ChatGPT e Power Platform: continue inovando com processos automatizados, cada vez mais inteligentes
O ChatGPT transformou a maneira como as pessoas trabalham, e a Microsoft aproveitou o momento para conectar a IA superpoderosa ao seu ecossistema. Entenda as mudanças e os benefícios.
Assine nossa Newsletter!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.
Gostou?
Compartilhe!
Conectar a tecnologia do ChatGPT à Power Platform, ao Teams Premium e ao Viva Sales promove inteligência aos negócios e abre espaço para diferentes formas de inovar na empresa.
O ChatGPT se tornou um dos assuntos mais falados do momento. Isso porque seu modelo de funcionamento representa um salto de evolução tecnológica em relação a tudo o que existia até agora quando o assunto é inteligência das máquinas.
A tecnologia por trás do chatbot, que já mostrou seu enorme potencial para sanar dúvidas e curiosidades das pessoas de maneira natural, agora também ganha espaço nos negócios.
Na prática, podemos vê-la aplicada em diversas outras ferramentas que vão do WhatsApp até plataformas de desenvolvimento low-code.
Dessa forma, capacitar todos para extrair o máximo de ferramentas como o ChatGPT é crucial para atender às demandas da modernidade.
A previsão recente da IDC é que mais de 750 milhões de aplicativos nativos da nuvem serão criados globalmente até 2025.
Já o déficit anual de cerca de 106 mil talentos em tecnologia no Brasil é um dos principais impeditivos para a inovação. O estudo é da Associação Brasscom.
Além disso, a baixa produtividade nos negócios os torna cada vez menos relevantes diante de um momento tão disruptivo. Segundo o levantamento do portal InvestNews, o Brasil tem a 57ª pior produtividade entre 62 países.
Assim, a persistência de processos manuais e maçantes nas rotinas de trabalho leva as empresas a perderem o timing de lançamento de novidades no mercado.
A solução, no entanto, está na área denegócios, que precisa se transformar para não perder o ritmo. Portanto, combinar tecnologias acessíveis, como a IA avançada operando dentro de plataformas low-code, garante que as demandas sejam supridas por outros perfis de profissionais, o que diminui a dependência dos times de tecnologia.
ChatGPT e Inteligência Artificial: as tecnologias do presente e do futuro
Pensando nos desafios da era digital, a Inteligência Artificial surge como principal aliada das empresas e das pessoas. O objetivo, portanto, não é substituir colaboradores por uma IA. Mas sim, simplificar os fluxos de trabalho para os humanos poderem expandir suas capacidades e competências.
Afinal, mesmo a tecnologia mais recente, como o próprio ChatGPT, não consegue funcionar sozinha. Pelo contrário, a IA precisa ser refinada e alimentada com dados relevantes para aumentar sua confiabilidade e eficiência.
Mas, o que é uma inteligência artificial?
A inteligência artificial é a capacidade de as máquinas simularem o raciocínio humano para executarem tarefas de forma autônoma. A IA é formada por algoritmos que possuem uma série de instruções sobre como ela deve “pensar” e agir.
Os algoritmos mais complexos de IA, como os de machine learning e deep learning, ainda possuem um aprendizado mais profundo a partir de dados. Assim, conseguem ir além do que foram programados a fazer.
Essas características da inteligência artificial, portanto, garantem a ela o poder de:
acelerar processos empresariais por meio de automações, e aumentar a produtividade dos negócios;
resolver problemas de maneira autônoma;
reduzir custos nas empresas;
e principalmente, liberar as pessoas para executarem tarefas que requerem a sensibilidade e as habilidades humanas.
O ChatGPT é um chatbotconversacional, embora em alguns casos possa ajudar com tarefas transacionais, que fornece suporte informativo sobre uma grande variedade de temas.
À princípio, ele foi criado sob um modelo de inteligência artificial com tecnologia de linguagem natural avançada, conhecida como GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3), que em poucos meses já se tornou “obsoleta”, abrindo espaço para as tecnologias GPT-3.5 e GPT-4.
Isso significa que o ChatGPT consegue processar suas perguntas, solicitações e comandos em vários idiomas, e gerar respostas de texto muito assertivas sobre quase qualquer assunto.
O que está dando o que falar, é que o ChatGPT tem uma enorme capacidade de aprendizagem. Sua tecnologia GPT foi treinada para interagir com as pessoas a partir de diferentes fontes de dados, como de livros, artigos, websites e mais.
Porém, ele consegue gerar novas informações e conteúdos que não haviam sido previamente programadosou inseridos em sua base de dados, conseguindo prever, qual a próxima palavra que deve escrever conforme o prompt do usuário.
Por isso, é considerado um modelo de IA generativa (IAG), ou “generative artificial intelligence” (GAI), que utiliza algoritmos complexos para continuar se aperfeiçoando para além do aprendizado inicial.
Estamos apenas começando a descobrir aonde a IA do ChatGPT pode chegar. O OpenAI, grupo criado por vários sócios, entre eles o Elon Musk, começou o desenvolvimento da tecnologia em 2018. Já em 2019, a IA contou com o investimento de US$ 1 bilhão da Microsoft para expandir seu potencial.
O objetivo da parceria entre Microsoft e OpenAI é tornar a IA cada vez mais acessível para todas as pessoas e organizações.
Assim, empresas e governos podem conectá-la aos seus fluxos de trabalho e processos a fim de melhorar sua eficiência e produtividade.
Hoje, o ChatGPT já se tornou o assistente pessoal de milhões de pessoas. Dois meses após seu lançamento, em novembro de 2022, a ferramenta já contava com cerca de 100 milhões de usuários mensais ativos.
Isso garantiu ao chatbot o título de aplicativo de crescimento mais rápido da história, abrangendo diferentes casos de uso, como:
Treiná-lo para elaborar fluxos de conversas e respostas para o atendimento ao cliente, incluindo nas redes sociais.
Análise e revisão de textos em escala, incluindo questões gramaticais e ortográficas.
Base de conhecimento sobre inúmeras tecnologias, uma vez que ele fornece respostas simples e claras até mesmo sobre o funcionamento de ferramentas complexas.
Escrita de códigos de programação para alavancar a produtividade dos desenvolvedores.
Tradução de textos e artigos para diferentes idiomas.
Automação de processos, como a classificação de documentos ou a automatização de e-mails, a partir da integração com outras ferramentas.
Auxílio aos profissionais da saúde na triagem de pacientes e nas dúvidas sobre diagnósticos e tratamentos.
Esses são apenas alguns exemplos de como o ChatGPT vem sendo utilizado. À medida que a tecnologia avança, novas maneiras de interagir com ele vão surgindo.
O GPT-3.5
Surgindo como uma evolução da tecnologia por trás do ChatGPT, o GPT-3.5 é um modelo de IA mais avançado. Ele já está em pré-visualização no Azure OpenAI Service, plataforma da Microsoft que garante acesso à API Rest dos modelos de linguagem do OpenAI para integrá-los em outras ferramentas. Falaremos sobre isso mais adiante.
O diferencial deste modelo é sua capacidade aprimorada para gerar textos mais rápido e aceitar instruções mais complexas. Assim, os resultados são respostas ainda mais coerentes e com menor necessidade de refinamento.
O grupo OpenAI lançou nos últimos dias a versão mais nova de sua IA superpotente: o GPT-4. O modelo de linguagem é mais avançado, porém, ainda possui diferenças “sutis” quando comparado ao GPT-3.5, segundo a organização.
No entanto, o GPT-4 consegue realizar tarefas mais complexase ser mais criativo, compreendendo melhor as instruções dos usuários.
A Microsoft saiu na frente e já está usando a tecnologia GPT-4. A princípio, o modelo está disponível no novonavegador Bing e no Windows 11, onde você pode usar um chat para fazer perguntas e solicitações.
No entanto, o que mais vem chamando atenção é o projeto Microsoft 365 Copilot. A novidade é a integração da IA generativa com GPT-4 aos aplicativos de produtividademais conhecidos do ecossistema da empresa, como Word, Excel, PowerPoint e Outlook.
Com isso, a IA poderá gerar rascunhos e revisões de textos nessas aplicações, criar apresentações a partir dos comandos dos usuários, analisar dados e tendências, e muito mais.
ChatGPT e Power Platform: impulsionando a produtividade com inteligência artificial
A tecnologia GPT, por trás do ChatGPT, também já está sendo implementada nas soluções da Power Platform, em outros produtos Microsoft, e no AI Builder, através das APIs disponíveis no Azure OpenAI Service.
Isso representa um avanço para o desenvolvimento e automações em no-code e low-code, trazendo ainda mais acessibilidade para essas ferramentas.
Se antes essas plataformas já traziam vantagens para usuários das áreas de negócio e desenvolvedores profissionais, agora, a experiência tende a ser cada vez mais completa para acelerar ainda mais a produtividade das empresas.
Nos próximos meses, todos os aplicativos da Power Platform já incluirão seu próprio modelo de inteligência artificial generativa (IAG) baseada na tecnologia GPT, o Copilot.
Mas isso não significa que você não possa combinar o uso da plataforma com o ChatGPT. Enquanto o Microsoft 365 Copilot não está disponível para todos os usuários, o ChatGPT é uma alternativa com bom custo-benefício e acessível para todas as pessoas.
Há duas maneiras de fazer essa combinação entre as ferramentas. A primeira, e mais simples, é usar o ChatGPT no próprio navegador Web enquanto usa, à parte, os aplicativos da Power Platform.
E a segunda, que requer especialistas para fazer, é integrando o ChatGPT via API disponível no Azure OpenAI Service diretamente nos aplicativos desejados. Dessa forma, o chatbot estará integrado às próprias aplicações, permitindo que você e suas equipes interajam com ele dentro das ferramentas.
O foco deste artigo, portanto, é na primeira opção. Afinal, por ser a alternativa mais simples, ela requer menos esforços e fica mais fácil estimular as equipes a apostarem na combinação para impulsionar produtividade e novas habilidades.
Vamos explicar em detalhes como isso funciona. Mas antes, se você ainda não conhece a plataforma, é recomendável ler o resumo dos seus recursos nos próximos tópicos.
Uma breve introdução à Power Platform e suas soluções inovadoras
A Power Platform é uma plataforma constituída por aplicações low-code da Microsoft, que estimulam os diferentes tipos de inovação nas empresas.
Fazem parte da plataforma altamente conectada o Power BI, o Power Apps, o Power Automate, o Power Virtual Agents e o Power Pages.
Quando usadas em conjunto, essas ferramentas agregam valor aos negócios, permitindo que qualquer pessoa possa analisar dados, criar aplicativos, automatizar processos, criar chatbots inteligentes e páginas Web.
Tudo isso em uma interface amigável e intuitiva, com a maioria das funções no modelo de arrastar e soltar objetos.
Saiba agora um pouco mais sobre as quatro principais ferramentas da Power Platform que podem ser combinadas com o ChatGPT.
O Power BI é a ferramenta líder do mercado de Business Intelligence. Ele consegue conectar os dados de toda a empresa, e potencializar as tomadas de decisão em todas as áreas. Com o Power BI, seus colaboradores são empoderados a criar seus próprios dashboards e analisar os dados mais relevantes para suas rotinas. Assim, a organização tem mais facilidade para implementar uma cultura data-driven, ou orientada a dados, utilizando uma ferramenta simplificada, que com um bom treinamento todos ficarão preparados para dominar.
O Power Apps é uma solução que permite criar aplicativos de negócio usando pouco código. Com ele, todos os setores da sua empresa poderão desenvolver aplicações que melhorem suas rotinas, gerando ganhos expressivos em produtividade. Além disso, o Power Apps também simplifica o trabalho dos desenvolvedores profissionais. O objetivo principal é criar soluções de maneira rápida e intuitiva, agilizando o tempo de colocação no mercado.
O Power Automate ajuda suas equipes a criarem fluxos de trabalho e processos automatizados para aumentarem sua produtividade e eficiência. É muito simples criar automações com a ferramenta, uma vez que ela já traz modelos pré-definidos, além de ser intuitiva como os outros produtos da Power Platform. Com o Power Automate os colaboradores eliminam os trabalhos manuais e repetitivos e as consequências dessas práticas, para focarem no que realmente agrega valor para o negócio.
O Power Virtual Agents é a ferramenta que permite criar chatbots com inteligência artificial para acelerar os atendimentos na empresa. Seja para o RH, áreas de TI, times comerciais ou qualquer outro setor, todos podem ter seu próprio agente virtual para eliminar filas de solicitações e garantir mais produtividade. O mais importante é que as pessoas podem colaborar na criação dos robôs, garantindo o máximo alinhamento com a linguagem e as necessidades da empresa.
Como intensificar os negócios unindo o ChatGPT e a Power Platform
A Power Platform já é conhecida por democratizar o desenvolvimento e as análises de dados para todas as pessoas. Através de sua interface low-code, mesmo quem não possui familiaridade com códigos pode utilizá-la com eficiência a partir de um bom curso.
E como você pôde ver, quando usadas de maneira integrada, as soluções da Power Platform combinam os recursos essenciais para o sucesso dos negócios.
No entanto, funções mais avançadas dos produtos podem requerer algum nível de codificaçãoou um grau expertise maior dos colaboradores. Ou ainda, exigir mais esforços em suas configurações iniciais.
É agora que o ChatGPT fará toda a diferença em sua usabilidade. Todos os processos de desenvolvimento e configuração das soluções podem ficar ainda mais simples com a ajuda do chatbot.
Ao aprenderem os recursos da Power Platform, os colaboradores saberão até onde conseguem chegar com as ferramentas. E com as habilidades de engenharia de prompt, todos poderão desenvolver qualquer solução de que precisem mesmo sem ter conhecimento prévio.
Vamos te explicar como isso é possível nos próximos tópicos. Acompanhe!
Garanta acessibilidade na automação de processos com o Power Automate
Ao combinar o uso do ChatGPT com o Power Automate você garante que ainda mais pessoas consigam automatizar seus fluxos de trabalho de forma autônoma.
Isso é importante para aumentar a produtividade e eficiência das equipes e garantir que sua empresa tenha um alto nível de automação.
Este, é um desafio para organizações de diferentes setores, especialmente do comércio e de serviços. Segundo o Índice de Automação do Brasil produzido pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), esses setorespossuem o indicador estagnado há pelo menos três anos.
Com a combinação das tecnologias, portanto, basta que os colaboradores descrevam qual tipo de automatização precisam, usando a linguagem natural, no próprio chat do ChatGPT.
A inteligência artificial processará a solicitação e sugerirá o fluxo mais adequado para executar a ação desejada.
Por exemplo, você pode escrever: “ChatGPT, como posso criar um fluxo no Power Automate para automatizar o envio de materiais de oboarding e treinamento para novos colaboradores?“.
Assim, a IA fornecerá o passo a passo para criar este fluxo, assim como sugerirá gatilhos, ações e possíveis conectores para o processo. E caso você precise se aprofundar em alguma das etapas, basta solicitar que o ChatGPT forneça mais detalhes sobre ela considerando seu contexto atual.
O melhor é que você pode tanto refinar os prompts à medida que interage com o chatbot, quanto consegue enviar feedbacks para aprimorar a inteligência artificial caso as sugestões não correspondam ao que você precisa.
Crie chatbots mais inteligentes com o Power Virtual Agents
Para atrair e conquistar seu lead, cliente ou colaborador, é cada vez mais necessário oferecer atendimento de qualidade.
Sanar as principais dúvidas e se manter à disposição 24 horas por dia e 7 dias por semana é um diferencial que afirma o compromisso da empresa com as pessoas.
E mais, é essencial oferecer um atendimento humanizado, ainda que ele seja realizado por robôs.
Ao usar o ChatGPT para criar seus chatbots no Power Virtual Agents, você garante todos esses benefícios em sua empresa.
Primeiro, porque você terá um assistente virtual disponível independentemente do seu horário comercial.
Em segundo lugar, não haverá limitações técnicas para que todos criem seus próprios chatbots ao identificarem uma necessidade.
Os próprios colaboradores aprendem não apenas a criar, mas a treinar a inteligência artificial para ela aprender a linguagem, o tom e os principais aspectos da sua empresa. Isso ajuda a reforçar sua identidade de marca e a humanização do atendimento.
Para isso, você ou os colaboradores podem enviar no ChatGPT desde um simples prompt, como “ChatGPT, como posso criar um assistente virtual no Power Virtual Agents?“, até detalhar uma etapa de maneira mais aprofundada, como “ChatGPT, como posso inserir uma base de conhecimento no Power Virtual Agents para treinar meu chatbot?“.
Com esse fluxo, sua empresa atenderá há mais pessoas sem precisar envolver um atendente humano, que poderá focar em outras tarefas.
Gere medidas DAX de maneira simplificada com o Power BI
Analisar dados não pode ser tarefa de um setor específico. Pelo contrário, todas as pessoas da empresa precisam desenvolver suas habilidades analíticas para tomar decisões mais inteligentes em todas as áreas.
O Power BI já facilita muito esse trabalho tanto para analistas profissionais, quanto para analistas cidadãos, ou seja, sem formação técnica.
No entanto, para realizar cálculos mais complexos, como obter valores de métricas combinadas, será necessário utilizar medidas DAX.
Portanto, para algumas pessoas isso pode ser mais difícil do que aparenta, causando desmotivação e até perdas de oportunidades. Mas agora, você e suas equipes poderão recorrer ao ChatGPT para facilitar tarefas no Power BI.
Visando garantir ainda mais acessibilidade à análise profunda de dados, essa combinação permite criar, por exemplo, fórmulas DAX usando a linguagem natural.
É só descrever o que você quer saber sobre os seus dados e a inteligência artificial dará sugestões de medidas DAX que podem chegar ao valor que você precisa. Assim, ninguém mais precisa ficar de fora desse processo.
Use linguagem natural para criar aplicativos no Power Apps
Para acelerar a inovação, sua empresa precisa de uma ferramenta que permita criar soluções tão rápido quanto as demandas que surgem no mercado e internamente.
Ela também precisa ser acessível para todas as pessoas da organização, já que é fundamental diminuir a dependência das áreas técnicas para ter um desenvolvimento ágil.
O Power Apps, mais do que oferecer uma interface no modelo drag-and-drop, também pode funcionar em conjunto com o ChatGPT para facilitar ainda mais a criação dessas soluções.
Você e suas equipes podem criar aplicativos inteiros usando linguagem natural, sem precisarem escrever nenhuma linha de código. Assim como nos outros produtos, basta descrever o que você precisa para a inteligência artificial sugerir a customização ideal.
Por exemplo, você pode fornecer um prompt como: “ChatGPT, como posso criar um aplicativo de gestão de projetos no Power Apps?“, para obter um passo a passo completo.
Ou seja, não há oportunidades que não possam ser colocadas em prática investindo nessa combinação. Como resultado, sua empresa poderá explorar todos os recursos necessários para se manter competitiva e relevante no mercado.
A integração da tecnologia GPT em outros produtos Microsoft
Se você pensa que a tecnologia GPT está se integrando apenas à Power Platform, é porque nem imagina os esforços da Microsoft para ajudar sua empresa a alavancar a produtividade!
GPT no Viva Sales
Outra ferramenta que funcionará com a IA no modelo GPT é o Viva Sales. Este aplicativo ajuda os vendedores coletando dados automaticamente das ferramentas do Microsoft 365 e do Microsoft Teams para conectá-los às suas ferramentas CRM.
A integração da IA, portanto, garantirá que os times de vendas saibam quando é hora de se comunicar com um lead ou cliente.
Mas não é só isso. Ela pode gerar e-mails com as informações que identificou serem mais relevantes para o destinatário, como preços de produtos, criação de propostas e mais.
Assim, os vendedores não precisam perder horas criando suas comunicações e focam em demandas mais estratégicas.
O Teams é a ferramenta de chat, chamadas e reuniões online da Microsoft. Agora, ele evoluiu para o Microsoft Teams Premium, que reúne toda a experiência já conhecida da ferramenta e adiciona mais poder com a inteligência artificial avançada.
As mudanças, que já estão disponíveis para todos os usuários do plano Premium, permitirão às pessoas focarem e colaborarem mais em suas reuniões. Elas incluem:
A recapitulação inteligente, que gera notas, tarefas recomendadas e destaques automaticamente durante a reunião. Assim, em vez de fazer anotações durante as reuniões ou assistir a toda gravação para recapitular insights, você pode checar os detalhes mais importantes escritos pela IA.
Os capítulos gerados por IA, que divide as reuniões em seções para que você possa revistar somente as partes desejadas.
Marcadores de linha do tempo personalizados, que mostram os momentos em que seu nome foi citado ou quando uma tela começou a ser compartilhada.
As traduções ao vivo para legendas, recurso essencial para times com pessoas que falam diferentes idiomas. Agora, as legendas em qualquer idioma geradas durante as reuniões serão traduzidas automaticamente para o idioma de cada participante.
Tudo isso garante um trabalho em equipe muito mais otimizado, acessível e organizado. Não deixe de usufruir dos novos recursos!
A Microsoft tem como missão democratizar a tecnologia para todas as pessoas. E a Power Platform, conjunto de ferramentas low-code que impulsionam a inovação nos negócios, é a prova disso.
Agora, com a tecnologia GPT integrada à essas soluções, ou mesmo com o uso do ChatGPT, fica ainda mais simples capacitar a todos para fazer mais com menos.
Criar automações, analisar dados, desenvolver aplicativos e chatbots não precisa ser um problema para sua empresa, mas sim, a solução.
Treinar suas equipes com um bom curso de Power Platform, portanto, garantirá a compreensão da lógica por trás dessas ferramentas.
A Niteo Learning, por exemplo, já fez como diversas escolas norte-americanas e inseriu um módulo exclusivo de ChatGPT ao conteúdo programático do nosso treinamento em Power Platform.
O novo módulo capacita nossos alunos não apenas a aprenderem os recursos da Power Platform, mas também a aplicarem a inteligência artificial em casos de uso práticos, assim como eles podem fazer no dia a dia de trabalho.
Dessa forma, você garante o uso seguro e coerente da inteligência artificial alinhado à uma mentalidade orientada para resolver desafios complexos com as ferramentas disponíveis na empresa.
Como resultado, sua organização estará preparada para atender novas demandas do mercado rapidamente e entregar soluções poderosas para superar as expectativas de clientes e colaboradores.
Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.
Nós usamos cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Ao visitar nosso website, você concorda com tal acompanhamento. Política de Privacidade