Copilot no Power Automate: como salvar anexo de e-mail em pasta automaticamente, usando linguagem natural
Agora você não precisa mais salvar anexos de e-mails em pastas manualmente, nem escrever extensas linhas de código para automatizar esse processo. É só usar o Copilot no Power Automate!
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Veja o passo a passo para criar um fluxo de salvar anexos de e-mails automaticamente conforme o assunto, categoria ou temática do arquivo, usando o copiloto para Power Automate.
Se você recebe vários e-mails com documentos e outros tipos de arquivos em anexo todos os dias, com certeza gostará dessa novidade.
O Power Automate recebeu um recurso de inteligência artificial generativa (IAG), o Copilot, baseado na tecnologia GPT-4. Com isso, automatizar diferentes tarefas, como salvar anexos em pastas automaticamente, ficou muito mais simples.
Neste tutorial, apresentaremos uma das formas de usar o Copilot, que garantirá a você mais produtividade e eficiência.
Além disso, esse tipo de fluxo automatizado trará mais clareza e organização para os seus arquivos, e facilitará a maneira de buscar por anexos sem precisar explorar uma caixa de entrada lotada. Acompanhe!
Como salvar anexos de e-mail em pasta automaticamente com Power Automate
Em primeiro lugar, para automatizar suas funções de e-mail com o Power Automate, você precisa de uma conta corporativa da Microsoft.
É possível utilizá-lo nos planos Microsoft 365 para grandes empresas, ou contratá-lo à parte com o modelo de assinatura ou pré-pago. Em todo caso, certifique-se de que a ferramenta faz parte do seu plano para começar a usufruir dos seus recursos.
Se estiver utilizando uma conta do Microsoft 365, é possível encontrar o Power Automate na sessão de aplicativos do seu navegador, ao conectar sua conta.
Sessão de aplicativos do Microsoft 365
Acesse o Microsoft OneDrive for Business e crie uma pasta
Depois de logado na conta Microsoft, você precisa criar uma pasta no OneDrive para armazenar os anexos que chegarão por e-mail. Você pode criar várias pastas se necessário, uma para cada tipo de anexo que você costuma receber. Para isso, faça o passo a passo:
Acesse o OneDrive pela área de aplicativos do seu navegador.
Na aba “MEUS ARQUIVOS”, clique em “NOVA” e depois em “PASTA”.
Dê um nome para sua nova pasta e passe para a próxima etapa, que já será executada no Power Automate.
Use o Copilot no Power Automate para criar o fluxo
Após criar sua pasta, entre no aplicativo Web do Power Automate. Para criar o fluxo automático de salvar os anexos de e-mails em uma pasta de maneira simplificada, use a inteligência artificial generativa para te ajudar.
Este recurso já está disponível em versão preliminar e trata-se do Copilot, o novo assistente que processa a linguagem natural humana, e elimina a necessidade de escrever códigos para automatizar seus workflows.
No Power Automate, siga as seguintes etapas:
Clique na opção “DESCREVA-O PARA CRIÁ-LO”.
Na tela seguinte, descreva em linguagem natural no campo de escrita qual fluxo automatizado a inteligência artificial deve sugerir para você. No nosso exemplo, descrevemos “salvar anexos do Outlook 365 no OneDrive for Business”.
Aperte “ENTER” para o Copilot gerar as sugestões para você.
Como usar o Copilot no Power Automate
Analise o fluxo e revise os aplicativos e serviços conectados
Quando o Copilot gerar a sugestão de fluxo automático para salvar os anexos de e-mail no OneDrive, verifique se ele é adequado.
No exemplo, o Copilot sugeriu como gatilho para iniciar o fluxo: “Quando um novo e-mail chegar no Office 365 Outlook”.
E como ações desencadeadas a partir do acionamento do gatilho: “Criar um arquivo no OneDrive for Business”.
Clique em “AVANÇAR” se o fluxo estiver correto. Ainda não são necessários muitos detalhes nesta etapa.
Analisar o fluxo automático sugerido pelo Copilot
O próximo passo será validar se os aplicativos e serviços que o Copilot sugeriu correspondem ao fluxo. Em nosso exemplo a sugestão está correta, pois iremos usar apenas o Outlook e o OneDrive para a ação. Então, clique em “AVANÇAR” se estiver tudo certo.
Validar os aplicativos e serviços conectados ao fluxo
Configure e crie o fluxo para salvar anexos de e-mails
Agora você precisa configurar alguns dados importantes do seu fluxo. Então:
Clique no ícone de pasta no campo “CAMINHO DA PASTA”.
O Power Automate buscará sua pasta raiz no OneDrive, e você precisa selecioná-la para aparecer aquela que criou lá no início do processo.
Selecione a pasta onde seus anexos devem ser armazenados.
Você não precisa preencher os campos “NOME DO ARQUIVO” e “CONTEÚDO DO ARQUIVO”, exceto se quiser especificar quais arquivos devem ser movidos para sua pasta. Preencha esses campos se precisar organizar os anexos por tipo ou assunto.
Clique em “CRIAR FLUXO”.
Configurar os dados do fluxo
Na próxima tela você ainda terá de preencher mais alguns campos:
Em “Quando um novo e-mail chegar”, selecione de qual das pastas do seu e-mail o Power Automate deve extrair os anexos. No nosso exemplo, queremos salvar automaticamente os anexos que chegam na caixa de entrada.
No campo abaixo, “Para cada”, selecione novamente o destino do anexo; o nome do arquivo – exceto se for usar o nome do arquivo original que chegar no e-mail; e o conteúdo do arquivo.
Se este fluxo já for suficiente para sua necessidade, você pode excluir qualquer outro fluxo que aparecer nessa etapa.
Clique em “SALVAR” para finalizar o processo.
Revisar o fluxo e acrescentar dados
Teste a automatização
Para saber se deu tudo certo com seu fluxo, você precisará testar a automatização. Para isso, siga o passo a passo:
Assim que o Power Automate salvar seu fluxo, clique no botão “TESTAR” no canto superior direito da sua tela.
Envie um e-mail com anexo para o seu Outlook.
Volte ao Power Automate e aguarde alguns segundos.
Quando a ferramenta confirmar que seu fluxo foi executado, volte ao OneDrive para validar se o anexo foi armazenado.
Etapas para testar o fluxo automatizado
Por fim, se o fluxo para salvar anexo de e-mails em pasta funcionou, é hora de explorar ainda mais a ferramenta e aproveitar o copiloto para otimizar cada vez mais tarefas.
Mantenha seus anexos organizados com o Copilot no Power Automate
Viu como é simples automatizar o processo de salvar anexos de e-mail em pastas com o Copilot no Power Automate? Assim como este fluxo, você e suas equipes podem criar diferentes workflows automatizados para aumentar a produtividade e organização interna se tiverem um bom treinamento.
Dessa forma, é possível ganhar tempo para focar em tarefas que gerem mais valor para a empresa, além de reduzir erros ocasionados pelas demandas manuais e repetitivas.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade