Como usar o Copilot no Power Apps: potencialize a criação e otimização de aplicativos
Aprenda a criar aplicativos de negócio do zero e a refinar soluções que você já possui com o Copilot no Power Apps. Desenvolva apps personalizados em qualquer área, sem escrever códigos.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Tenha um parceiro de programação ao seu lado para acelerar sua produtividade e tornar o desenvolvimento de aplicativos mais natural entre as equipes de negócio.
A inteligência artificial generativa (IAG), ou “Generative AI” (GAI), é um marco na história da tecnologia. Afinal, ela adiciona inovação e agilidade ao dia a dia de profissionais de diferentes áreas, os ajudando a ser mais produtivos, criativos e eficientes.
Desde o lançamento do ChatGPT, que popularizou a ferramenta, há muitos produtos no mercado que já carregam esse tipo de IA.
Mas poucos são tão revolucionários quanto o Microsoft 365 Copilot, que trouxe a IA generativa e a tecnologia GPT-4 para todo o ecossistema de soluções Microsoft 365 e Power Platform.
Ter o Copilot da Microsoft integrado a aplicativos como Word, Excel, Power BI, Power Automate, entre outros, é como ter um assistente pessoal.
Ele pode vasculhar toda a base de dados da empresa, como arquivos, relatórios e fluxos de trabalho, para aprender com ela e auxiliar os colaboradores a executarem tarefas mais rápido, otimizando seus processos cotidianos.
Já no Power Apps, com auxílio do Copilot é possível criar diferentes aplicativos, incluindo os dados por trás dele, apenas descrevendo o que você precisa em um chatbot.
Dessa forma, a Microsoft democratiza o desenvolvimento de aplicativos e o torna ainda mais eficaz, transformando a maneira como construímos e interagimos com essas soluções.
Por que usar o Copilot no Power Apps?
As organizações estão sempre buscando maneiras de simplificar processos e aumentar a produtividade de seus times. E o uso de ferramentas de IA generativas, como o Copilot, está ganhando popularidade porque as ajuda a atingir esses objetivos.
88% dos desenvolvedores dizem ser mais produtivos com o Copilot do GitHub.
77% dizem que essa tecnologia resulta em menos tempo procurando informações ou exemplos.
74% dizem que o uso do Copilot os permite concentrar-se em um trabalho mais satisfatório.
Isso acontece porque o uso do Github Copilot potencializa resultados. Assim como acontece com o Microsoft 365 Copilot, em que é possível criar e refinar aplicativos de forma facilitada, usando a linguagem natural humana em vez de códigos, para descrever o que deseja.
O Copilot integrado ao Power Apps permite aos desenvolvedores, profissionais ou cidadãos, transformarem suas ideias em realidade, com menos cliques e etapas manuais.
Antes, um fluxo de trabalho típico começava com o envio de uma solicitação ao departamento de TI.
A solicitação seria adicionada ao backlog do setor e poderia levar semanas ou até meses para um novo aplicativo ser criado.
Já em organizações menores, o departamento de TI talvez não tivesse recursos para criar um aplicativo e soluções de terceiros precisariam ser implementadas.
Agora, além de fornecer uma experiência mais ágil e interativa de criar aplicativos, o Copilot no Power Apps ajuda as organizações a otimizarem seu trabalho, gerando economia de tempo e outros recursos.
Pré-requisitos para ativar o Copilot no Power Apps
Até o momento, o Copilot ainda não está disponível para todos os usuários inscritos no Power Apps.
E, por enquanto, só é possível usá-lo em inglês. Seu navegador também deve estar configurado para esse idioma.
É preciso ainda ter um banco de dados do Microsoft Dataverse em seu ambiente.
E, por fim, você deve habilitar o AI Builder em seu ambiente para usar os modelos ou controles de IA, o que deve ser feito da seguinte maneira:
Entre no “CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO” da Power Platform.
No centro de administração, acesse “AMBIENTES”.
Selecione um ambiente e depois clique em “CONFIGURAÇÕES”.
Clique em “PRODUTO” e depois em “RECURSOS”.
Na página de configurações “RECURSOS”, vá para “AI BUILDER” e habilite ou desabilite os modelos de versão preliminar.
Se seu ambiente estiver nos Estados Unidos ou na região da versão preliminar e você ainda não visualizar o Copilot, entre em contato com seu administrador.
Como usar o Copilot no Power Apps para criar aplicativos?
De início, fica a dica de, sempre que possível, escolha o idioma inglês para descrever o objetivo do aplicativo que você deseja criar. Ou seja, fornecer os prompts para a IA.
Isso porque a ferramenta continua otimizada apenas para esse idioma. No entanto, aqui, vamos usar os comandos em português para ficar mais fácil a compreensão.
Agora, vamos demonstrar como usar o Copilot no Power Apps para criar um aplicativo do zero. Usaremos, para isso, um exemplo de prompt simples.
O primeiro passo é na página inicial do Power Apps. Digite no painel “FAÇA UM APLICATIVO PARA CADASTRAR MEUS ITENS DE CONSUMO DE ESCRITÓRIO”.
Em seguida, ele criará uma tabela usando o Dataverse chamada “Office Consumption Item”, ou “Item de consumo de escritório”. Ela terá vários dados, como “Descrição”, “Preço”, “Quantidade”, etc.
Você ainda poderá digitar “ADICIONE UMA COLUNA TOTAL ONDE HAVERÁ O RESULTADO DAS COLUNAS PREÇO X QUANTIDADE”.
Assim, o Copilot adicionará uma coluna com os valores totais gastos com cada item do escritório.
Use o Copilot para refinar seu aplicativo
Não ficou satisfeito com a tabela inicial? É possível fazer complementos e novos pedidos para o Copilot continuar desenvolvendo e refinando o aplicativo criado.
Você pode pedir sugestões ao Copilot no próprio chat para completar a tabela, digitando “ME DÊ SUGESTÕESDE MELHORIAS”.
Dessa forma, ele pode sugerir que você adicione outras colunas para complementar seu aplicativo como, por exemplo, “Expiry date” ou “Data de vencimento”, “Brand” ou “Marca”, etc.
Clique nas sugestões que mais te agradaram e você terá novas colunas com as ideias que o Copilot enviou.
Crie o visual do seu aplicativo com o Copilot
Após as orientações iniciais e com toda a parte de back-end concluída, você deverá clicar em “CREATE APP”.
Com isso, o Copilot criará, usando o Power Apps Studio, a parte de front-end do aplicativo. O app será responsivo, ou seja, se adaptará a diferentes telas, e sua interface será totalmente customizável através do menu de criação.
Você poderá alterar tema, cores, formatos, fontes, tamanhos de cada tela, inserir imagens, cadastrar novos itens, etc. Tudo isso de forma muito rápida, prática e sem necessidade de códigos.
Faça uma formatação condicional no aplicativo com o Copilot
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de criar, com a ajuda do Copilot, formatações condicionais.
E para isso, basta usar a aba “IDEAS”.
Clique na opção “IDEA”, ou “IDEIA” e depois em “CONDITIONAL FORMATTING”, ou “FORMATAÇÃO CONDICIONAL”.
Dessa forma, o Copilot dará a opção de criar uma formatação condicional por meio de linguagem natural.
Um exemplo? No campo “WHAT DO YOU WANT TO DO?”, ou “OU O QUE VOCÊ QUER FAZER?”, digite “IF QUANTITY IF BELOW 10 THEN SHOW TO ME AS RED”.
Ou seja, “se a quantidade for menor que 10, mostre-me como vermelho”. Assim, sempre que a quantidade de um determinado item for menor que 10, ele aparecerá em vermelho e você saberá que precisa renovar o estoque.
Como adicionar o Copilot em uma tela do seu aplicativo?
Além de tudo isso que já mostramos aqui, os usuários do aplicativo que você criou também ganham com a IA no Power Apps.
Afinal, você pode adicionar uma inteligência artificial à interface do app para os usuários descobrirem insights em conversas via chat, diminuindo os cliques.
Os desenvolvedores podem adicionar o Copilot a qualquer aplicativo e escolher sobre quais dados ele poderá responder perguntas.
Para isso, é necessário ativar a opção do componente Copilot, na aba de “CONFIGURAÇÕES“.
Com o aplicativo de tela aberto para edição, você deve clicar em “COPILOT (PREVIEW)” para o Copilot se integrar a uma base de dados selecionada.
Dessa forma, ele poderá fornecer insights ou executar tarefas por meio de linguagem natural, para qualquer um que usar o aplicativo.
O usuário do app poderá perguntar, por exemplo, “Qual o item de maior valor da minha tabela?” ou “Qual o item de maior estoque na minha tabela?”.
É possível ainda personalizar todo o visual da aba Copilot em sua tela, acessando a aba de propriedades do componente.
Revolucione o desenvolvimento de aplicativos com Copilot no Power Apps
Como você viu, o Copilot permite que desenvolvedores profissionais ou cidadãos criem e modifiquem aplicativos, trabalhem com dados e aprimorem funcionalidades dos seus aplicativos já existentes.
E o melhor é que tudo isso pode ser feito usando a linguagem natural, garantindo acessibilidade para usuários de todos os níveis de habilidades.
Dessa forma, uma verdadeira revolução começa a acontecer nas organizações.
Com a IA generativa no Power Apps, todos os profissionais, mesmo aqueles das áreas de negócios, poderão criar os aplicativos necessários para suas tarefas rotineiras. Sem necessidade de ter conhecimento profundo em codificação.
Isso não traz apenas mais produtividade, mas também estimula novos aprendizados e motiva as equipes. Ou seja, o Copilot é ideal para aquelas organizações que desejam se destacar no mercado por meio de uma cultura de inovação e aprendizagem contínua.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade