Como a metodologia OKR empodera e motiva sua equipe a alcançar o máximo desempenho
OKR (Objetivos e Resultados-chave) é uma metodologia ágil que ajuda a definir e atingir objetivos estratégicos. Ela promove transparência sobre onde sua empresa quer chegar e faz todo seu time remar na mesma direção.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
A metodologia OKR acelera o crescimento da sua empresa porque define objetivos e metas inspiradores para alcançar a curto prazo. A gente te conta como ela funciona.
Criar um plano de estratégias bem-sucedido não é algo simples. Existe uma grande demanda de tempo e de profissionais até que se chegue a um projeto de metas claras a cumprir, com resultados de médio e longo prazo.
No entanto, após apresentar um planejamento bem elaborado, surge a segunda grande dificuldade das empresas.
Como fazer cada colaborador se manter motivado e engajado para atingir suas metas?
A metodologia OKR (Objective and Key Results) pode ser uma alternativa. Esse mecanismo de gestão tem como finalidade alinhar objetivos e metas organizacionais em uma estrutura simples e eficaz que envolve todos os colaboradores.
A OKR já está presente em inúmeras empresas. Entre elas, a Google, que a usa desde 1999.
Uma pesquisa da consultoria Gallup aponta que a falta de direcionamento pode ser um dos motivos para o baixo engajamento, e consequentemente, menor produtividade nas empresas.
O estudo mostra que apenas 22% dos funcionários sentem que os líderes têm uma direção clara para a organização.
Portanto, a metodologia OKR ajuda a solucionar desafios como esse. Isso porque muda a forma de entender e transmitir os objetivos principais para o crescimento da sua empresa e quais resultados-chave devem ser alcançados, mantendo os funcionários alinhados e engajados.
O que é OKR?
OKR (Objective and Key Results – ou Objetivos e Resultados-chave, no português) é um sistema de gestão de metas, no qual se estabelece um objetivo principal e um conjunto de resultados-chave necessários para atingi-lo.
O objetivo deve ter um indicador qualitativo. Enquanto os resultados-chave devem ser indicadores quantitativos mensuráveis, que nortearão as ações das equipes.
Por isso, esse método é diferente de uma simples lista de tarefas a concluir.
Veja um exemplo:
Objetivo principal: aumentar a satisfação dos clientes.
Resultado-chave1: reduzir o tempo médio de resposta do atendimento em “X%“.
Resultado-chave2: diminuir a taxa de churn em “Y%“.
A partir do objetivo e dos resultados-chave, portanto, é possível estabelecer as metas, os indicadores e as atividades específicas de cada equipe e de cada colaborador.
No nosso exemplo, as equipes envolvidas podem ser a de CS (Customer Success – ou Sucesso do Cliente), de atendimento e de produto.
A equipe de CS ficará responsável por estreitar as relações com os clientes, fazendo contatos pontuais para monitorar seu índice de satisfação.
Enquanto isso, o time de atendimento precisa aprimorar seu canal de contato para agilizar ao máximo as respostas às dúvidas ou às solicitações de clientes.
Por fim, a equipe de produto deve melhorar a qualidade das ofertas da empresa de maneira contínua. Sempre buscando adequá-las às necessidades do público para reduzir as taxas de cancelamento.
Ou seja, com tudo isso, você envolve diferentes áreas e pessoas em prol de um objetivo comum.
Para implantar a OKR, você precisa conhecer os 3 pilares norteadores. Continue a leitura para saber quais são eles.
Transparência
Todos os objetivos e seus resultados-chaves devem estar disponíveis entre toda a organização e a informação precisa fluir entre os níveis hierárquicos.
Isso fomenta o trabalho colaborativo, melhora a comunicação e o engajamento, já que o funcionário consegue entender a importância de suas tarefas na conquista dos objetivos da empresa.
Dinamismo
Revisite e avalie as estratégias escolhidas em curtos períodos, por exemplo, trimestralmente, para verificar sua eficácia.
Isso permite corrigir estratégias que não apresentam um bom desempenho ou que se tornaram obsoletas e construir novas OKRs mais pertinentes para seus negócios.
Engajamento
Por se tratar de uma metodologia que deve envolver toda a empresa, é importante permitir que os colaboradores participem da definição dos objetivos e dos resultados-chave.
Isso alinha expectativas e fornece autonomia para as equipes.
Para que serve o OKR?
A metodologia OKR é comumente definida como uma estrutura de gestão de metas e progressos. Mas, ela possui uma versatilidade de usos que a transforma em um modelo de gerenciamento muito mais abrangente.
Ela te ajuda a definir prioridades porque limita o número de objetivos e resultados-chave que uma equipe ou um funcionário pode ter por período, concentrando esforços nas atividades que realmente importam.
Também garante umaunidade de pensamentoimportante para sua empresa, pois ajuda a alinhar os esforços de toda a organização em direção aos objetivos estratégicos.
Os objetivos, por sua vez, são definidos em todos os níveis da organização, desde a liderança até as equipes individuais.
Assim, ao envolver os membros dos times na definição de objetivos desafiadores e mensuráveis, o OKR pode aumentar a motivaçãode todos, inspirando o senso de propósito e realização.
Os OKRs permitem avaliar o desempenho individual, da equipe e da organização como um todo. Isso porque os resultados-chave proporcionam indicadores específicos, que ajudam a avaliar o progresso em direção aos objetivos.
OKR e KPI são duas abordagens de gestão que auxiliam a definir e acompanhar os objetivos e resultados de uma empresa ou equipe. A principal diferença entre elas, portanto, está no propósito de cada uma.
De forma simplificada, podemos dizer que o OKR estabelece ações para alcançar os resultados pretendidos.
Já o KPI responde à pergunta: como está meu desempenho em relação ao meu objetivo? Assim, ele mensura, por meio de indicadores-chave, a eficiência dos processos em uma organização.
É possível usar as duas abordagens ao mesmo tempo, de forma complementar, desde que sejam bem definidas e alinhadas.
Confira na tabela abaixo mais diferenças entre os dois métodos.
KPI
(Indicador-chave de Desempenho)
❎
OKR
(Objetivos e Resultados-chave)
Métricas quantitativas de negócio que refletem seu desempenho
❎
Método de definição de resultados quantitativos para alcançar um objetivo qualitativo a curto prazo
Serve para gerenciar o nível de eficiência e qualidade de processos, atividades ou resultados de cada área
❎
Serve para nortear as equipes rumo a um objetivo comum, gerando alinhamento, engajamento e foco
Define o nível de desempenho que se deseja alcançar em cada equipe
❎
Define uma área específica ou crítica de melhoria para se concentrar
Não muda com frequência
❎
Frequentemente definido, adaptado, rastreado e reavaliado
Monitora o estado estável e fornece referências para comparar com outros cenários
❎
Informa a todos sobre o que é importante para alcançar os objetivos da empresa
Gerido pela liderança / Gestão de cima para baixo
❎
Abordagem de gestão de baixo para cima e de cima para baixo
Indicadores que medem o sucesso de uma área ou de um processo em relação a um objetivo específico
❎
Metodologia que aponta o caminho para atingir objetivos inspiradores e grandiosos de uma empresa ou de um projeto
O uso dos OKRs permite a transparência nos processos. Sendo assim, todos os colaboradores, de todos os níveis organizacionais, podem ter uma visão ampla das metas de cada funcionário e dos resultados e progressos de cada um.
Isso direciona toda a empresa em busca de um objetivo comum. Além desse senso de unidade e alinhamento estratégico, existem diversos benefícios em implantar a metodologia OKR.
Foco e compromisso
A metodologia OKR ajuda a priorizar os objetivos mais importantes da empresa e a eliminar as distrações e as atividades secundárias.
Além disso, envolve e engaja as pessoas a alcançarem os resultados, criando uma cultura de desafio e aprendizado.
Acompanhamento contínuo e flexibilidade
A OKR permite que a empresa monitore o progresso dos objetivos e dos resultados-chave, usando indicadores quantitativos e prazos definidos.
Também facilita que a empresa se adapte às mudanças, tome decisões mais rápidas e assertivas, baseadas em dados e resultados.
Simplicidade e inovação
A OKR é uma metodologia fácil de usar. Ela é intuitiva e usa uma linguagem clara e prática para definir os objetivos e os resultados-chave.
Além disso, estimula a criatividade e a experimentação, incentivando a busca por soluções novas e melhores.
Abordagem bidirecional e aceleração do desempenho
A OKR cria uma estrutura de conversas bidirecionais, em que as interações não são realizadas apenas de cima para baixo, como também de baixo para cima.
Isso estimula a participação e o feedback de todos, além de potencializar os resultados da empresa, como a produtividade e a qualidade do trabalho.
Exemplos de OKRs para diferentes áreas
Uma das características da metodologia OKR é a versatilidade, pois o modelo pode se aplicar em diferentes áreas de uma empresa.
Também se adapta às mudanças no ambiente operacional, às necessidades dos clientes e às oportunidades de mercado de maneira ágil.
Confira alguns exemplos de OKR em diferentes áreas.
Exemplo de OKR de Sucesso do Cliente (CS)
Objetivo:
Aumentar a retenção e a fidelização dos clientes.
Resultados-chave:
Reduzir a taxa de churn em “X%”.
Aumentar o Net Promoter Score (NPS) em “X pontos”.
Aumentar a receita recorrente mensal (MRR) em “Y%”.
Aumentar o índice de adoção do produto em “Y%”.
Exemplo de OKR em vendas
Objetivo:
Acelerar o ciclo de vendas no próximo trimestre.
Resultados-chave:
Diminuir em “X%” a duração média do primeiro contato até a demonstração.
Diminuir em “Y%” a duração média da demonstração até o fechamento.
Aumentar a taxa de conversão geral da primeira chamada ao fechamento em “X%”.
Aumentar a empregabilidade dos alunos formados na instituição até o final do ano.
Resultados-chave:
Ampliar a rede de parcerias com empresas e organizações do mercado de trabalho.
Oferecer cursos de capacitação e atualização profissional para os egressos.
Criar um banco de dados de oportunidades de emprego e estágio para os formados.
Transforme dados em resultados!
Na Fábrica de Dashboards você acelera projetos de dados para obter visuais personalizados, que transformam a maneira como seu departamento faz análises, levando a decisões ágeis e eficientes.
Como você viu, implementar a metodologia OKR pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Por exemplo, maior clareza de objetivos e resultados, foco, alinhamento, cultura de feedbacks e aprendizado.
No entanto, para que os OKRs sejam efetivos, é preciso seguir algumas boas práticas. Veja quais são elas a seguir.
1. Defina objetivos
Reconheça os pontos fortes e os pontos a melhorar de sua organização para definir seus objetivos.
É importante não ultrapassar cinco objetivos e quatro resultados-chave por nível. O objetivo deve ser significativo, concreto e inspiracional, pois ele representa a meta principal a se alcançar.
2. Determine os indicadores e as métricas
Você os usará para medir os resultados-chave, usando critérios como relevância, especificidade, mensurabilidade, desafio e temporalidade.
3. Escolha as ferramentas certas
Aposte em softwares que integrem e analisem os dados, além de serem capazes de gerar relatórios visuais, como os dashboards.
Essas ferramentas facilitam a criação, o acompanhamento e a avaliação dos OKRs, e permitem que as equipes visualizem e gerenciem os objetivos e resultados-chave.
4. Prepare os dados
Colete, organize, limpe e integre os dados, usando ferramentas e técnicas adequadas. Esse processo é importante para garantir a qualidade, a consistência e a segurança dos dados.
5. Capacite as equipes
Prepare o time para desenvolver um perfil analítico e usar as ferramentas da maneira correta.
A análise de dados é essencial para garantir que os OKRs sejam claros, específicos, desafiadores e relevantes, e que todos consigam acompanhá-los e avaliá-los de forma contínua e eficaz.
6. Acompanhe constantemente
Faça reuniões semanais ou quinzenais para monitorar as entregas e o progresso dos resultados-chave.
Além disso, promova reuniões trimestrais para definir novos objetivos e para apresentar os resultados já conquistados.
7. Avalie o resultado e não o esforço
A OKR é uma metodologia focada em resultados, e não em atividades. O mais importante é se os objetivos foram alcançados ou não, e não o quanto se trabalhou para isso.
Desbloqueie o potencial máximo com a implementação estratégica de OKR
A implementação eficaz do OKR revela-se um elemento essencial para o sucesso da sua empresa, pois proporciona uma abordagem estratégica e mensurável para alcançar objetivos a curto prazo.
Ao estabelecer objetivos claros e resultados-chave envolventes, as organizações podem direcionar seus esforços de maneira mais precisa, além de alinhar equipes e recursos em prol de um propósito comum.
A natureza flexível do OKR permite adaptações ágeis em resposta a mudanças no ambiente de negócios, promovendo a resiliência e a inovação.
Além disso, a transparência inerente ao OKR estimula a responsabilidade individual, coletiva e fortalece a cultura organizacional.
A avaliação regular do desempenho por meio de indicadores-chave oferece uma visão abrangente do progresso, além de permitir ajustes e aprendizados contínuos.
A adoção do OKR não apenas impulsiona a eficiência operacional. Também fomenta um ambiente colaborativo e orientado para resultados.
Portanto, ao integrar o OKR como uma prática central na gestão de metas, as organizações não apenas maximizam seu potencial de crescimento. Ainda estabelecem as bases para uma cultura empresarial ágil e adaptável.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade