MicrosoftoverviewPower Virtual Agents

O Power Virtual Agents agora é parte do Copilot Studio! Crie chatbots com IA generativa!

O Power Virtual Agents é uma solução low-code para criar chatbots com inteligência artificial, que tornam seu atendimento mais ágil sem perder a humanização. Conheça os detalhes.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Agilize atendimentos em escala ao criar chatbots com inteligência artificial no Power Virtual Agents, agora parte do Copilot Studio, sem escrever códigos. Todos podem fazer isso. Veja como é simples.

A digitalização acelerada desafiou empresas e governos a se comunicarem e resolverem problemas mesmo à distância.

Quando o atendimento online se tornou prioritário, foram os chatbots que ganharam notoriedade no mercado, e não por acaso.

Com milhões de brasileiros comprando pela internet, novos modelos de negócio e oportunidades sem precedentes, essas ferramentas continuam apoiando as pessoas todos os dias, durante 24 horas.

No Brasil, até agosto de 2022 haviam 58 mil chatbots em atividade, conforme o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido pela Mobile Time.

Eles chegaram a trocar 4,5 bilhões de mensagens por mês. Isso demonstra o poder de alcance da tecnologia que tende a ser o principal canal de atendimento ao cliente até 2027, segundo previsões do grupo de consultoria Gartner.

Os avanços em inteligência artificial também contribuem para o sucesso dos chatbots. Isso porque os atendimentos através dos assistentes virtuais têm sido cada vez mais humanizados. Tanto pelo processamento de linguagem natural aprimorado, quanto por sua capacidade de aprendizado a cada solicitação.

Mas, para colher os benefícios dos bots, não dá para ficar dependente das áreas de TI.

É preciso que eles estejam disponíveis para todas as pessoas da empresa. E nesse momento o Power Virtual Agents pode fazer toda a diferença para você e suas equipes.

O que é Power Virtual Agents? Agora, parte do Microsoft Copilot Studio

O Microsoft Power Virtual Agents era uma plataforma low-code para desenvolver chatbots, também conhecidos como assistentes virtuais, usando pouco ou nenhum código.

Era também um dos cinco produtos da Microsoft Power Platform, das quais fazem parte o Power BI, o Power Automate, o Power Apps e o Power Pages.

Agora, todas as suas ferramentas de desenvolvimento estão integradas ao Copilot Studio, que além delas, oferece ainda mais recursos de IA para enriquecer seus chatbots.

Para criar os chatbots, o Copilot Studio disponibiliza blocos de construção pré-definidos que permitem personalizar os assistentes virtuais para diferentes demandas.

Um dos maiores diferenciais do Copilot Studio é sua interface gráfica intuitiva para simplificar o desenvolvimento dos robôs virtuais.

Com o modelo drag-and-drop – de arrastar e soltar objetos – você pode criar bots com inteligência artificial generativa para executar conversas simples e até mais complexas.

Essa é a característica que garante acessibilidade para quem não tem familiaridade com programação, e, ao mesmo tempo, praticidade para os desenvolvedores profissionais.

Entenda mais sobre as plataformas de pouco código, e como elas tornam sua empresa mais independente das áreas de TI: Saiba o que é Low-Code e crie soluções únicas de negócio.

Para que serve o Power Virtual Agents?

Você pode usar o Power Virtual Agents para criar chatbots de conversação e/ou transacionais para todos os setores da empresa. Vale explicar do que se tratam esses termos.

Um chatbot de conversação é o modelo de agente virtual com alta capacidade de aprendizagem e interação. Eles utilizam processamento de linguagem natural e inteligência artificial para oferecer um atendimento que se assemelha muito ao dos humanos.

Além disso, o aprendizado de máquina garante que os robôs aprendam com os atendimentos anteriores, e personalizem os do futuro com base no comportamento dos usuários.

Já o chatbot transacional é utilizado para ações específicas. Isto é, ele precisa ser treinado a partir de um banco de dados estruturado para focar em apenas uma função.

Este é o caso de chatbots que ajudam as pessoas a executarem processos, por exemplo. Eles fornecem algumas opções para o usuário, e a partir do que foi escolhido eles guiam o passo a passo de como executar determinado processo.

Com o Power Virtual Agents, você pode criar e implementar esses chatbots de maneira muito mais simples e rápida. Seja utilizando os modelos pré-definidos da própria ferramenta, seja começando do zero, mas com a simplificação dos códigos complexos.

Você ainda conta com um ambiente para testar seus bots antes de colocá-los para funcionar.

Se o objetivo é aumentar a produtividade e autonomia do negócio, essa é a solução que garantirá resultados desde a sua criação.

Como implementar o Power Virtual Agents nas empresas?

Exemplo de como funciona o fluxo conversacional de um chatbot criado e implementado a partir do Power Virtual Agents
Exemplo de como funcionam os chatbots no Power Virtual Agents

Os casos de uso do Power Virtual Agents não param de aumentar. Entre as possibilidades, você consegue integrar os bots aos seus sistemas ou aplicativos internos, e assim, promover a automação de solicitações dos colaboradores.

Outra hipótese é implementá-los em sites e até em redes sociais, como no Facebook, para atender seus clientes independente do horário comercial.

O mais importante é que todos os seus colaboradores poderão participar do processo de criação e implantação dos robôs. Seja com insights sobre o que é útil para suas rotinas, seja com a mão na massa, criando seus próprios agentes virtuais.

Isso porque com sua evolução, o Power Virtual Agents investiu em uma interface colaborativa, que permite várias pessoas trabalhando simultaneamente na construção dos bots.

Veja mais recursos que você e suas equipes podem obter com a ferramenta.

Crie e coloque chatbots para funcionar em pouco tempo

O Power Virtual Agents otimiza o tempo de todas as pessoas que precisam criar um chatbot. De desenvolvedores profissionais a usuários de negócio.

Ele permite começar os processos de criação e customização de bots sem configurações avançadas.

Segundo o estudo “Impacto Econômico Total do Power Virtual Agents” realizado pela Forrester, as empresas que utilizam a ferramenta chegaram a reduzir em 80% os esforços para construir e manter seus próprios agentes virtuais.

Isso porque além da interface intuitiva, o Power Virtual Agents é disponibilizado como um software como serviço (SaaS) ou como aplicativo do Teams. Ou seja, você não dependerá da TI para preparar uma infraestrutura robusta e instalar o programa.

E o principal é que qualquer modificação nos assistentes virtuais fica sob responsabilidade interna. Isso significa economia de dinheiro com manutenção de terceiros, e mais agilidade para corrigir eventuais problemas ou aprimorar a ferramenta em sua totalidade.

Crie bots que podem agir por fluxos automáticos

Independente se a sua empresa recebe um baixo ou alto volume de solicitações de atendimento, automatizar a maioria delas traz ganhos expressivos de produtividade.

Com o Power Virtual Agents você pode treinar seus assistentes virtuais não só para responder às perguntas mais frequentes de clientes e colaboradores, mas também para realizar tarefas.

Isso é possível graças à sua capacidade de integração com outras ferramentas. A partir da conexão com o Power Automate e seus conectores, por exemplo, você pode criar centenas de fluxos de trabalho automáticos para os seus robôs.

Eles podem tanto executá-los a fim de reduzir as tarefas manuais realizadas por humanos, quanto encaminhá-las para as áreas responsáveis quando não conseguem atendê-las.

Além de reduzir filas de atendimento, você ainda aumenta o número de solicitações concluídas ao permitir que os robôs trabalhem sozinhos durante 24 horas.

Leia também: Power Automate: prepare-se para a nova era de hiperautomação.

Analise o desempenho dos chatbots e disponibilize para a organização

O Power Virtual Agents também deixará sua empresa a par dos insights mais relevantes sobre os chatbots implementados.

Ele fornece painéis orientados por inteligência artificial para que você avalie todo o desempenho dos assistentes virtuais.

Dessa forma, você descobre os tópicos mais relevantes para o seu público para aprimorar ainda mais o seu atendimento.

Você poderá contar com ao menos cinco tipos de análises diferentes dentro do Power Virtual Agents:

  • de desempenho e uso do bot;
  • da satisfação do público;
  • do uso de tópicos individuais;
  • das informações de cada sessão (cada interação com o chatbot é considerada uma sessão, que pode ser encerrada a cada 30 minutos sem receber mensagens, ou quando o usuário fecha o atendimento);
  • das informações das sessões cobradas (alguns tipos de sessões dos chatbots podem ser cobradas. Você pode obter mais informações neste link).

Sendo assim, há infinitas conclusões que você consegue tirar a partir das análises de comportamento dos atendimentos. Tanto relacionadas aos próprios chatbots, quanto sobre questões internas.

Se os clientes estão perguntando sobre um tema da qual os chatbots não foram treinados, você pode incrementá-los com novos tópicos.

Por outro lado, caso perceba um pico alto de questionamento dos funcionários sobre férias, você pode investigar se eles estão sobrecarregados.

Ou ainda, se planejar caso todos queiram tirar dias de descanso simultaneamente. O mais importante é não perder nenhum insight estratégico.

Crie um assistente virtual para dar suporte ao cliente

Para tornar seu atendimento humanizado mesmo usando chatbots, o Power Virtual Agents contribui com vários recursos de customização.

Crie assistentes virtuais personalizados para sua marca ajustando seu idioma, sua personalidade e o tom de voz a ser utilizado conforme a linguagem da empresa.

Os chatbots ajudam os clientes a conseguirem respostas sobre pedidos, solicitações e até sobre a usabilidade do seu site ou aplicativoa qualquer dia e horário.

Segundo o relatório da Forrester apontado antes, as empresas que utilizam o Power Virtual Agents reduziram em 50% o tempo necessário para atender solicitações de suporte ao cliente.

Isso gerou uma economia de mais de US$ 500 mil em três anos para essas organizações.

Elas conseguiram fazer triagens melhores das solicitações, e em alguns casos, eliminaram por completo as ligações de clientes.

Tudo isso graças à três fatores principais. O primeiro é a capacidade do bot de investigar o que seu cliente precisa com perguntas específicas.

Em segundo lugar, pelo fato de os próprios robôs conseguirem atender e finalizar grande parte dos procedimentos.

E em terceiro lugar, pela atribuição ao setor responsável daquilo que eles não conseguem realizar. São processos que quando realizados em um fluxo ideal trazem mais eficiência para todo suporte ao cliente.

Otimize os processos de help desk da área de TI

As áreas de TI estão marcadas pela sobrecarga de trabalho. Há poucos profissionais no mercado e dentro das empresas para atender às altíssimas demandas. Para conseguir estabelecer um equilíbrio, os chatbots são essenciais.

Há muitos processos de TI que podem ficar sob responsabilidade dos assistentes virtuais. Por exemplo:

  • Abrir tickets de solicitações de manutenção e priorizá-los conforme a urgência.
  • Programar os bots para guiarem colaboradores por etapas que eles precisem realizar quando uma ferramenta de trabalho apresentar problemas.
  • E entre outras possibilidades, listar as perguntas mais frequentes do setor para agilizar a integração de novos funcionários na área.

O mais importante é que os profissionais mantenham o foco em demandas mais complexas, que dependem exclusivamente deles para funcionar.

Os benefícios do Power Virtual Agents nos negócios

Até agora você já deve ter percebido que os chatbots são o apoio adicional que está faltando na sua empresa.

Nada melhor do que contar com uma forcinha extra para atender clientes e funcionários, e oferecer a melhor experiência em comunicação para todas as partes.

Sem contar que hoje essas ferramentas estão bastante acessíveis através de plataformas como o Power Virtual Agents, que democratizam o uso de assistentes virtuais.

Por isso, empresas de qualquer porte ou segmento podem utilizá-las em suas rotinas de trabalho.

Veja de maneira mais aprofundada nos próximos tópicos como o Power Virtual Agents pode auxiliar toda a sua empresa.

Responda rapidamente às solicitações internas

Ao criar um chatbot para uso interno da organização, as respostas manuais para solicitações de funcionários são reduzidas.

Você pode programar os bots com as perguntas mais frequentes dos colaboradores. Assim, será possível eliminar a sobrecarga de e-mails ou chats para o RH e outras áreas da empresa.

Conforme o relatório da Forrester, colocar agentes virtuais para responderem questionamentos dos colaboradores reduziu em 66% o número de tickets de solicitações internas.

E quais são as solicitações que os chatbots conseguem responder ou executar? Veja só:

  • Fornecer informações sobre os benefícios da empresa, como convênio médico, vale-transporte, vale-alimentação, entre outros.
  • Receber atestados médicos para enviar ao RH.
  • Tirar dúvidas sobre holerites e pagamentos recebidos.
  • Dar informações sobre folgas ou férias e até mesmo agendá-las se o colaborador solicitar.
  • Informar os colaboradores sobre uma nova política da empresa.
  • Guiar os times comerciais durante seus processos de vendas.
  • Fornecer informações sobre a empresa para candidatos que se inscreveram para uma vaga.
  • Fazer uma triagem dos colaboradores que apresentarem sintomas de doenças infecciosas, como a COVID-19. Dessa forma, a empresa também coleta dados que a ajudem a identificar suas taxas de infecção.
  • Fornecer informações para que os colaboradores solicitem uma vistoria técnica para os seus equipamentos ou sistemas.

Estes são apenas alguns dos cenários em que um chatbot deve se fazer presente para aumentar a produtividade das empresas.

Com menos trabalhos manuais, todos podem assumir demandas mais estratégicas, como analisar os dados dos atendimentos para aprimorar processos.

Capacite suas equipes para usarem os chatbots

O Power Virtual Agents é uma ferramenta que não requer conhecimentos avançados em programação ou desenvolvimento.

Ainda assim, é importante que suas equipes estejam preparadas para usufruir de todos os seus benefícios.

Quem não tem experiência com a criação de chatbots, consegue aprender rapidamente com treinamentos adequados. Principalmente quando são realizados entre equipes, pois enquanto estudam sobre o uso da ferramenta, os colaboradores podem discutir as principais funções que o assistente virtual precisa ter.

Do outro lado dos beneficiados estão os desenvolvedores profissionais. O Power Virtual Agents diminui o tempo de desenvolvimento de chatbots e seu lançamento no mercado.

Isso porque os especialistas podem pular as etapas iniciais de criação de códigos complexos. Assim, eles conseguem partir mais rápido para o desenvolvimento avançado e personalizado do bot, ainda assim numa interface low-code.

Neste sentido, o maior benefício do Power Virtual Agents é alavancar as habilidades técnicas de todos os profissionais da sua empresa. Seus colaboradores estarão aptos para encontrarem as melhores soluções para seu dia a dia.

Leia mais: Treinamento corporativo: 10 motivos para contratar.

Reduza custos operacionais

O Power Virtual Agents ajuda sua empresa a reduzir custos operacionais. Sabe aqueles períodos sazonais onde as solicitações de atendimento e suporte explodem?

Nesses momentos você não precisa se preocupar em realocar, contratar e treinar mais pessoas se construir e automatizar seus chatbots.

Ainda conforme o relatório Forrester, o Power Virtual Agents fez as empresas evitarem a necessidade de contratação e treinamento de oito pessoas adicionais.

Ao longo de três anos, isso significou uma economia total de mais de US$ 1 milhão em novas contratações. E isso tudo sem sobrecarregar o quadro de funcionários atual.

Melhore a satisfação e fidelização do cliente

Não são só os colaboradores da sua empresa que querem economizar tempo. Muitas vezes os clientes recorrem ao autoatendimento para solucionar problemas ou tirar dúvidas pela praticidade do serviço.

Por isso, colocar agentes virtuais para guiá-los em multicanais de atendimento é ideal para aumentar a satisfação e fidelização do seu público.

Além disso, os chatbots podem responder muitos clientes ao mesmo tempo. Isso significa redução do tempo para prestar um bom atendimento e até do número de tickets abertos para solicitações.

Em muitos casos os clientes nem precisarão chegar ao atendimento humano, por exemplo:

  • para consultar o horário de funcionamento da empresa;
  • obter recomendações de produtos;
  • saber informações sobre pedidos realizados;
  • abrir tickets para trocas, devoluções ou suporte técnico;
  • agendar consultas ou fazer reservas;
  • obter orçamentos e fazer cotações;
  • orientar-se para realizar etapas de processos, como emitir segunda via de faturas.

Ao proporcionar experiências ágeis como essas, a tendência é que seus clientes continuem leais ao seu negócio por muito mais tempo.

Analise o desempenho e a precisão dos bots 

Analisar o desempenho dos seus chatbots, sem dúvidas, é um dos maiores benefícios do Power Virtual Agents.

Essa função da ferramenta permite que você atualize seus robôs virtuais constantemente para mantê-los relevantes para o seu público.

E o melhor de tudo é que você não precisa depender de terceiros ou das suas equipes de TI para fazer isso.

Se você treinar os próprios colaboradores da linha de frente dos atendimentos, eles mesmos realizam os ajustes necessários quando for conveniente.

A autonomia proporcionada pelo Power Virtual Agents pela simplificação dos processos de criação e manutenção dos bots transforma as habilidades e mentalidade das pessoas.

Todos terão a oportunidade de entender, na prática, o funcionamento da ferramenta e como ela pode melhorar para liberar os colaboradores para demandas prioritárias.

Faça análises ainda mais complexas com uma das ferramentas mais completas do mercado: Power BI: como adotar uma cultura de dados na prática.

Integre o Power Virtual Agents em outras ferramentas

Você pode integrar o Power Virtual Agents a centenas de opções de ferramentas, sistemas e páginas Web. Essa característica permite que seus chatbots coletem dados das mais diferentes fontes para expandir sua capacidade de aprendizagem.

Dessa forma, eles vão se tornando cada vez mais robustos e inteligentes, assimilando e se adaptando às reais necessidades de clientes e funcionários a cada novo atendimento.

Além disso, quando utilizado com os outros produtos da Power Platform, você ganha inúmeros recursos adicionais. Por exemplo:

  • Automatizar fluxos de trabalho e de atendimentos com o Power Automate.
  • Construir aplicativos de negócio com chatbots integrados através do Power Apps.
  • Construir dashboards e relatórios de dados ainda mais avançados com o Power BI.
  • E criar sua página Web personalizada, conectada ao seu assistente virtual, utilizando o Power Pages.

Leia também: Descubra o que é Power Apps e crie aplicativos exclusivos.

Ofereça o melhor atendimento para quem confia na sua empresa

Uma das maiores expectativas das empresas é aumentar a sua base de clientes. Mas, à medida que isso acontece, cada vez mais pessoas precisam se envolver para garantir o sucesso dos negócios, dos colaboradores aos fornecedores.

E conforme o ecossistema empresarial se expande, as dificuldades para prestar um suporte online de qualidade para todos aparecem.

Então, como oferecer um ótimo atendimento para quem escolheu sua empresa, seja para comprar, fornecer ou trabalhar?

A resposta não poderia ser outra a não ser contar com o Power Virtual Agents para construir assistentes virtuais personalizados, com inteligência artificial integrada.

Através da interface intuitiva até para quem não é especialista no assunto, o Power Virtual Agents consegue mudar rapidamente seus atendimentos e processos.

Você e suas equipes transformarão o tempo gasto nas solicitações que os bots podem fazer em mais produção e receita para toda a empresa.

Tudo isso pode ser ainda melhor ao utilizar o Power Virtual Agents junto de outras ferramentas que alavancam a produtividade. Saiba mais em: Como a Microsoft Power Platform te ajuda a inovar no mercado.

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: