. Com essa aplicação você consegue se conectar a centenas de fontes de dados para gerar relatórios, e depois visualizá-los e interagir com eles no desktop, navegador ou dispositivos móveis.
Além disso, o maior diferencial é que o Power BI é atualizado mensalmente. Assim, todos os usuários podem enviar feedbacks sobre a ferramenta e aguardar recursos incrementais ou o aprimoramento das suas funcionalidades.
Apenas o Power BI Desktop pode ser baixado e utilizado gratuitamente, porém, com recursos limitados. Ainda assim, a versão gratuita consegue atender bem às necessidades das pessoas que só precisam criar relatórios e dashboards de dados para uso individual. No entanto, para publicá-los online, colaborar na criação ou compartilhar os relatórios com outras pessoas, é necessário ter uma licença Pró ou Premium.
Outra possibilidade da conta gratuita é visualizar e interagir com relatórios compartilhados por usuários Pro ou Premium. Para isso, é necessário que o usuário que possui uma licença publique o relatório em um workspace, ou espaço de trabalho, hospedado na capacidade Premium.
9. Como adquirir uma licença do Power BI?
Você pode contratar dois tipos de licença por assinatura mensal: do Power BI Pro por usuário, ou do Power BI Premium, neste caso, por usuário (PPU) ou por capacidade. A contratação é feita pelo próprio site, no modelo de autoatendimento.
A licença Pro por usuário é individual e permite que cada colaborador crie e publique seus conteúdos. Além disso, é possível compartilhar e interagir com os relatórios de outros usuários Pro.
A licença Premium por usuário (PPU) vai além dos recursos oferecidos na Pro. Um exemplo é o acesso à inteligência artificial avançada para obter insights. No entanto, a criação, compartilhamento e interação com os relatórios se dá apenas entre usuários PPU.
Já a licença Premium por capacidade tem como característica principal fornecer workspaces de capacidade Premium. Isso significa que os usuários Pro ou PPU podem publicar seus relatórios nesses ambientes e compartilhá-los com outros usuários que tenham qualquer licença, inclusive gratuita.
Ao adquirir o pacote de serviços Power BI, há 3 maneiras de usá-lo, e todas elas podem ser sincronizadas para ser possível acessar seus painéis de qualquer lugar. São elas:
Power BI Desktop: é o aplicativo para desktops, compatível com o sistema operacional Windows. Nessa aplicação é possível conectar fontes de dados, criar dashboards, publicá-los na nuvem e compartilhá-los com outros membros das suas equipes.
Serviço do Power BI (SaaS), ou Power BI online: é o serviço online do Power BI para acessar com login e senha através do seu browser. Você pode criar seus painéis direto no SaaS, que se ajustam aos seus modelos de dados de origem, para depois publicá-los na nuvem. Também é o local onde você tem acesso aos seus workspaces, que reúnem os relatórios que foram compartilhados com você.
Aplicativos Power BI Mobile: disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Windows, iOS e Android. Nesse aplicativo você não consegue criar painéis, mas sim, visualizá-los e compartilhá-los a partir da nuvem. A maior vantagem é poder explorar e obter insights dos seus relatório em qualquer lugar.
11. Quais são as fontes de dados para gerar relatórios?
Você pode conectar diversas fontes de dados ao Power BI para gerar seus relatórios:
Diferentes bancos de dados, por exemplo: SQL Server, Access e Amazon Redshift.
Outros produtos Microsoft, como: Sharepoint, Excel, Teams e Azure.
Ferramentas do Google, entre elas: Google Analytics, Google Sheets e Google BigQuery.
Sistemas de marketing, vendas, help desk, pesquisas online e mais, como: Mailchimp, Salesforce, Zendesk e SurveyMonkey.
O gateway de dados do Power BI é um serviço que permite a transferência de dados locaispara a nuvem com segurança. Isto é, se você tiver uma fonte de dados dentro da sua própria empresa, como servidores de bancos de dados, o gateway vai intermediar a saída desses dados do servidor e sua entrada no Power BI ou em qualquer outro serviço da nuvem Microsoft.
13. Quais são os modos de conectividade no Power BI?
Existem três modos de conectividade no Power BI:
Modo de importação,ou importação do SQL Server: este é o modo de conectividade padrão no Power BI, pois é usado com mais frequência e oferece o desempenho mais rápido. Neste modo, é possível importar os dados para o Power BI Desktop para realizar consultas adicionais. No entanto, a menos que seja usado o Power BI Premium, o limite de importação de conjuntos de dados é de no máximo 1 GB.
Modo Direct Query: este modo se conecta aos dados de fontes de dados específicas e é particularmente eficiente na importação de dados grandes. O Power BI não armazena os dados em si; ele armazena seus metadados e realiza consultas diretas nos dados. A desvantagem deste modo de conectividade é que, neste caso, existem limitações sobre quais operações podem ser realizadas para manipular os dados.
Modo Live Connection: com este modo de conectividade, a cópia dos dados também não é armazenada no modelo do Power BI. Em vez disso, a fonte de dados é sempre consultada diretamente no Power BI. Este modo pode ser utilizado para acessar apenas três fontes de dados: SQL Server Analysis Services, Azure Analysis Services e Power BI Datasets.
14. Qual é o melhor fluxo de trabalho no Power BI
Existe um passo a passo de trabalho padrão para o Power BI, que ajuda a extrair o máximo potencial da ferramenta. Geralmente, ele segue o seguinte fluxo:
Conectar as fontes de dados ao Power BI Desktop, e a partir disso, fazer a limpeza e modelagem dos dados que se deseja analisar para gerar seus relatórios.
Publicar os relatórioscriados na plataforma SaaS do Power BI e personalizar seus painéis.
Compartilhar os dashboards com suas equipes, respeitando as políticas de governança.
Interagir com os painéis e relatórios através dos aplicativos mobile para obter insights de negócios a qualquer hora e lugar.
Você pode combinar diversos dados no Power BI ou visualizá-los por tema. Há diferentes tipos de templates, tabelas, gráficos, cartões de números, mapas e painéis para que você escolha o ideal e mais confortável para suas análises. O mais importante é que tudo funciona de maneira interativa e pode ser compartilhado para obter colaboração e insights de todas as suas equipes.
No Power BI Desktop, ainda, existem 3 tipos de exibições possíveis para os seus dados e relatórios:
Visualização do relatório: essa é a exibição padrão, que mostra os visuais interativos de um relatório. Nessa visualização, o usuário do Power BI pode adicionar e manipular páginas de relatórios de vários modelos, adicionar e ajustar visualizações e publicar relatórios finais.
Exibição de dados: nessa exibição, pode-se implementar a modelagem e a transformação de dados por meio das ferramentas do Editor de Consultas, criar colunas calculadas e exibir os dados em um formato de tabela depois que eles forem inseridos no modelo.
Visualização de relacionamento, ou visualização de modelo: usada para explorar, comparar e gerenciar relacionamentos complexos entre modelos de dados ou seus subconjuntos.
16. O que é drill down e drill up?
O Power BI permite que você explore os níveis de hierarquia dos seus visuais através dos botões de drill down e drill up. Se você possui um gráfico de vendas por vendedor, por exemplo, é possível descer os níveis de hierarquia pelo drill down para insights cada vez mais aprofundados. Dessa forma, você tende a encontrar:
No primeiro nível, o nome do vendedor com o valor total de vendas.
No segundo nível, as marcas vendidas por ele.
No terceiro nível, os produtos mais vendidos de cada marca.
No quarto nível, o valor total de vendas por produto.
O drill up, portanto, faz o caminho inverso, subindo os níveis de hierarquia do último para o primeiro.
17. Quais são os componentes do Power BI?
O Power BI não é um software que funciona sozinho. Ele possui alguns componentes que expandem e melhoram ainda mais as suas funções. Esse kit de complementos é composto por:
Power Query: para coletar dados de várias fontes e transformá-los;
Power Pivot: para construir modelos de dados;
Power View: para criar visualizações de dados;
Power Map: para criar visualizações de dados geoespaciais 3D;
Power Q&A: para obter as respostas dos relatórios finais usando linguagem natural.
18. O que é o Power Query?
Power Query é uma ferramenta ETL (extração, transformação e carregamento) disponível no Power BI Desktop por meio do Power Query Editor. Esse tipo de ferramenta serve para carregar, combinar, modelar e armazenar dados de diversas fontes, como arquivos SQL, Oracle, Excel ou CSV, mídias sociais, entre outros.
O Power Query tem uma interface intuitiva e usa a linguagem M sob o capô. Por isso, quando necessário, o usuário da ferramenta poderá aplicar essa linguagem para criar ou modificar seus códigos, e assim, expandir os seus recursos.
19. O que é Power Pivot?
O Power Pivot é um componente interno do Microsoft Excel 2010 desenvolvido para estender a capacidade analítica do aplicativo. Ele pode ser usado para:
Importar dados de várias fontes.
Armazenar dados compactados em uma única planilha.
Construir modelos de dados tabulares usando a linguagem DAX.
Definir relacionamentos entre diferentes tabelas.
Escrever fórmulas simples ou complexas.
Calcular novas colunas.
Criar tabelas e gráficos dinâmicos.
Aplicar filtros de vários níveis para realizar suas análises de dados.
20. O que é linguagem M no Power BI?
M ou M-Code é uma linguagem de programação funcional, que distingue letras maiúsculas e minúsculas. Usada no Power Query Editor do Power BI, a linguagem M serve para tratar, filtrar e combinar dados por meio de consultas.
21. O que é DAX e para que serve?
DAX é uma sigla para “Data Analysis Expressions”, ou “Expressões de Análise de Dados”. Essa é uma linguagem de expressão que permite obter e criar uma biblioteca de funções, constantes e fórmulas avançadas. Isso tudo serve para facilitar e expandir as possibilidades de cálculos e filtragem em tabelas de dados.
Disponível para programas como Power BI, Excel e SQL Server, a linguagem DAX pode ser usada para fazer cálculos e filtros avançados nos casos em que, por exemplo, há colunas de dados combinados de várias fontes e é preciso obter resultados financeiros, estatísticos, entre outros. O DAX oferece suporte a vários tipos de dados: números inteiros e decimais, booleano, texto, data, hora e moeda.
22. Quanto tempo uma pessoa leva para aprender linguagem DAX?
O tempo de aprendizado para DAX pode variar de acordo com o método de ensino aplicado, bem como com a habilidade do aluno. Com um bom treinamento, uma pessoa pode levar em média cerca de 25 horas para aprender o básico de DAX, e precisar de 3 a 6 meses de prática para conseguir utilizar a linguagem de forma mais fluida. No entanto, o aprendizado é contínuo, pois suas funções são frequentemente atualizadas.
23. Quais são os blocos de construção básicos do Power BI?
O Power BI possui blocos de construção básicos, que mantém de forma organizada todas as ferramentas necessárias para criar e customizar seus painéis e relatórios. São eles:
Visualizações, ou visual: é uma representação visual dos dados subjacentes, projetada para fornecer contexto de negócios e insights que seriam difíceis de discernir em uma tabela bruta ou dados de texto. No Power BI, existe uma variedade de visualizações, como gráficos de barras, gráficos de pizza, gráficos de linhas, mapas de cores de gradiente, mapas de bolhas, entre outros.
Conjuntos de dados: é uma coleção de dados, possivelmente obtidos de diferentes fontes, usados para criar as visualizações e os relatórios. Os conjuntos de dados podem ser planilhas do Excel, arquivos CSV, tabelas do servidor Oracle ou SQL e muito mais.
Relatórios: são conjuntos de visualizações inter-relacionadas organizadas em uma ou mais páginas para mostrar vários insights de negócios extraídos do mesmo conjunto de dados. Alguns exemplos são relatórios de vendas de produtos, relatórios de campanhas de marketing e relatórios de vendas por filial da empresa.
Painéis, ou dashboards: são uma seleção dos visuais mais atraentes do relatório dispostos em uma única página. Eles fornecem insights sobre as histórias dos dados que serão compartilhadas com colegas de equipe, gerentes ou acionistas. Os consumidores de um painel podem visualizá-lo de vários dispositivos e interagir com ele para obter as informações de que precisam.
Tiles: um bloco é um visual individual, que está cercado de outros blocos em um relatório ou painel. Um exemplo de bloco pode ser um único gráfico de barras que está em um painel ou qualquer outro tipo de visualização.
24. O que são pacotes de conteúdo?
Um pacote de conteúdo se trata de um conjunto de documentos relacionados entre si, que são armazenados em forma de grupo no Power BI. Há dois tipos de pacotes que você pode criar na ferramenta:
Pacote de conteúdo com insumos vindos de provedores de serviços, como do Google Analytics, Marketo, MailChimp ou Twilio.
Pacote de conteúdo organizacional, que abrangem documentos e arquivos criados pelos próprios colaboradores da empresa, e compartilhados com toda a organização ou com um grupo seleto de pessoas.
25. Quais são os tipos de filtros do Power BI?
Existem nove tipos de filtros diferentes que você pode criar no Power BI. Seus processos de criação são distintos, pois eles não se comportam da mesma forma. Portanto, é preciso entender quais são as necessidades de cada relatório para criá-los. São eles:
26. Quais níveis de filtros são possíveis de aplicar nos relatórios?
Há 3 níveis de filtros que você pode usar nos relatórios criados no Power BI para localizar dados de acordo com os parâmetros desejados:
Nível do relatório: quando o filtro é aplicado em toda a extensão do relatório.
Nível da página: aplicados a uma página específica de um relatório.
Nível de visualização: usados para uma única visualização.
27. Usar filtro de cruzamento bidirecional com relacionamentos é boa ideia?
No Power BI, um filtro de cruzamento bidirecional com relacionamentos é uma maneira de filtrar dados de tabelas que estão correlacionadas.
Por exemplo: você pode exportar para o Power BI uma tabela de vendas, uma tabela de ano, e outra tabela de produtos, e então, criar uma relação entre elas no aplicativo. Considere que todas as tabelas possuem mais de uma coluna e várias linhas.
Quando for preciso filtrar a quantidade vendida de um determinado produto em um ano específico, pode ser aplicado o filtro de cruzamento bidirecional. Ele irá propagar o filtro de uma tabela para outra, extraindo os resultados que se complementam.
No entanto, por ser um processo que requer mais esforços, o recomendado é utilizar essa funcionalidade somente quando você precisar filtrar uma tabela de pesquisa baseando-se em uma coluna de uma tabela de dados.
28. O que é preciso aprender para usar o Power BI?
Primeiro, é preciso que os usuários do Power BI entendam de lógica de negócios, para que saibam os motivos pelos quais o sistema é utilizado na empresa. Isto é, quem vai usar a ferramenta deve compreender os processos da organização, ou ao menos do seu setor.
Isso porque dessa forma é possível identificar quais são as fontes de dados mais valiosas para cada departamento, e como é possível limpar, modelar e formatar esses dados para obter informações realmente significativas.
Algumas linguagens de programação também devem fazer parte do aprendizado dos usuários do Power BI, como R, M e DAX. Isso para que não sofram limitações com os templates pré-definidos ou com layouts em branco da ferramenta, e possam criar ainda mais funções ou extrair os melhores dados para otimizar seus relatórios.
Por fim, é necessário que os usuários saibam interpretar diferentes tipos de gráficos e tabelas para que possam entender o significado dos dados.
29. Existe alguma desvantagem de usar o Power BI?
Como todas as ferramentas disponíveis no mercado, o Power BI pode ter alguma desvantagem, especialmente para os usuários iniciantes. Isso porque eles podem sentir dificuldades para customizar seus próprios dashboards interativos e desenvolver seu perfil analítico. Mas, isso apenas se não tiverem o treinamento adequado. Por outro lado, a ferramenta é bastante intuitiva, e a prática de uso constante levará o usuário a usufruir da solução com eficiência.
30. Qual é o melhor curso de Power BI?
Existem vários cursos de Power BI espalhados por aí. No entanto, para escolher o mais adequado é preciso entender as necessidades do aluno.
Pode ser que um profissional queira se especializar em Power BI para o próprio desenvolvimento pessoal e de sua carreira. Portanto, ele pode optar por um curso que ofereça uma trilha de conteúdo para uso individual da ferramenta.
Mas, quando falamos do uso corporativo do Power BI, é necessário que o treinamento dos colaboradores seja guiado mais de perto. Isso porque todos precisarão entender suas boas práticas, além de compreenderem como manter os dados da empresa seguros, quais deverão ser considerados e como utilizá-los da melhor forma.
Por isso, o melhor curso corporativo de Power BI é aquele que tem um cronograma distinto e específico para equipes empresariais.
Encontrou as respostas que precisava no nosso FAQ?
Como você viu, o Power BI é uma aplicação robusta e completa para analisar dados. Com ele, você consegue formar analistas de dados cidadãos dentro do seu negócio, fazendo todas as pessoas desenvolverem as habilidades mais cobiçadas no mercado atual.
O Power BI trabalha de forma integrada com fontes de dados e ferramentas de extração, modelagem e armazenamento de dados. Além disso, seus painéis interativos facilitam a leitura dos dados para que todos consigam tomar decisões mais precisas e eficientes, independente da sua área de atuação.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade