5 maneiras de elevar a eficiência operacional combinando ChatGPT e Power Platform
Se você sente que sua equipe poderia aproveitar melhor o poder tecnológico disponível, você tem razão. A Power Platform e o ChatGPT desenvolvem competências valiosas para times mais eficientes.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
AUTOR
Yuri Sacagni
Gestor da unidade de treinamentos da Niteo
Muita gente ainda pensa que a IA substituirá o trabalho humano. Na verdade, ela expande competências e um bom exemplo é unir nossas habilidades ao ChatGPT e à Power Platform.
Como gerente da unidade de treinamentos da Niteo, a Niteo Learning, acompanho há 7 anos as dificuldades que clientes e parceiros enfrentam em seus negócios.
A tecnologia está mudando num ritmo acelerado. Isso molda o comportamento dos consumidores, a necessidade de habilidades específicas nas organizações, assim como exige a adaptação constante de processos e a otimização de recursos.
Como observador desse movimento, garanto não haver fórmula mágica que torne a transformação ou evolução digital nas empresas um processo fácil.
Mas alcançar um ótimo nível de eficiência operacional reduz a complexidade das mudanças e incorpora essas experiências de forma mais natural aos fluxos de trabalho dos colaboradores.
Costumo dizer que há duas alternativas indispensáveis para atingir esse alto nível de eficácia:
A educação corporativa, um processo contínuo de aprendizagem que mantém os colaboradores preparados para qualquer iniciativa.
E o incentivo ao máximo aproveitamento de tecnologias simplificadas e acessíveis, que já estejam disponíveis na organização.
Trago como exemplos da segunda alternativa o ChatGPT, chatbot baseado em IA generativa que os colaboradores podem acessar pelo navegador Web gratuitamente – ou numa versão paga.
Inclusive, diversas escolas americanas já o incorporaram em seus programas de ensino ao perceberem que não há saída a não ser aceitá-lo como ferramenta do futuro.
E a Microsoft Power Platform, uma plataforma low-code, ou de pouco código, com baixa curva de aprendizagem, que permite analisar, automatizar e agir em diferentes frentes. E que, em muitos casos, já faz parte do ecossistema de ferramentas das organizações.
Desafios da atualidade vs. falta de habilidades para superá-los
A revolução tecnológica pela qual estamos passando, induzida, principalmente, pelos modelos avançados da inteligência artificial e pela hiperautomação, está transformando as habilidades necessárias para a força de trabalho.
Segundo a pesquisa “2023 Workplace Learning Report” produzida pelo LinkedIn, até 2027 as competências necessárias para cobrir vagas de empregos tendem a mudar em 50%.
Outro detalhe é que os trabalhadores se sentem empolgados com a IA como copilota no trabalho. Conforme o novo “Relatório de Tendências Globais de Talentos” do LinkedIn, 97% dos entrevistados estão entusiasmados em usá-la nos seus trabalhos. Ou seja, a tendência é que a IA seja ainda mais incorporada aos fluxos de trabalho dos colaboradores nos próximos anos.
Em paralelo, dados do grupo de consultoria Gartner em 2023, revelam que as organizações estão focadas em quatro ações primordiais para alcançarem o sucesso:
impulsionar a melhoria de suas margens;
gerar dinheiro;
aumentar a produtividade;
e capitalizar novas oportunidades de crescimento usando menos recursos.
Mas ao mesmo tempo que essas estratégias tornam uma empresa resiliente, os negócios precisam lidar com três desafios globais que os impedem de atingirem seus objetivos:
as taxas de juros mais altas;
a escassez de talentos qualificados;
e o atraso na transformação digital.
Ou seja, cada vez mais as organizações precisam de pessoas com as competências digitais necessárias para colocarem suasestratégias em prática. E mais importante que isso, aproveitando cada recurso tecnológico que a empresa já dispõe.
É dessa forma que os negócios conseguirão inovar e escalar suas operações de maneira ágil, com a menor dependência possível de áreas técnicas e menos gastos desnecessários.
Como ChatGPT e Power Platform impulsionam a eficiência operacional
Após entendermos os desafios que as organizações enfrentam na atualidade, é hora de explorarmos as soluções práticas para superá-los.
Como mencionei, a rápida evolução tecnológica e a necessidade de novas habilidades estão pressionando as empresas a repensarem suas abordagens.
É aqui que o ChatGPT e a Power Platform entram em cena como ferramentas poderosas para enfrentar os desafios e impulsionar a eficiência operacional.
Juntas, essas ferramentas ajudam os colaboradores a realizarem as tarefas necessárias para a empresa alcançar seus objetivos de forma mais econômica, rápida, com menos desperdícios e, principalmente, com mais qualidade nas entregas.
A sintonia entre essas tecnologias garantirá que seus investimentos para otimizar as operações sejam inferiores aos ganhos que você obterá com seu produto ou serviço final.
Isso porque o ChatGPT maximiza as facilidades da Power Platform, promovendo pelo menos cinco oportunidades de os colaboradores fazerem mais usando menos recursos ao:
desenvolver uma visão de negócios;
incentivar novas habilidades em inteligência artificial;
capacitar análises de diferentes contextos antes de tomarem decisões;
garantir autonomia para automatizarem tarefas manuais e repetitivas;
estimular a criatividade para criarem soluções personalizadas para seus desafios diários.
Continue comigo que te explicarei essas oportunidades em detalhes.
1. Estimular a visão de negócio
Como você sabe, a Power Platform fornece cinco aplicações low-code com funções fundamentais para qualquer área técnica ou de negócio. São elas:
Power BI para analisar dados;
Power Automate para automatizar tarefas;
Power Apps para desenvolver aplicativos personalizados;
Power Virtual Agents para criar agentes virtuais;
Power Pages para criar sites e portais de negócios.
Já o ChatGPT consegue responder a quase qualquer dúvida ou solicitação dos colaboradores. Pode também fornecer sugestões para melhorar significativamente seus fluxos de trabalho e, por consequência, sua eficiência operacional e os resultados da empresa.
Ao usarem essas ferramentas juntas, os colaboradores expandem não só suas capacidades técnicas, mas sua visão de negócio.
Em outras palavras, eles melhoram a compreensão das necessidades da empresa e caminham em direção a um mesmo propósito.
Isso ressignifica o trabalho que fazem porque a visão de negócio desperta o senso de pertencimento, colaboração e de importância de suas atividades.
Vamos a um exemplo prático
Imagine que sua equipe não fazia ideia do que poderia executar na Power Platform.
Mas após um bom treinamento, com um conteúdo programático personalizado para os objetivos da empresa, os colaboradores veem nesses produtos um suporte para resolverem problemas e melhorarem tarefas que pesavam em suas rotinas.
Assim, as equipes assimilarão cada ferramenta da Power Platform à um ponto de melhoria que já haviam mapeado.
E com o tempo, olharão para os processos de seu setor de maneira mais ampla para entenderem como alinhar o uso das tecnologias com as aspirações da organização em longo prazo.
Nesse sentido, o papel do ChatGPT será eliminar as possíveis limitações técnicas das equipes. Os colaboradores podem dar comandos, ou prompts, para a IA explicar o funcionamento dos produtos ou como usá-los de maneira eficaz para atingirem seu propósito.
2. Desenvolver habilidades em engenharia de prompt
Por falar em prompt, a engenharia de prompt, ou “prompt engineering”, é considerada a profissão do futuro, com salários que já ultrapassam os US$ 300 mil ao ano, segundo levantamento da revista Time.
Isso reflete as mudanças nas profissões impulsionadas pelos avanços da inteligência artificial, que tende a ser cada vez mais propagada nas organizações a fim de aumentar sua eficácia e competitividade.
Por isso, é fundamental que seus colaboradores dominem a arte dos prompts. Que saibam interagir e treinar os modelos generativos de IA de maneira eficaz. E que também entendam como fazer as perguntas certas e refiná-las para obter respostas precisas e realmente relevantes.
Caso contrário, uma inteligência artificial como a do ChatGPT, de domínio público e treinada a partir de dados públicos, fornecerá respostas genéricas, não condizentes com o objetivo da pergunta ou solicitação.
Compare dois exemplos de prompt no ChatGPT
Reparou como o ChatGPT foi genérico em sua primeira resposta a partir de um prompt também genérico? E percebeu o quanto sua resposta foi mais elaborada quando forneci um comando mais específico e detalhado?
Claro que ainda há oportunidades de refinamento, mas a segunda resposta foi bem melhor que a primeira, não é mesmo?
Desenvolver as habilidades em engenharia de prompt garante que suas equipes forneçam comandos certos para a IA e evitem retrabalhos quando há respostas incoerentes.
3. Analisar para descobrir
Antes de tomar decisões, suas equipes precisam embasá-las por dados.
Entendo o quanto pode ser desafiador desenvolver uma mentalidade orientada a dados na organização.
Mas quando os colaboradores adquirem um perfil analítico, tendem a exercer raciocínio lógico e estratégico para descobrir oportunidades focadas no crescimento da empresa.
Para estimular a cultura data-driven, a Power Platform disponibiliza o Power BI, ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que é líder no mercado.
O Power BI facilita a interação dos colaboradores com os dados por não exigir conhecimentos avançados em linguagens de programação ou de expressão.
No entanto, em algum momento suas equipes podem sofrer limitações ao precisarem efetuar análises complexas. Assim, o uso do Python ou do DAX, por exemplo, será indispensável.
Aqui, o ChatGPT também rompe essa barreira técnica. As equipes podem usá-lo para sugerir medidas DAX ou scripts em Python para não travarem nas análises.
Ele gera sugestões e explica as fórmulas ou códigos que sugeriu, garantindo ainda melhor absorção da lógica por trás deles.
Trago como exemplo o caso abaixo, onde queremos calcular o número de funcionários ativos em uma tabela de dados:
Repare que o ChatGPT também permite copiar a fórmula direto do chat para colar no Power BI. Isso economiza tempo e evita erros, pois os colaboradores não precisarão escrevê-la manualmente.
Usando o ChatGPT para criar scripts em Python
Agora, veja que mesmo com um prompt genérico, o ChatGPT consegue gerar um script em Python para criar visualizações no Power BI:
Perceba que ele sugere até a biblioteca de Python mais indicada no caso de uso solicitado.
E além de gerar scripts, o ChatGPT ainda ensina o colaborador a incorporá-lo no Power BI exibindo um passo a passo detalhado do processo.
Após compreenderem o contexto da empresa, analisarem e identificarem as oportunidades de melhorias, é hora de os colaboradores agirem.
A automatização de tarefas é uma estratégia fundamental nesta etapa, pois impulsiona a eficiência nas operações ao minimizar falhas humanas e permitir aos colaboradores executarem menos atividades manuais que, desta forma, consumiria um tempo precioso de suas rotinas.
O que mais chama minha atenção em todos esses anos atuando com os treinamentos na Niteo Learning é a crescente busca por soluções que automatizam tarefas.
Não à toa, a hiperautomação, que significa automatizar o máximo possível de tarefas e processos, já é uma tendência forte no presente e para o futuro.
Isso não apenas porque automatizar poupa recursos valiosos, mas também porque libera as equipes para focarem em atividades mais estratégicas e criativas, em vez de lidarem com processos monótonos e repetitivos.
Nesse sentido, o Power Automate suporta a otimização do trabalho com fluxos automatizados e simples de criar.
Mas assim como no caso do Power BI, as equipes podem ter conhecimento limitado sobre a ferramenta e, novamente, o auxílio do ChatGPT para criarem ou refinarem um fluxo do início ao fim será muito bem-vindo. Como no caso abaixo:
Em meu exemplo, o ChatGPT forneceu cinco etapas para criar o fluxo solicitado no Power Automate.
E cada uma delas ainda pode ser destrinchada conforme o nível de habilidade do colaborador que fará o passo a passo.
Observar como a tecnologia reduz esforços humanos e melhora a sustentabilidade empresarial por meio de automatizações é extremamente empolgante, não é?
5. Criar para inovar; refinar para aprimorar
Ainda falando em agir, é importante ressaltar que os colaboradores precisam ter autonomia para desenvolverem soluções assim que identificarem uma necessidade específica em seu setor.
O Power Apps garante essa autonomia por fornecer um ambiente de desenvolvimento de aplicativos low-code, em que na maioria dos casos os colaboradores criarão seus apps apenas arrastando e soltando objetos.
Quando me refiro a aplicativos, não falo apenas dos famosos – e complexos – apps que instalamos no celular. Mas sim, de aplicativos de uso diário, que facilitem a rotina da organização.
Um app do Power Apps pode ser um simples formulário automatizado ou mesmo um aplicativo de tela única, desde que resolva problemas específicos na empresa.
E com auxílio do ChatGPT durante e após o desenvolvimento, os colaboradores podem ter uma experiências mais avançadas no Power Apps.
Por exemplo, aprendendo quais filtros e fórmulas são mais indicados para determinado processo, a personalizar o app em detalhes e a identificar oportunidades de refinamento para deixar o uso do app cada vez mais fluido.
Veja o caso abaixo, onde pedi ao ChatGPT para criar uma fórmula para filtrar informações da minha tabela chamada ‘Power Platform’ no Power Apps.
Novamente, ele apresenta não só a fórmula que solicitei, mas um passo a passo detalhado do que preciso executar para inseri-la no Power Apps.
Usar a tecnologia para impulsionar a eficiência operacional é uma estratégia inteligente
Nos últimos sete anos venho acompanhando meus clientes em suas jornadas de educação corporativa.
À medida que me aprofundo em suas dores, fica mais evidente que o caminho para alcançar a máxima eficiência operacional é treinar os colaboradores para adotarem ao máximo tecnologias como as ferramentas low-code, por sua baixa curva de aprendizagem.
Na prática, muitas organizações já investiram dinheiro nesses recursos tecnológicos, como em licenças da Power Platform ou do Microsoft 365, e já os possuem à disposição. Mas sem mão-de-obra qualificada para usá-los.
Na contramão desse obstáculo, posso perceber claramente em entrevistas com clientes que as diversas áreas de negócio estão empenhadas em se capacitar nesse sentido.
As pessoas estão alinhadas com o objetivo de se tornarem mais autônomas em relação a área de TI e entendem que essa autonomia é valiosa, uma vez que lhes proporciona mais controle sobre seus processos, além de tomada de decisões mais estratégicas.
Após o treinamento, nossos alunos também reconhecem que a Power Platform não serve só para otimizar tarefas. Mas é um meio completo e acessível de impulsionar a inovação e a criação de valor na organização.
Agora, todos podem maximizar os benefícios da plataforma ao combinar seu uso com o ChatGPT que, por sinal, é gratuito.
E, afinal, se até as escolas americanas já colocaram o ChatGPT em seus programas de ensino, nós não poderíamos fazer diferente.
Te convido então a conhecer nosso curso de Power Platform. Somos pioneiros em trazer um novo módulo de ChatGPT incorporado aos estudos de caso práticos das ferramentas. Suas equipes aprendem os conceitos e as boas práticas por trás dos aplicativos, enquanto usam a IA como apoio para acelerar sua curva de aprendizagem.
Fale conosco para saber como te ajudamos a estruturar um plano de treinamento sob medida para os objetivos da sua empresa!
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade