Educação CorporativaPower Platform

Por que a aprendizagem em Power Platform pode impulsionar a produtividade e a inovação?

Por que aprender Power Platform pode impulsionar a transformação digital nas empresas

Um bom treinamento em Power Platform estimula equipes de alto desempenho, preparadas para otimizar tarefas, lidar com dados e criar soluções sob medida para enfrentar desafios diários.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Ao aprender Power Platform, a mais completa tecnologia low-code de dados e de produtividade, suas equipes estarão preparadas para promover a transformação digital.

Equipar profissionais de TI, bem como aqueles que não são da área, com diversas ferramentas low-code é a solução para as organizações alcançarem o nível de competência digital e velocidade de entrega necessários em um ambiente cada vez mais ágil e moderno.

Não por acaso, segundo previsão do Gartner, grupo de consultoria especializada em TI, o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento low-code deve crescer 19,6% em 2023 quando comparado a 2022. De acordo com Varsha Mehta, especialista sênior em pesquisa de mercado do Gartner, isso tem uma razão:

As organizações estão cada vez mais recorrendo a tecnologias de desenvolvimento low-code para atender às crescentes demandas por entrega rápida de aplicativos e fluxos de trabalho de automação altamente personalizados.

E quando o assunto é plataformas low-code, a Microsoft Power Platform se destaca. Afinal, trata-se de um conjunto de aplicativos que otimizam tarefas de rotina, processos de Data Analytics e que permitem criar soluções para os diversos desafios cotidianos dos negócios.

Os cinco aplicativos, em ambiente de desenvolvimento intuitivo e com interfaces amigáveis, presentes na Power Platform são:

  • Power BI, para análise de dados avançadas.
  • Power Automate, para automatização de processos, tarefas e fluxos de trabalho.
  • Power Apps, para criar aplicativos internos personalizados.
  • Power Virtual Agents, para desenvolver chatbots.
  • Power Pages, para construir páginas Web.

Todas essas facilidades são fundamentais quando o objetivo é estimular a inovação e a produtividade no ambiente de trabalho. Mas existem outras razões pelas quais suas equipes precisam aprender Power Platform.

9 motivos para aprender Power Platform e fazer mais com menos

Imagina se todos da sua equipe conseguissem criar soluções inteligentes para resolver os pequenos ou grandes problemas do dia a dia de trabalho.

Com a Power Platform isso se torna realidade. Por ser uma plataforma low-code, ou de baixo código, ela capacita todos os colaboradores a superarem limitações e otimizarem suas atividades diárias com total autonomia.

Assim, se antes os colaboradores dependiam do departamento de TI, agora eles são estimulados a compreenderem uma dor e transformá-la em oportunidade.

Com isso, toda a empresa pode ser responsável pela inovação. E isso se traduz em maior produtividade, melhor desempenho e claro, a entrega de produtos ou serviços alinhados às demandas de clientes e funcionários.

Interessante, não é mesmo? Agora, conheça em detalhes os 9 principais motivos para treinar sua equipe nessa tecnologia e entenda seu potencial para transformar a realidade da organização.

Ainda não conhece os detalhes da plataforma? Leia mais: Microsoft Power Platform para inovação corporativa.

1. Automatizar tarefas repetitivas

Toda organização tem que lidar com processos necessários, mas repetitivos. Eles desperdiçam tempo e energia e tiram o foco de atividades estratégicas para seu crescimento. E não só, executar tarefas repetitivas é um fator de desmotivação para os colaboradores.

Nesse sentido, uma pesquisa da Microsoft, com 2.700 funcionários e 1.800 decisores empresariais, revelou que 89% daqueles que tinham acesso à automação e ferramentas alimentadas por IA se sentem mais realizados porque podem dedicar tempo ao trabalho que realmente importa.

Dessa forma, a automatização é um fator crucial para um negócio de sucesso, com equipes engajadas e motivadas a produzirem mais com menos esforços.

A boa notícia é que a Power Platform oferece a oportunidade de automatizar tarefas repetitivas por meio do Power Automate

Com ele, sua equipe pode desenvolver seus próprios workflows automatizados entre centenas de ferramentas, incluindo e-mail, chat, planilhas, documentos, bancos de dados, sistemas de marketing, vendas, RH, e muito mais.

E, com a chegada do Copilot, recurso de IA generativa, essa solução de automatização de tarefas, ficou ainda melhor.

Isso porque, de acordo com estudo da Microsoft, ele otimiza até 50% do tempo para criar um fluxo automatizado no Power Automate. E esses fluxos têm 1,8x mais probabilidade de serem executados na próxima semana em comparação com a criação do zero.

Com um treinamento em Power Platform, portanto, seus colaboradores aprenderão a eliminar as tarefas repetitivas da rotina e ficarão livres para executar aquelas que realmente fazem a diferença.

Leia também: 5 dicas para automatizar seu workflow no Power Automate.

2. Criar soluções sem precisar saber programar

Com o Power Apps, ferramenta low-code presente na Power Platform, é possível democratizar o desenvolvimento de aplicativos de negócios na organização.

Qualquer pessoa, usando poucas linhas de código, recursos de arrastar e soltar e IA em linguagem natural, poderá desenvolver soluções conforme sua realidade.

Ainda segundo o estudo do Gartner citado no início do artigo, até 2026, desenvolvedores de fora dos departamentos formais de TI representarão pelo menos 80% da base de usuários de ferramentas de desenvolvimento low-code. Valor bem acima dos 60% em 2021.

Isso é ótimo, principalmente quando consideramos a existência de um déficit de profissionais qualificados para atender às demandas digitais. E, aprender Power Platform, na maioria das vezes, torna dispensável o conhecimento de códigos de programação e processos de desenvolvimento.

Conheça a ferramenta de ponta a ponta: O que é Power Apps? Saiba como funciona e seus benefícios.

3. Todas as soluções em ferramentas integradas

Trabalhar com ferramentas incompatíveis e informações descentralizadas pode ser um grande desafio para a colaboração entre equipes em uma organização.

Assim, não é estranho que o levantamento da Microsoft já citado antes mostre que 72% dos colaboradores gostariam que as ferramentas que usam fossem compatíveis entre si.

As pessoas desejam encontrar tecnologias integradas às suas funções do dia a dia, de preferência, em uma plataforma única. Isso facilita o acesso às informações, o compartilhamento de dados e o trabalho conjunto em toda a organização.

E a máxima adoção da Power Platform pode transformar sua organização em um ambiente de trabalho moderno, flexível e totalmente integrado. Sem necessidade de usar aplicativos de terceiros que prejudiquem a produtividade e tragam mais gastos para a empresa.

Isso acontece porque ela reúne as soluções que os colaboradores precisam em diferentes programas que se complementam em todo o ecossistema de produtos Microsoft. Por exemplo, aplicativos do Microsoft 365 e produtos e serviços do Azure.

Assim, colaboradores e equipes melhoram seus processos e criam uma experiência de trabalho perfeita e compartilhada. 

Leia mais: Mantenha equipes focadas e produtivas com Microsoft 365.

4. Aumentar a produtividade da sua equipe

Em um em mundo cada vez mais competitivo, é crucial que as organizações procurem formas de melhorar a produtividade. E aprender Power Platform pode te ajudar nessa missão.

Empresas que implementaram soluções low-code, como a Power Platform, observaram a diminuição do tempo de realização de determinadas tarefas e consequente aumento da produtividade. Afinal, fica mais fácil aprimorar e automatizar processos, analisar dados e criar aplicativos.

Por exemplo, a Coca-Cola utilizou o Power Apps para criar um aplicativo de automatização de solicitações de remessa sob demanda. Isso reduziu o tempo de validação de pedidos de meio dia para segundos.

E com o Power Automate a empresa também automatizou um processo complexo de faturamento no SAP, de várias etapas, os ajudando a lidar de maneira mais rápida com mais de 50.000 pedidos.

Mas não pense que só as grandes empresas têm capital para fazer esse tipo de otimização. A Power Platform é uma plataforma acessível para organizações de todos os portes, pois permite dimensionar recursos e adquirir as licenças sob medida para diferentes necessidades.

Portanto, sua empresa também pode obter mais produtividade treinando seus times para aproveitar essas vantagens.

Veja um exemplo de como aumentar a produtividade ao criar um aplicativo simples, para um processo indispensável: Como criar aplicativo de reembolso de despesas com Power Apps.

5. Melhorar a tomada de decisões

Todas as organizações, independente do porte ou segmento, precisam adotar uma cultura orientada a dados. Do contrário, será difícil se manter competitiva e se destacar em um mercado cada dia mais agressivo.

Isso acontece porque os dados que trafegam em sua empresa todos os dias contêm insights valiosos e podem contribuir para tomada de decisões mais estratégicas.

Dessa forma, habilitar profissionais de diferentes áreas, como tecnologia, marketing, finanças, logística ou recursos humanos para lidar com dados permite que todos tomem decisões inteligentes.

E com as ferramentas da Power Platform, os colaboradores têm em mãos uma ferramenta poderosa que permite coletar e combinar os dados em diferentes contextos, para maior precisão nas tomadas de decisão.

O Power BI é uma aplicação low-code robusta e completa para coletar, transformar, modelar e analisar dados.

Saber trabalhar com ele já é por si só uma grande vantagem de aprender Power Platform.

O poder de tomar decisões com base em dados já está disponível para todos. Saiba mais: Cultura de dados com Power BI.

6. Aprimorar a colaboração em grupo

O trabalho remoto é uma realidade. Mas ainda há funções que exigem o modelo presencial.

No levantamento da Microsoft já citado neste artigo, 66% dos entrevistados declaram que têm a opção de trabalhar no local da empresa ou remotamente. E desses, 91% trabalham de forma remota pelo menos um ou dois dias na semana.  

Nesse cenário, as ferramentas de colaboração se mostram fundamentais para 85% dos funcionários. Afinal, as pessoas querem e precisam colaborar com seus colegas e parceiros, quer estejam trabalhando no escritório, em casa ou no cliente.

E aqui também temos um bom motivo para aprender Power Platform. Ao permitir a integração de diversas ferramentas na nuvem, ela também contribui para aprimorar o trabalho em grupo na organização. 

Isso acontece porque a Power Platform:

  • Melhora o compartilhamento de visualizações de dados de forma rápida e segura.
  • Fornece um ambiente centralizado para os dados organizacionais.
  • Facilita o feedback e interação entre os colaboradores de uma equipe.

7. Reduzir custos

Reduzir custos é sempre um objetivo para qualquer organização. E a Power Platform pode ajudar nessa tarefa quando se trata de desenvolvimento e implantação de aplicativos.

O estudo da consultoria Forrester, divulgado em agosto de 2022, sobre os impactos econômicos da Microsoft Power Platform comprovou que as organizações que implementaram a ferramenta tiveram:

  • Redução de 45% nos custos de desenvolvimento de aplicativos.
  • 140% de retorno sobre o investimento.
  • USD 14,25 milhões em benefícios com processos de negócios e desenvolvimento mais simples que melhoraram os resultados e trouxeram economia ao desativar aplicações legadas.

Existem diferentes motivos para esses resultados. Entre eles, menor contratação de profissionais terceirizados para desenvolver soluções internas e menores custos de implementação e manutenção de ferramentas de terceiros.

A análise dos dados que a Power Platform proporciona contribui também para a redução de custos. Afinal, os dados que sua organização coleta traz insights importantes para compreender como direcionar melhor seus investimentos e recursos financeiros.

8. Aumentar a retenção de talentos

Plataformas de pouco ou nenhum código, como a Microsoft Power Platform, estão transformando o desenvolvimento de aplicativos e software.

Elas atraem talentos que buscam desenvolver novas habilidades e, então, se sentem mais motivados e satisfeitos à medida que compreendem a lógica e as boas práticas do seu funcionamento.

Segundo levantamento da Microsoft, cerca de 82% dos usuários com pouco ou nenhum conhecimento de código afirmam que essa tecnologia traz oportunidades para melhorarem seus conhecimentos de desenvolvimento e habilidades técnicas, causando um impacto positivo de 80% na moral dos usuários.

E se você tem dúvidas se deve ou não oferecer treinamento em plataformas low-code para os seus colaboradores, saiba que a grande maioria dos usuários e potenciais usuários dessas plataformas declaram que preferem trabalhar para organizações que invistam em sua formação técnica.

Ou seja, mais um ótimo motivo para sua equipe aprender Power Platform: promover uma forte cultura de aprendizagem que retém e desenvolve os colaboradores.

Leia também: Treinamento corporativo: 10 motivos para contratar.

9. Acelerar a curva de aprendizado na Power Platform com o ChatGPT

Agora, por meio do ChatGPT, está ainda mais fácil desenvolver habilidades para usar a Power Platform.

O chatbot baseado em IA generativa pode facilitar os passos de criação de projetos, além de fornecer atalhos, explicações e ideias para o funcionamento das diferentes ferramentas da Microsoft.

Por exemplo, sugerindo fórmulas DAX para o Power BI, funções e códigos para o Power Apps, assistência nas criações de fluxos do Power Automate, entre outras muitas aplicações.

A boa notícia é que a Niteo Learning é pioneira em trazer o ChatGPT para nosso curso de Power Platform!

Com nosso novo módulo, suas equipes poderão usar o ChatGPT nos estudos de caso práticos do Power BI, Power Apps e Power Automate.

Os alunos aprenderão a lógica da engenharia de prompt por trás da inteligência artificial para entender como ela ajuda a acelerar o desenvolvimento de aplicativos, das automatizações, dos dashboards e relatórios.

E não só isso, mas também eliminar falhas e erros nesses processo unindo a inteligência e as habilidades humanas com as das máquinas.

Prepare seus colaboradores para uma nova era, em que a revolução tecnológica já está transformando o trabalho nas organizações!

Libere todo o potencial da Power Platform em sua organização

As empresas hoje enfrentam constantemente novos e maiores desafios. A tecnologia evolui rapidamente e o mundo está cada vez mais orientado por dados.

Nesse cenário, o uso da Power Platform é uma escolha inteligente e estratégica para organizações e colaboradores de todas as áreas.

Suas ferramentas são essenciais para resolver problemas, desenvolver novas habilidades e acelerar o crescimento das empresas.

Além disso, elas eliminam as barreiras entre os times de negócio e de TI, que agora podem se unir e colaborar em prol dos objetivos da organização.

No mais, ao aprender Power Platform os colaboradores são incentivados a trilharem o caminho da qualificação.

E isso, além de enriquecer o ambiente de trabalho com conhecimentos valiosos, traz mais motivação e satisfação para as equipes, que terão autonomia para responder rapidamente às mudanças e se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho.

Invista em sua equipe e permita que a revolução tecnológica esteja disponível para todos: Curso de Power Platform com ChatGPT.

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um serviço gerenciado que simplifica o processo de criação de visuais avançados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Conteúdo relacionado: