O Microsoft 365 mantém as equipes corporativas mais conectadas e engajadas com sua cultura organizacional por meio de tecnologia de ponta. Entenda tudo o que você pode fazer dentro da plataforma!
É muito provável que você use no seu dia a dia ao menos um, ou vários, dos produtos Microsoft.
Entre eles está o sistema operacional Windows ou qualquer um dos aplicativos de produtividade que se encontram dentro da suíte Microsoft 365, antes Office 365.
A gigante da computação está perto de completar 50 anos e já é considerada uma das organizações líderes mundiais em inovação.
A importância da Microsoft para a transformação digital é notável. Ao longo dos anos, também inspirou o desenvolvimento de inúmeros softwares e sistemas operacionais (SO).
Apenas para trazer um pouco de sua história e relevância, vale lembrar que a Microsoft foi fundada no ano de 1975 por Bill Gates e Paul Allen.
Entre seus momentos de destaque esteve o nascimento de um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais, o MS-DOS, em parceria com a IBM.
E quem é que nunca usou um computador com o famoso Windows?
Hoje, somente as versões 10 e 11 deste sistema estão rodando em mais de 1,4 bilhão de computadores ativos mensalmente, conforme dados divulgados do relatório do segundo trimestre do ano fiscal de 2022 da Microsoft.
A evolução da Microsoft e os dias atuais
O diferencial da companhia foi não ter parado no tempo. A empresa continuou acompanhando as tendências e marcos tecnológicos desde seu nascimento.
Assim, não apenas conseguiu criar um portfólio rico em soluções de uso doméstico, escolar e corporativo, mas também, forçou, indiretamente, o mercado a seguir seus passos.
Hoje, sua missão é capacitar pessoas e organizações do planeta a conquistar mais. Assim, podem superar os desafios do mundo moderno e atingirem seu máximo potencial.
E mais, ela permite o crescimento sustentável das organizações através do uso da tecnologia e, em paralelo, estimula a formação de profissionais de alta performance.
Não à toa, a Microsoft se consolida como a quarta empresa mais valiosa do mundo, segundo o ranking da Kantar BrandZ, negócio especializado em pesquisas de marcas.
Além disso, é líder da categoria de “Soluções de Negócios e Provedores de Tecnologia” ainda conforme o mesmo relatório.
Entre os produtos famosos que sustentam sua missão está o LinkedIn, rede social voltada para a conexão entre profissionais do mercado de trabalho.
No entanto, sua base de soluções atual encontra-se em aplicativos e serviços de inteligência artificial, machine learning e computação em nuvem, como o Azure; nas ferramentas de banco de dados, como o SQL Server, e finalmente, entre as aplicações integradas do Microsoft 365.
O que é o Microsoft 365 (antes, Office 365)?
Microsoft 365 é o nome dado ao pacote de aplicativos integrados da Microsoft, antes conhecido como Office 365. A mudança de nome aconteceu em 21 de abril de 2020 com o objetivo de expandir o pacote antecessor, que agora conta com mais transparência, conectividade e produtividade entre as equipes profissionais.
O novo nome também veio acompanhado de uma nova visão de negócios, trazida principalmente pelo novo presidente da Microsoft na América Latina e Vice-Presidente Corporativo da Microsoft Corporation, Rodrigo Kede Lima.
Ele prioriza a ideia de acelerar a transformação digital nos países da América Latina, e com isso, apoiar o crescimento das organizações nesses países.
Com o Microsoft 365 você pode contar com as principais aplicações e serviços já conhecidos do antigo Office 365, onde encontravam-se aplicativos clássicos como Word, Excel, Power Point e Outlook.
Contudo, a versão mais recente traz novas ferramentas e recursos. Como o Microsoft Teams, para trabalho em equipe; o OneDrive, para armazenamento de arquivos; e a Power Platform, um conjunto de plataformas low-code que permite desenvolver aplicativos, automatizar processos e analisar dados.
A principal característica do Microsoft 365 é que todos os aplicativos do ecossistema funcionam em nuvem.
Ainda assim, de acordo com o plano escolhido, você conta com as versões mobile e desktop de cada um, funcionando de maneira sincronizada para usar onde quer que você e suas equipes estejam.
Como funciona o Microsoft 365?
O Microsoft 365 funciona como uma plataforma de aplicativos de autoatendimento. Você pode contratá-lo através de planos de assinatura.
Cada plano fornece as licenças necessárias para usar os produtos ou serviços que integra.
Isso significa que sua empresa só vai pagar pelo conjunto de aplicativos que fizerem realmente sentido para sua realidade. O que permite também incluir novos serviços à medida que sua organização expande.
Conforme o plano escolhido, você e suas equipes terão licenças para usar as versões web, mobile e desktop dos aplicativos:
- Word;
- Excel;
- PowerPoint;
- Microsoft Teams;
- Outlook;
- Exchange;
- OneDrive;
- Access;
- Publisher;
- SharePoint;
- Power BI;
- Power Apps;
- Power Automate, e muito mais.
Além disso, o Microsoft 365 funciona com outras soluções da Microsoft que você pode contratar à parte. Isso inclui sua integração com os mais de duzentos produtos de computação em nuvem do Azure.
Essa característica é ideal para aumentar a produtividade das equipes, que terão todas as ferramentas integradas através da Microsoft.
Assim, as pessoas podem não apenas colaborar entre si em tempo real, mas descobrir milhares de possibilidades para otimização das suas tarefas.
Os planos do Microsoft 365 são diferentes de acordo com as necessidades das empresas. Os pequenos e médios negócios podem contar com quatro tipos de planos: Microsoft 365 Business Basic, Microsoft 365 Apps para Pequenos e Médios negócios, o Business Standard e o Business Premium, com possibilidades de assinatura mensal ou anual, por usuário.
Já as grandes corporações podem optar entre três tipos de planos: o Microsoft 365 E3, o Microsoft 365 E5 ou o Microsoft 365 F3. Estes, só são contratados com o compromisso anual, por usuário.
Agora você já pode usar inteligência artificial generativa em todos os aplicativos: Microsoft 365 Copilot: como funciona o novo assistente com IA.
Os benefícios do Microsoft 365 para empresas
Você já deve ter percebido até agora que as maiores vantagens de usar o Microsoft 365 se dão para o trabalho em equipe.
No entanto, essas ferramentas vão além disso, pois elas conseguem empoderar cada um dos seus colaboradores e oferecer recursos de segurança avançados.
Assim, nenhuma informação da sua empresa fica desprotegida mesmo com várias pessoas trabalhando de forma simultânea.
Nos próximos tópicos, vamos nos aprofundar no conhecimento sobre o Microsoft 365, listando sua gama de benefícios e como eles podem otimizar a performance da sua empresa. Acompanhe!
Ferramentas para colaboração em equipe
Uma das principais características da suíte Microsoft 365 é a colaboração. Isso significa que é possível usar todas as ferramentas em conjunto com outras pessoas, em tempo real.
Assim, todos os envolvidos em um projeto conseguem acompanhar as alterações mais recentes assim que elas acontecem.
Um modelo comum de colaboração acontece através da abertura de documentos no Word ou de uma planilha de Excel, por exemplo, em que várias pessoas conseguem editar o arquivo ou deixar comentários para seus pares.
Foco e produtividade
Imagine que a sua empresa usa vários canais de comunicação internos. Cada colaborador prefere enviar mensagens em um canal e todos os outros precisam ficar ligados para acompanhar notícias, instruções ou fazer reuniões online.
Agora, imagine se você precisar encontrar uma conversa de algum tempo atrás.
Se você não der sorte de usar a pesquisa e já encontrar o que procura de primeira, terá de perder tempo em todas as outras ferramentas.
Isso não é, nem de longe, uma boa prática para aumentar a produtividade e o foco dos colaboradores.
Por isso, ao usar o Microsoft 365, você pode centralizar arquivos e conversas em um único lugar, como no Microsoft Teams, por exemplo. Assim, fica fácil para todos localizarem o que precisam rapidamente.
Leia também: 5 vilões da produtividade no trabalho e como evitá-los.
Armazenamento e segurança
O Microsoft 365 vem acompanhado de vários recursos de segurança avançados que protegem os dados da sua empresa de vários tipos de ataques cibernéticos, como phishing, malware e outros tipos de ameaças.
Ainda assim, é normal ficar preocupado com o fato de que novas ameaças podem surgir a todo instante.
Sendo assim, você também conta com registros em log para identificar rapidamente quando algo fora do comum acontece, por meio de criptografia de ponta.
Também é possível se apoiar em roteiros de segurança recomendados nas documentações dos produtos da Microsoft.
Ah, e o armazenamento do OneDrive aumentou para 1 TB por usuário nos planos Microsoft 365. Então, não falta espaço para armazenar seus dados e arquivos!
Redução de custos
Se você tentar comprar os produtos separados da suíte, como somente uma licença do pacote Office, fatalmente você acabará gastando mais do que assinar um plano com o conjunto completo de aplicativos integrados.
Isso também acontece se você optar por contratar um software de cada distribuidor que existe no mercado.
Portanto, optar pelo Microsoft 365 pode trazer uma grande redução de custos por eliminar as várias assinaturas de ferramentas aleatórias da sua empresa.
Escalabilidade
A escalabilidade do Microsoft 365 é mais um dos seus principais benefícios.
Isso porque você tem flexibilidade para contratar um plano mais básico para se familiarizar com as ferramentas, ou para atender às pequenas demandas.
E depois, assinar planos mais robustos e acrescentar mais licenças à medida for necessário, como, por exemplo, quando há entrada de novos funcionários.
Essa é uma enorme vantagem também para as empresas que possuem um regime de contratação de trabalhadores temporários, conforme a sazonalidade.
Essas empresas, podem aumentar ou diminuir o número de licenças de usuários sempre que for necessário.
Tomadas de decisões inteligentes
Com o Power BI no Microsoft 365, é possível tornar a tomada de decisões mais inteligentes, pois as pessoas passam a se basear em fatos.
Além disso, todas as ferramentas operam a partir de Inteligência Artificial, e por isso, são capazes de fazer sugestões e fornecer insights estratégicos à medida que identificam oportunidades.
Um exemplo disso é o Microsoft Viva, integrado ao seu calendário.
O Viva reconhece seus períodos ociosos e ocupados, e assim, fornece insights para reservar momentos de foco, para ler seus e-mails e pode até te lembrar quando uma reunião estiver próxima de acontecer.
Ferramentas integradas
Não é somente com outros produtos da Microsoft que o pacote de aplicações Microsoft 365 pode se integrar.
Há vários conectores para diversas ferramentas disponíveis no mercado, que vão ajudar a expandir ainda mais o potencial de todo o ecossistema tecnológico que você já usa na empresa.
Como exemplo, podemos citar integrações comuns, como do Microsoft Teams com o Youtube ou o Trello.
Se você está pensando em apresentar ou processar dados das suas ferramentas atuais dentro da suíte da Microsoft, essas integrações atuam com mais facilidade e menor possibilidade de equívocos, o que evita informações perdidas no caminho e garante que você possa visualizá-las onde for mais conveniente.
Muitos fatores podem influenciar a produtividade no ambiente corporativo, seja positiva ou negativamente.
Estamos em uma época em que grande parte dos profissionais qualificados prioriza seu bem-estar acima do próprio emprego, mesmo quando possuem estabilidade no trabalho.
Além disso, eles querem que as empresas ofereçam soluções que otimizem suas rotinas.
Isso porque, muitas vezes, os resultados que entregam podem significar sua permanência no cargo, uma bonificação maior por produção ou até mesmo um upgrade na carreira.
As mudanças de prioridades dos trabalhadores
No relatório “Índice de Tendências de Trabalho de 2022″ produzido pela Microsoft, por exemplo, isso ficou explícito.
A maioria dos profissionais de linha de frente acreditam na tecnologia como oportunidade para melhorar seu ambiente de trabalho. Foi o que 63% dos entrevistados apontaram.
Eles não pensam mais que os recursos tecnológicos podem “roubar” sua vaga de emprego, mas sim, servirem de apoio para acelerar e aprimorar suas demandas gastando menos esforços.
No entanto, parece que as empresas estão indo na contramão desse anseio:
46% dos entrevistados disseram que as ferramentas tecnológicas trazem benefícios para sua saúde mental e bem-estar, mas 58% deles são pessimistas quanto à melhora do estresse no trabalho.
Parte dos respondentes da pesquisa, que representam 62% dos trabalhadores, disseram que suas lideranças não priorizam a construção de uma cultura de cuidados com os profissionais que empregam.
Comunicação: um desafio para os gestores
A comunicação é outro ponto que causa incômodo em 63% dos trabalhadores que responderam ao relatório. Eles disseram que as mensagens de seus líderes não chegam até eles como deveria.
Essa falta de cuidados pode custar caro. Além de perderem bons talentos para o mercado, ainda há o fato de que profissionais desmotivados ou infelizes tendem a gerar altos índices de absenteísmo, ou seja ausências, seja através de faltas ou atrasos.
Também há o risco de aumentar as taxas de turnover do negócio, que é a rotatividade do time.
Por fim, a desmotivação ou falta de oportunidades também influenciam a produtividade de outros colaboradores, que ficam no meio do “fogo cruzado”.
As consequências de tudo isso você já pode imaginar: atrasos e acúmulos de tarefas, baixa qualidade nas entregas e queda de receita da empresa.
O Microsoft 365 mantém o bom clima no ambiente de trabalho
Neste âmbito, o Microsoft 365 abre espaço para realizar atividades e conectar os times corporativos, além de ajudar a construir uma nova cultura de pertencimento nas empresas.
Isso porque mesmo que cada ferramenta da suíte tenha uma função, ao final, o objetivo é empoderar todos os colaboradores e dar lugar para uma cultura colaborativa, onde todos podem se comunicar com mais transparência e se conectar a outros setores.
Entenda como as ferramentas do Microsoft 365 atuam nos principais pilares de produtividade das empresas, mantendo a segurança de todos os tipos de dados e informações gerados nos negócios.
Trabalho em equipe e gestão de tempo
Nos tempos atuais, os pilares de comunicação e colaboração são fundamentais ganhar eficiência em qualquer projeto.
Isso porque é impossível evitar retrabalho e manter todos alinhados aos processos e objetivos da empresa se não houver:
- centralização e integridade das informações;
- uma gestão de tarefas assertiva;
- e, principalmente, equipes engajadas e prontas para o que der e vier.
Algumas das ferramentas do Microsoft 365 que auxiliam nesta jornada são o Calendário, Outlook, Microsoft Teams, SharePoint, Yammer, Planner, Microsoft Stream, Lists e To Do.
Calendário
No Calendário do Microsoft 365 você e suas equipes podem criar rotinas ao redor dos dias e horários disponíveis e ainda convidar outras pessoas para participar do processo.
Você pode dar a elas permissões para editar, visualizar seus momentos ocupados e até atribuírem demandas em lacunas de horários.
A ferramenta também ajuda a planejar reuniões com antecedência, se programar para feriados e datas comemorativas.
Outlook
O Outlook é um dos provedores de e-mails mais usados em todo o mundo.
Com uma assinatura do Microsoft 365 é possível expandir ainda mais seus recursos, graças aos diversos suplementos e conectores que você pode adicionar na própria ferramenta.
Dessa forma, é possível torná-lo um ambiente completo tanto para comunicação entre equipes e clientes quanto de gestão de foco.
Podemos citar também sua integração com ferramentas de assinatura eletrônica e CRM.
Com essas conexões, você pode assinar documentos diretamente no e-mail e monitorar as interações com leads e clientes que ocorrem neste canal, respectivamente.
Extraia o que há de melhor de uma ferramenta que vai além dos e-mails: 10 dicas para Outlook 365 que aumentam a produtividade diária.
Microsoft Teams
O Microsoft Teams é um aplicativo de uso intuitivo que inclui chat, videochamadas e chamadas online.
Ele chegou para substituir o Skype for Business e é ideal para quem possui trabalhadores no modelo híbrido, home office ou presencial.
O Microsoft Teams garante que você e suas equipes fiquem sempre conectados em um único lugar, seja nas conversas em grupo ou privadas.
Outra vantagem dessa ferramenta é que todos os arquivos e documentos da empresa também permanecem centralizados no mesmo ambiente, separados por pastas.
Assim, cada setor visualiza somente aquilo que é pertinente para suas tarefas diárias, o que evita assimilarem mais informações que o necessário.
Saiba mais sobre o Teams: Microsoft Teams, como funciona? Otimize o trabalho em equipe.
SharePoint
O SharePoint funciona como uma intranet corporativa. Nele, é possível criar, armazenar, compartilhar e gerenciar documentos, formulários, arquivos e conteúdos em ambientes chamados “sites de equipes”.
Além disso, pode servir como um canal interno de notícias sobre sua empresa.
Com o SharePoint, você e suas equipes ficam sabendo tudo o que está acontece, pois a ferramenta é compatível com os principais browsers e dispositivos móveis.
Cada um pode favoritar os sites de equipes mais relevantes para suas demandas, para assim, receberem notificações quanto a novas atividades.
Leia também nosso conteúdo em que explicamos quando usar o Teams ou o site de equipes do SharePoint.
Yammer
O Yammer é a rede social corporativa da Microsoft, que serve para engajar equipes internas.
Isso porque os laços que os trabalhadores criam entre si são essenciais para manter um ambiente de trabalho saudável.
Com parte das empresas trabalhando remotamente, a falta de vínculo entre funcionários é mais um dos fatores que pode fazê-los não se apegarem ao emprego e buscarem novas oportunidades no mercado.
O Yammer, portanto, pode ser a solução para este problema. Nessa ferramenta, seus colaboradores podem encontrar e interagir com colegas de trabalho que tenham os mesmos hobbies e interesses, ajudando a criar conexões mais fortes entre seus times.
Planner
O Microsoft Planner é um gerenciador de tarefas colaborativo.
Ele permite criar quadros no sistema de Kanban, assim como listas ou calendários para organizar e atribuir as tarefas das equipes.
O serviço garante que todos consigam acompanhar o andamento dos projetos em tempo real através de gráficos visuais e rótulos coloridos.
Quando você usa o Planner na suíte do Microsoft 365, todas as tarefas individuais e dos colaboradores, bem como as da equipe, são acompanhadas de forma integrada em um único painel do Teams.
Além disso, é possível programar notificações para que não se perca nenhuma novidade.
Microsoft Stream
O Microsoft Stream é um serviço para criar, armazenar, exibir e compartilhar os vídeos da sua empresa com segurança, em um único lugar.
Por trás do recurso, está a oportunidade de trocar conhecimentos entre as equipes.
O Stream é a ferramenta ideal para realizar webinars, eventos online para até dez mil pessoas, gravar e compartilhar reuniões e, especialmente, para armazenar tutoriais, treinamentos e cursos em vídeo para equipes e novos colaboradores.
Uma das maiores vantagens é a possibilidade de destacar partes importantes dos vídeos através de comentários ou descrições, e fomentar discussões para tornar o aprendizado interno mais democrático.
Lists
Microsoft Lists é mais um dos produtos que ajuda você e suas equipes a organizarem seus dias e processos. Dessa vez, apenas através de listas.
A ferramenta disponibiliza templates pré-definidos, mas também permite que você use suas próprias planilhas de Excel como modelo ou comece a criar uma lista do zero.
As listas podem conter tarefas ou o passo a passo de processos individuais, assim como reunir etapas de projetos entre toda a equipe.
Um exemplo de aplicabilidade do Lists se dá no recrutamento e seleção de candidatos. É possível criar listas automatizadas, onde a cada etapa concluída do processo seletivo pode-se definir gatilhos para que as próximas sejam iniciadas.
To do
O To Do é um organizador indicado para tarefas, projetos ou outras atividades pessoais que estão pendentes, e não da equipe como um todo, conforme recomendado pela própria Microsoft.
Com o To Do você consegue definir datas e horários para realizá-las e ainda as classifica conforme a prioridade.
Você pode criar até mesmo cronogramas de pagamentos de contas e programar alertas e lembretes antes de suas datas de vencimento.
Outra possibilidade do To Do é criar grupos específicos para separar suas tarefas pendentes.
Você pode criar, por exemplo, um grupo de “estudos”, para reunir materiais didáticos ou definir a ordem cronológica do que você quer aprender para aprimorar sua carreira.
Otimização de tarefas
Por falar em tarefas, o Microsoft 365 e seus produtos integrados são repletos de recursos para otimizar as demandas das suas equipes e trazer melhor aproveitamento durante a execução de diversos trabalhos.
As ferramentas clássicas da Microsoft como Word, Excel e Power Point, que a maioria já conhece há anos, garantem mais facilidades para tarefas rotineiras de escritório, de maneira segura.
Vamos exemplificar o poder de otimização dessas ferramentas com uma situação que com certeza você vai se identificar.
Lembra da época em que era necessário salvar um documento de Word manualmente a cada trecho escrito, por medo de perder o trabalho que já tinha feito? Pois é, hoje em dia isso não acontece mais.
Graças à nuvem da Microsoft, suas equipes podem trabalhar tranquilamente em um documento do Word, planilha de Excel ou mesmo em uma apresentação do PowerPoint enquanto cada alteração é salva automaticamente em sincronia com o OneDrive.
Dessa forma, todos os colaboradores contarão com as versões mais atualizadas dos documentos em que trabalham.
Vale ressaltar que esses aplicativos já conhecidos estão integrados no Microsoft 365, mas atualmente, eles trazem um novo diferencial: colaboração com outras pessoas em tempo real durante os processos de criação.
Enquanto antigamente era necessário trabalhar individualmente em documentos, planilhas e apresentações, salvá-los, e aí sim, enviá-los para que os outros colegas de equipe pudessem os complementar, hoje em dia esse processo está muito mais rápido.
Isso porque agora, o Word, Excel e PowerPoint possuem não só suas versões desktop, mas também é possível instalá-los em aplicativos móveis e usados em navegadores Web.
Outras aplicações que chegam para complementar o Microsoft 365 e otimizar tarefas são o Sway, OneNote e Visio, que vamos te apresentar nos próximos tópicos.
Sway
O Sway é um aplicativo similar ao PowerPoint, que permite criar e compartilhar apresentações e relatórios interativos ou então materiais ricos, como e-books, histórias, tutoriais e muito mais.
Ele oferece templates pré-definidos para várias temáticas, tendo como diferencial sua interface mais otimizada para a edição dos layouts, ideal para quem se desespera ao olhar para a quantidade de botões do PowerPoint.
Além disso, o Sway oferece sugestões inteligentes para a formatação dos seus designs, o que facilita o processo até naqueles momentos de bloqueio criativo.
OneNote
O OneNote é o bloco de anotações da Microsoft. Seu diferencial quando comparado aos blocos de notas mais comuns, é que ele oferece ferramentas adicionais.
Você pode desenhar, adicionar mídias e marcar partes importantes para que você e suas equipes não percam o ponto alto de criatividade, quando surgem ideias que precisam registrar rapidamente.
Além disso, o OneNote é colaborativo e permite que várias pessoas façam edições em notas ao mesmo tempo. Ideal para brainstormings ou esboços de projetos que estão nascendo.
Visio
O Visio é uma ferramenta de diagramação colaborativa, que permite às equipes criarem vários tipos de fluxogramas, diagramas, organogramas, mapas mentais, e até projetos de plantas de escritórios para otimizar espaços.
A ferramenta aumenta a produtividade, uma vez que facilita a visualização dos fluxos de projetos ou tarefas desde a sua estrutura, antes mesmo de serem colocados em prática.
Ao usá-lo em um plano do Microsoft 365, você consegue, por exemplo, visualizar os projetos criados diretamente no Teams, integrá-los ao Power BI para diagramar dados em dashboards ou criar fluxos de trabalho e integrá-los ao Power Automate para que eles deixem de ser apenas esboços e se tornem fluxos automatizados reais.
Visão estratégica
Na era da Indústria 4.0, impulsionada pela Quarta Revolução Industrial e marcada pelo uso de tecnologias, aderir a uma visão estratégica dentro dos negócios não é mais uma escolha, mas um modelo básico.
Com tantos dados em mãos, não faz sentido administrar uma empresa pelo “achismo” e tornar-se refém de processos manuais e repetitivos que causam falhas operacionais ou retrabalho.
Para se tornar uma empresa estratégica, em primeiro lugar, é preciso contar com as ferramentas certas. E, depois, ter pessoas preparadas para usá-las.
Até aqui, você já deve ter percebido que usar soluções integradas já é um grande avanço para obter sucesso coletivo.
É por esse motivo que ao optar por uma suíte como o Microsoft 365, a visão estratégica do negócio, assim como sua performance, é elevada para outro nível.
Além da sincronicidade entre todos os aplicativos envolvidos neste ecossistema, o pacote ainda pode incluir soluções para implementar tecnologia analítica e de automação simplificada em todas as frentes.
Elas coexistem para fornecer consistência e coerência a todas as estratégias da empresa, bem como para que todos consigam assimilar seu funcionamento integrado através das suas interfaces similares.
São os casos do Power BI, Power Automate, Power Apps, Power Virtual Agents e Power Pages, ferramentas que fazem parte da Power Platform, e que você vai conhecer a seguir.
Power BI
O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence que armazena e processa dados de diversas fontes, para depois transformá-los em informações visuais fáceis de se interpretar.
Com o Power BI, todos os seus colaboradores, independente do setor, podem ter autonomia para criar seus próprios dashboards de análises de dados, sem depender de desenvolvedores.
As apresentações de resultados deixam de ser monótonas e complexas e ganham vida por meio de vários tipos de gráficos ou mapas coloridos.
Este é um aplicativo que vai melhorar as tomadas de decisão em todos os níveis do seu negócio, e por consequência, ajudar a reduzir gastos desnecessários, compreender os interesses dos seus clientes a partir de nichos, distribuir recursos internos com mais precisão e deixar todos os seus departamentos um passo à frente em termos de competitividade.
Leia mais: Power BI: o que é, para que serve, como funciona e vantagens.
Power Automate
O Power Automate é um aplicativo que serve para criar automatizações de processos e de fluxos de trabalho.
Ao utilizá-lo com suas equipes, elas podem ser mais produtivas por eliminar a necessidade de realizar processos ou atualizações manuais, por exemplo.
A ideia principal do Power Automate é que todos consigam realizar mais tarefas, em menos tempo, com maior eficiência e menos falhas operacionais, uma vez que são os algoritmos da aplicação que fazem todo o trabalho pesado e maçante.
Tudo isso é possível de se realizar, grande parte das vezes, sem a necessidade de usar códigos de programação complexos, pois a ferramenta conta com o recurso de arrastar e soltar, o que tornam as rotinas profissionais ainda mais dinâmicas.
Leia também: Power Automate, o que é? Prepare-se para a hiperautomação.
Power Apps
Com o Power Apps você e seus times conseguem criar aplicativos que auxiliam as rotinas da empresa e, mais uma vez, usando pouco código.
O Power Apps disponibiliza templates pré-definidos de aplicativos para que ninguém precise começar a desenvolvê-los do zero, nem mesmo seu pessoal de TI.
Assim, é simples criar soluções inovadoras para usar interna ou externamente. Isso também estimula a criatividade dos seus times e desbloqueia habilidades em potencial.
Leia mais: O que é Power Apps? Saiba como funciona e seus benefícios.
Power Virtual Agents
O Power Virtual Agents possibilita a criação de chatbots de conversação em diversos idiomas, que melhoram a comunicação interna.
Como exemplo, podemos citar as solicitações de colaboradores para as equipes de recursos humanos. É possível programá-los para responder às mensagens em escala.
Ninguém mais precisa ficar esperando uma resposta quando se tem chatbots capazes de desenvolver desde conversas simples até a resolução de diversos problemas mais extensos.
Leia também: O que é Power Virtual Agents? Crie chatbots com IA sem código.
Power Pages
O Power Pages é um aplicativo para criar e hospedar páginas web e websites, especialmente para comunidades de colaboradores ou clientes.
Entre as possibilidades estão as páginas de perguntas frequentes que podem funcionar como base de conhecimento. Você pode criá-las de maneira intuitiva, por meio de recursos drag-and-drop – arrastar e soltar.
A ferramenta disponibiliza modelos prontos apenas para que você edite com as características da sua marca, o que otimiza seu tempo de criação.
No entanto, caso você precise de ainda mais customização na página, o Power Pages também oferece recursos de desenvolvedor, para que seja possível personalizar seu Website com mais flexibilidade através de códigos.
Flexibilidade, infraestrutura e suporte técnico
A inclusão digital nas empresas é geralmente acompanhada de muitas dúvidas e desafios.
Só de pensar que terão de enfrentar alguns obstáculos para implementar uma infraestrutura segura e que comporte todas as tecnologias desejadas, muitas empresas podem desistir de sua transformação digital por imaginar que tudo isso será muito complexo.
No entanto, criar uma infraestrutura digital nunca esteve tão acessível quanto agora.
Segundo a IDC, organização especializada em inteligência de mercado, a adoção de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS) cresceu 30% na América Latina.
As infraestruturas em nuvem
Isso significa que cada vez mais empresas estão implementando sua infraestrutura em nuvens públicas ou privadas em vez de investir em seus próprios data centers, pois esta última opção exigiria equipes especializadas e altos custos com equipamentos e energia.
As maiores vantagens da nuvem nesse sentido se dão tanto na segurança da informação, devido aos recursos de criptografia, por exemplo, quanto no custo-benefício, por viabilizar somente o pagamento dos serviços realmente necessários.
Contudo, o benefício da baixa complexidade de utilização da nuvem é o que faz muito mais pessoas, mesmo sem conhecimento técnico, serem envolvidas no processo de transformação digital das empresas. O que é fundamental para que essa nova cultura dê certo.
Baixa complexidade e alta segurança e integração
Pensando nisso, a Microsoft conta com uma infraestrutura global em nuvem para que todas as suas soluções possam se conectar com alta disponibilidade em qualquer lugar do mundo.
Ela abrange todos os serviços do Azure, para que você e suas equipes consigam integrar ao máximo o ecossistema de desenvolvimento de aplicações sob medida para sua empresa, além dos aplicativos da suíte Microsoft 365, entre outros conectores e produtos da Microsoft como um todo.
Tudo isso garante flexibilidade e escalabilidade para todos os seus processos, independentemente de onde suas equipes estão trabalhando, seja em casa, no escritório ou em qualquer país.
Além disso, você possui recursos de segurança e conformidade avançados, de nível empresarial.
Entre eles estão criptografia dupla, autenticação multifator, controle de acesso às informações e compliance, ou conformidade, com leis mundiais e nacionais de privacidade de dados.
Você ainda pode contar com uma coleção de artigos e tutoriais da própria Microsoft para seguir as boas práticas de segurança para todas as suas ferramentas.
E para completar, a Microsoft fornece suporte técnico online por meio de profissionais certificados e especialistas da empresa para todos os seus produtos.
Dessa forma, você terá o acompanhamento que precisa para implementar suas soluções e realizar qualquer configuração necessária para o bom desempenho das suas equipes.
A relação entre low-code e Microsoft 365
O low-code é uma tendência de mercado que chegou com o objetivo de democratizar o uso das tecnologias emergentes para além das áreas de TI.
Para se ter ideia, estimativas do Gartner, empresa global de consultoria em tecnologia, apontam que até 2025 metade dos novos usuários de ferramentas low-code serão das áreas de negócios, e não de organizações de TI.
Isso porque as plataformas de desenvolvimento com pouco código permitem que todas as pessoas com pouca familiaridade em programação consigam compreender a lógica do desenvolvimento de aplicações e sistemas.
Assim, criam suas próprias soluções e aceleram suas rotinas sem depender de desenvolvedores.
Em um mundo onde ter conhecimentos em tecnologia abre caminhos para o sucesso, as ferramentas de pouco código empoderam equipes inteiras. Elas ganham autonomia para executarem suas tarefas e tomarem decisões com mais eficiência.
O efeito em cadeia dessa mentalidade é a evolução de todo o mercado.
Capacitar as pessoas da sua empresa para desenvolverem seus próprios dashboards de análises de dados é um exemplo disso.
Ninguém melhor do que as próprias pessoas de cada departamento para definir quais dados e insights são realmente relevantes para si.
Portanto, deixar esse tipo de decisão nas mãos de quem está na linha de frente das operações e dos processos do negócio é o melhor caminho não só para desafogar os desenvolvedores, que já possuem déficit no mercado, mas também para que todos saibam como podem contribuir para que um ambiente de trabalho seja mais produtivo e estratégico.
Em quais aplicativos a Microsoft usa o low-code?
Todos os aplicativos inclusos na suíte do Microsoft 365 são considerados low-code. Até mesmo os de desenvolvimento de aplicações, como o Power Apps, os de automatização de processos, como o Power Automate, e a ferramenta de Business Intelligence, o Power BI.
Nenhum deles exige que seus colaboradores escrevam extensas e complexas linhas de código para criar dashboards de análises de dados ou automatizar seus fluxos de trabalho.
Pelo contrário! Os aplicativos possuem uma interface amigável, com ícones e botões intuitivos para determinadas funções, além do recurso drag-and-drop, de arrastar e soltar objetos para organizá-los em uma página.
Então, um bom treinamento corporativo em Microsoft 365 e em suas ferramentas integradas, com tutores especialistas nessas ferramentas, já coloca seus colaboradores na direção certa para que eles mesmos estimulem sua criatividade e avancem para o próximo nível.
E quando não der para fugir dos códigos, escrever apenas algumas linhas já será suficiente para criar algoritmos e funções para execução dos programas.
Na prática as pessoas ganham tempo para focar naquilo que é mais importante e de fato depende de habilidades humanas.
A tecnologia se torna uma facilitadora para que humanos assumam seu protagonismo.
Para entender mais sobre o funcionamento das ferramentas de baixo código, recomendamos a leitura do artigo: “Low-Code, agilize o trabalho sem depender de desenvolvedores”.
Adote uma cultura tecnológica e inovadora
Impossível negar que a Microsoft é uma das empresas líderes em tecnologias no mercado global. Enquanto o passar dos anos tornam algumas companhias obsoletas, a Microsoft continua mirando no futuro.
No entanto, ao se deparar com tantas possibilidades, é preciso manter organizações inteiras focadas para que as pessoas não se dispersem das suas demandas em meio às informações espalhadas por todos os lugares.
Por esse motivo, o conjunto de aplicativos integrados da Microsoft 365 é capaz de guiar negócios rumo a seus grandes objetivos a partir de um ponto em comum.
O Microsoft 365, que nasceu do potencial do Office 365, agora conta uma nova suíte evoluída, ampla e capaz de atender às várias frentes das áreas de negócios.
Tudo isso com foco em produtividade, autonomia e no que há de mais revolucionário dentro do universo tech, como inteligência artificial, machine learning e computação em nuvem.
Não por acaso, a Microsoft sempre se encaixou em todos os tipos de empresas ou projetos, independente do seu porte ou segmento.
Com a variedade de aplicativos disponíveis, todos os líderes e colaboradores conseguirão centralizar seu trabalho e se conectar neste momento em que o universo virtual se tornou mais relevante do que nunca.
A autonomia tecnológica proporcionada pelo autoatendimento, permite a tomada de decisões assertivas e a criação de soluções inovadoras para impulsionar os empreendimentos.
Um pouco mais além, a Microsoft 365 é uma importante aliada das empresas que precisam ou querem fortalecer sua cultura organizacional.
Hoje, estabelecer uma cultura a partir de tecnologia de ponta, comunicação dinâmica e aprendizado contínuo orientado por dados, é o que move os negócios a continuarem se reinventado sem perder relevância de marca.
Agora que você já conhece o Microsoft 365, entenda como funciona o ecossistema integrado da Microsoft Power Platform.